Com o fim do primeiro turno e na 20ª posição, Fortaleza tem 75% de chance de ser rebaixado

O Leão tem apenas 15 pontos na competição e está a seis do primeiro clube fora do Z4

Início de temporada promissor

Depois de grande desempenho no Brasileiro 2021 — terminou a competição na quarta colocação —, o Fortaleza iniciou 2022 com os títulos Cearense e da Copa do Nordeste. Além disso, o clube garantiu vaga para a disputa da primeira Copa Libertadores de sua história. Os comandados por Vojvoda e todo o Pici estavam com expectativas altas para o time no decorrer de 2022. Porém, com a chegada da disputa das três competições em que participava (Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores), o futebol apresentado no primeiro turno foi muito ruim. Além do número de jogos ter aumentado em relação a temporada passada, o Fortaleza tinha (tem) carências no elenco. Dessa forma, o planejamento equivocado levou às falhas de desempenho até aqui.

75% de chance, 25% de trabalho

Segundo pesquisa da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o Leão fechou o primeiro turno do Campeonato Brasileiro com 75% de chance de ser rebaixado à Série B 2023. Hoje, na 20ª colocação, desde o começo do campeonato nacional não saiu do Z4. Dos 19 jogos disputados até aqui, apenas três vitórias, seis empates e dez derrotas. Essa campanha sofrível piorou após a desclassificação da equipe na Libertadores. A última vitória do Tricolor do Pici foi fora de casa contra o Atlético-GO. Aliás, o quesito mandante para o Fortaleza não vem funcionando. Na Arena Castelão — contando Copa do Brasil, Brasileiro e Libertadores — apenas duas vitórias. Portanto, para se distanciar dessa situação desconfortável, o time de Vojvoda deve fazer um segundo turno impecável.

Saídas e chegadas

Yago Pikachu, novo reforço do Shimizu S-Pulse
Yago Pikachu, novo reforço do Shimizu S-Pulse.  Foto: Twitter/@spulse_official

 

Yago Pikachu, que era o destaque da equipe cearense em 2022 com 17 gols em todas competições, foi negociado com uma equipe japonesa. Além do lateral, Renato Kayzer, atacante ex-Athletico-PR, se tranferiu, por empréstimo, ao Daejeon Citizen, clube sul-coreano. Assim, sem um dos pilares do time, a diretoria realizou contratações pontuais importantes para encorpar o elenco: Thiago, Galhardo, Otero, Lucas Sasha, Fabrício Baiano e Emanuel Brítez. Portanto, o caminho para a permanência deverá ser pavimentado agora.

você pode gostar também