Fluminense e Fortaleza fizeram uma partida pautada, principalmente, em falhas, tanto defensivas quanto individuais, que decretaram o empate em 2 a 2. Na partida de ida da Copa do Brasil, o tricolor carioca saiu com a vantagem após ganhar por 1 a 0, com gol marcado pelo volante Nonato.
Primeiro tempo
Com certo domínio montado pela equipe do Pici, o Fortaleza construiu um placar favorável (2 a 0) e que lhe garantia a passagem para a fase seguinte. O primeiro gol aconteceu após lançamento que saiu dos pés da defesa e caiu para o atacante Thiago Galhardo marcar. A defesa do Fluminense não conseguiu se entender e a bola entrou. Quase de maneira semelhante ao que originou o primeiro gol, o segundo começou no setor defensivo, com o goleiro Fernando Miguel, e acabou na cabeça de Silvio Romero, que ajeitou para Galhardo, que assistiu ao companheiro. Dessa forma, o placar de 2 a 0 daria a classificação às semis ao tricolor cearense.
Segundo tempo: polêmicas?
A arbitragem é, na maioria das vezes, a mais atacada por aqueles que consomem futebol — torcedores, jogadores, comissões técnicas e os próprios árbitros — depois do término de uma partida. Ontem, no Maracanã, não foi diferente. Na imagem acima, já no segundo tempo, o jogador do Leão do Pici comete falta — segundo o árbitro, dentro da área, o que categoriza como pênalti — sobre o adversário. Pênalti marcado que Ganso converteu para o fundo do gol. 2 a 1.
O Fluminense do Diniz trabalha a bola com variação de passes como poucas equipes no Brasil fazem. Por isso, o segundo gol foi questão de tempo, literalmente. Cano marcou, mas o VAR foi acionado para checar se a posição do atacante argentino, que é o jogador com mais gols neste ano (30 gols), era legal. O gol foi validado e o empate garantiu o tricolor das laranjeiras à próxima fase (semifinal), já que havia vencido o primeiro jogo por 1 a 0.
Nesse e em outros jogos, erros são passíveis de acontecer, seja com o auxílio do VAR (árbitro de vídeo) ou não. Apontar dedos para aqueles que seguram o apito todos os times fazem. Talvez seja o momento de reavaliar essa atitude.
Próximas partidas: Copa do Brasil e Brasileirão
Com a classificação assegurada, o Fluminense recebeu R$ 8 milhões. O confronto da semifinal da Copa do Brasil que a equipe de Fernando Diniz enfrentará já está definido: o Corinthians. A equipe paulista derrotou o Atlético-GO na Neo Química Arena por 4 a 1 e é semifinalista ao lado do Fluminense. Já no Fortaleza a situação é diferente. Sem a classificação, e sem o dinheiro da Copa do Brasil, o foco é no Brasileiro, para buscar, a cada rodada, o distanciamento da zona do rebaixamento.