A seleção de País de Gales conquistou uma classificação histórica após 64 anos desde a última (e única) participação no mundial. Estamos vivendo o que talvez seja a melhor fase da história do país no futebol, com sua estrela, Gareth Bale, mesmo que já tendo passado do seu auge, com muita vontade de jogar pela seleção. Na Euro de 2016, Gales fez história e chegou na semifinal, na qual foi eliminado por Portugal.
De uns tempos para cá, a seleção esfriou, não conseguindo a classificação para a Copa de 2018, porém fazendo ótima campanha nas eliminatórias para a Copa do Catar e passando na repescagem contra a Ucrânia.
Na Liga das Nações, entretanto, Gales amargou a última colocação do grupo e foi rebaixado para a Liga B, o que é até compreensível pela dificuldade do grupo e pela “ressaca” depois da classificação para a Copa. Bale é a espinha dorsal desse time, que também tem em Hennessey um ótimo goleiro, além de ótimos pontas, principalmente Brennan Johnson pela direita.
No seu grupo na Copa, enfrentará Inglaterra, Irã e EUA e vê com bons olhos as chances de passar para as oitavas, o que seria histórico.
Últimos jogos
País de Gales não conseguiu evitar o rebaixamento na Nations League e sua última vitória foi justamente contra a Ucrânia, no jogo que valia vaga para a Copa do Mundo.
- 06/06/2022 – Eliminatórias da Copa
> Gales 1 x 0 Ucrânia
Gareth Bale 34`
- 08/06/2022 – rodada 2 (UNL)
> Gales 1 x 2 Holanda
Rhys Norrington-Davies 90+2` Teun Koopmeiners 50`
Wout Weghorst 90+4´
- 11/06/2022 – rodada 3 (UNL)
> Gales 1 x 1 Bélgica
Brennan Johnson 86´ Youri Tielemans 51`
- 14/06/2022 – rodada 4 (UNL)
> Holanda 3 x 2 Gales
Noa Lang 17` Brennan Johnson 26´
Cody Gakpo 23` Gareth Bale 90+2´(P)
Memphis Depay 90+3`
- 22/09/2022 – rodada 5 (UNL)
> Bélgica 2 x 1 Gales
Kevin De Bruyne 10` Kieffer Moore 50´
Michy Batshuayi 37`
- 25/09/2022 – rodada 6 (UNL)
> Gales 0 x 1 Polônia
Karol Swiderski 57´
Retrospecto de País de Gales na Copa
Como dito anteriormente, País de Gales só jogou a Copa uma vez, e foi em 1958, onde passou em segundo lugar na fase de grupos e caiu justamente para o Brasil de Pelé, por 1×0, nas quartas de final.
O craque do time: Gareth Bale
Bale é, com certeza, o maior jogador da história da seleção galesa, sendo o responsável por carregar a equipe para as semifinais da Euro de 2016 e agora para a Copa do Mundo. Após ganhar tudo e ser decisivo em duas finais de Champions pelo Real Madrid, o jogador vive uma fase de declínio na sua carreira, já que acabou de sair do Real rumo ao Los Angeles FC, da MLS.
Ele vinha sendo criticado pela torcida merengue por sua falta de comprometimento e claro desinteresse por futebol. Mas na seleção a história é outra. Ele é querido pelo país inteiro e faz questão de dar a vida em campo. Ele, com certeza, é fundamental se Gales quiser alçar voos maiores nesta Copa do Muno.
Formação e time titular
O técnico Rob Page assumiu o comando da seleção após o então técnico Ryan Giggs ser afastado por uma acusação de agressão. A equipe começou a apresentar um ótimo futebol e, com a vaga para a Copa garantida, Page foi contratado definitivamente. Ele possui boas peças, com muitos jogadores jovens e que atuam em equipes de médio porte das grandes ligas europeias, como Brennan Johnson, do Nottingham Forest e Daniel James, do Fulham.
Contra Irã e EUA, Gales deve ir a campo com uma formação parecida com um 3-4-3. Já contra a Inglaterra, Page pode optar por uma formação com uma linha de cinco na defesa, como fez contra a Holana na Nations League.
Provável escalação:
Hennessey; Ampadu, Rodon, Davies; Roberts, Allen, Ramsey, Williams; Bale, Moore, James.
Primeira fase da Copa: Grupo B
A chave é encabeçada pela Inglaterra e também conta com Irã, País de Gales e Estados Unidos.
Curiosidade
Em 1958, País de Gales jogou quatro jogos na fase de grupos, pois estava empatado com a Hungria e precisava fazer um jogo de desempate para definir quem iria para as quartas, o qual Gales venceu por 2×1.
Próxima partida
O próximo compromisso da seleção já é a primeira rodada da Copa do Mundo, contra os Estados Unidos, no dia 21/11, às 16h (horário de Brasília), no estádio Al Rayyan.