Bukayo Saka: a versátil estrela do Arsenal

Bukayo Saka está no Arsenal desde que se conhece por gente. Nasceu em Londres e assinou seu primeiro contrato com o time profissional em 2018, com 17 anos.

No dia 29 de novembro do mesmo ano, fez sua estreia no elenco principal, na vitória em 0x3 contra o Vorskla Poltava, pela UEFA Europa League. Saka entrou aos 23 minutos do segundo tempo – já estava 0x3 no placar – no lugar de Aaron Ramsey.

Na ocasião, Unai Emery era o técnico, mas foi o assistente e lenda do clube, Freddie Ljungberg, quem acompanhou e deu suporte para o jovem.

“Ele está comigo desde os 15 anos e sempre me diz para permanecer humilde e continuar trabalhando bastante, porque um dia ele acha que posso ser um jogador brilhante”, afirmou Saka em 2019

Do começo da temporada 2019/20 até 31 de dezembro de 2020, Saka foi o jogador do Arsenal com mais assistências em todas as competições: 15. Em seguida está Nicolas Pépé com 13, Kieran Tierney com 5 e mais sete jogadores com 4.

Apesar de ter feito a base como ponta-esquerda, Bukayo Saka já jogou em todas as posições do lado esquerdo, já foi armador e também inverteu de flanco.

Lateral-esquerdo

Com Unai Emery, Saka era uma das opções, junto com Kolasinac, para a lateral esquerda enquanto Tierney ganhava forma. Normalmente aparecia na linha defensiva do 4-2-3-1 usado pelo técnico francês.

No futebol moderno, cada vez mais a linha defensiva participa da construção de jogo e os jogadores devem ser tão habilidosos com a bola, como sem ela. Isso coincidiu com a tendência dos alas e pontas serem usados ​​como laterais para aproveitarem seus atributos ofensivos, ao mesmo tempo em que aprimoram seu instinto defensivo.

A habilidade com a bola e velocidade de Saka foram essenciais para ele se firmar na equipe principal como lateral esquerdo – atributos que Sead Kolasinac não tem.

Na temporada 2019/20, o jogador ficou atrás somente de Trent Alexander-Arnold e Andrew Robertson em defensores com melhor média de assistências por 90 minutos.

Gráfico de média de assistência por 90 minutos da temporada da Premier League 2019/20.
Gráfico de média de assistência por 90 minutos da temporada da Premier League 2019/20. Fonte: FBref. Créditos: Breaking The Lines

Além das assistências, Bukayo teve média de 1 passe importante e 1.38 passes para a grande área por 90 minutos. No último dado foi superado apenas por Mesut Ozil, na temporada passada.

Mesmo com o ótimo desempenho ofensivo, foi sólido na defesa também. Saka fez 4.2 pressões bem-sucedidas, 1.4 desarmes e 1 interceptação por 90 minutos, em todas as competições.

“Não é minha posição natural, mas eu tenho Granit (Xhaka) por trás, David (Luiz) me apoiando e falando comigo, então isso me dá licença para ir ao último terço e mostrar o que posso fazer”, disse Saka no início de 2020

Ala esquerdo

Com a saída de Emery, Freddie assumiu o comando até a contratação de Arteta e passou a usar Saka também como ala esquerdo, no esquema 3-4-3. Assim, o inglês participava mais das funções ofensivas, dando profundidade junto com o ponta para ter igualdade numérica nos flancos.

Seu primeiro jogo na posição foi contra o Standard Liège, pela Europa League, em 12 de dezembro de 2019. Além dele, a linha de 4 no meio tinha Joe Willock, Mattéo Guendouzi e Maitland-Niles, o trio de ataque (da esquerda para a direita) era Reiss Nelson, Alexandre Lacazette e Emile Smith Rowe.

Recorte da partida entre Arsenal e Standard Liège.
Recorte da partida entre Arsenal e Standard Liège. Créditos: Youtube/Fox Sports

Saka e Nelson fizeram algumas combinações durante a partida. No exemplo acima, Bukayo (circulado) recebeu a bola na risca da linha e, antes do lateral direito colar nele, passou no espaço vazio entre os marcadores para a infiltração de Nelson.

Como a defesa do Liège não fechou o espaço vago pelo movimento de Nelson, Saka teve um corredor para entrar na área e tentar o passe para o Lacazette – que acabou não acontecendo porque o goleiro defendeu.

Recorte da partida entre Arsenal e Standard Liège.
Recorte da partida entre Arsenal e Standard Liège. Créditos: Youtube/Fox Sports

Bukayo marcou um gol, deu uma assistência, para Lacazette, e foi eleito o melhor jogador em campo. O jogo encerrou em 2×2.

Meia armador

Por necessidade criativa, Saka já trabalhou como meia armador, mas foi a posição com menos minutos na carreira. Mesmo assim, é interessante perceber que esse jogador tem capacidade técnica e qualidade para jogar em funções distintas.

No dia 20 de junho de 2020, contra o Brighton e com Mikel Arteta no comando do Arsenal, Saka fez trio no meio campo com Dani Ceballos e Mattéo Guendouzi.

Neste jogo, Kolasinac era o lateral esquerdo e como ele não costuma subir para ser opção no ataque, Saka era a saída de ataque pelo corredor esquerdo.

Como o Brighton jogou compacto sem a bola, fechando o corredor central, a única saída dos Gunners eram os lados. E, logo no minuto 8, a primeira grande chance do Arsenal veio pela esquerda e pelos pés do camisa 77 (número de Saka na época).

Recorte da partida entre Arsenal e Brighton.
Recorte da partida entre Arsenal e Brighton. Créditos: Youtube/Arsenal

Lacazette (caído) passou para Saka (circulado) continuar a jogada. No momento do avanço, Davy Propper (que fez a falta no francês) errou o bote em Bukayo. Como nenhum zagueiro fechou o espaço central, Saka avançou e finalizou no travessão – com o pé “fraco”.

Recorte da partida entre Arsenal e Brighton.
Recorte da partida entre Arsenal e Brighton. Créditos: Youtube/Arsenal

Saka também tinha opção de enfiar a bola para Aubameyang ou passar na corrida de Pépé no lado direito. Porém, ele teve capacidade para reconhecer o espaço e confiança para explorá-lo.

Embora o Arsenal tenha perdido o jogo por 2×1, com gol de Maupay aos 50 minutos do segundo tempo, Saka fez a assistência para o gol de Pépé.

Ponta (esquerda e direita)

Do começo da carreira profissional até aqui, a função de ponta foi onde Bukayo Saka mais jogou. Apesar de seu lado de ataque ser pela esquerda, o camisa 7 também aparece pelo lado direito, principalmente quando Arteta usa Pierre-Emerick Aubameyang na ponta-esquerda.

Nos últimos dois jogos de 2020, contra Chelsea e Brighton, o Arsenal usou a formação 4-2-3-1 com Saka na ponta direita. Para o primeiro jogo de 2021, na vitória de 0x4 sob o West Bromwich Albion, Mikel Arteta continuou com o mesmo sistema tático.

Assim como no jogo contra o Brighton em junho, na partida do dia 29 de dezembro de 2020, o time de Graham Potter afunilou a marcação e deixou os lados livres para avançar. Foi assim que Saka fez a jogada do gol solitário do jogo.

Recorte da partida entre Arsenal e Brighton.
Recorte da partida entre Arsenal e Brighton. Créditos: Youtube/Arsenal

O ponta (circulado) desceu ao meio para receber o passe de Rob Holding e o zagueiro Dan Burn foi junto com ele para pressionar. Porém, com o domínio e rápido movimento do corpo, Saka ganhou a frente do marcador e seguiu na vantagem até chegar na grande área.

Recorte da partida entre Arsenal e Brighton.
Recorte da partida entre Arsenal e Brighton. Créditos: Youtube/Arsenal

Lacazette, esperto, acompanhou a jogada nas costas dos zagueiros, que continuaram em linha e deixaram o atacante livre. Saka passou nas costas do francês, mas ele teve espaço para recuar, ajeitar a bola e marcar o gol depois de 21 segundos em campo.

Conclusão

A velocidade de pensamento e execução, em todos os atributos, mostram por que Saka é tão perigoso no último terço para o Arsenal. Sua versatilidade é muito bem-vinda a qualquer linha de ataque que Arteta escolher para colocar em campo.

Com a saída de Kolasinac, que voltou por empréstimo ao Schalke 04, Bukayo Saka também volta a ser opção para a lateral esquerda. Posição que, com suporte defensivo para ele ter liberdade de se apresentar à frente, não será problema para o jovem canhoto.

você pode gostar também