Suíça chega a copa do Catar já quebrando um recorde próprio

Confira como chega a Suíça para a Copa do Mundo do Catar.

A seleção Suíça de futebol estará novamente no grupo do Brasil em uma Copa do Mundo. Assim como em 2018, as duas seleções acabaram caindo na mesma chave após o sorteio. O confronto terminou empatado em 1×1. Entretanto, a equipe de 2022 merece atenção. Após um sufoco inicial na Nations League, a seleção se recuperou com três vitórias nos últimos três jogos, com nível alto de enfrentamento. Os suíços bateram Portugal, Espanha e República Tcheca.

Além da boa fase, a seleção chega para a Copa do Mundo confiando em sua defesa sólida. Com uma fase excelente de Yan Sommer, a seleção Suíça tem o goleiro como uma muralha debaixo das traves. Por exemplo, na última rodada da Nations League o goleiro defendeu penalidade cobrada por Soucek. Pela quinta vez seguida, o chute da marca da cal não entrou no gol suíço.

 

Quebrando seu próprio recorde: 

Em 2022, a seleção conquistou a vaga para Copa do Catar, este será a quinta edição seguida do torneio que os suíços disputam. A marca é um recorde, está será a primeira vez na história que a seleção se classifica para cinco edições seguidas do principal torneio de seleções. Confira o retrospecto da seleção em suas últimas participações:

 

2006 Eliminada nas Oitavas Ucrânia
2010 Eliminada na 1ª Fase
Caiu após empate com Honduras
2014 Eliminada nas Oitavas Argentina
2018 Eliminada nas Oitavas Suécia
Suécia vence Suíça e avança para as quartas de final - O Nacional
Suíça perde por 1×0 sendo eliminada nas oitavas da copa de 2018 pela Suécia – Reprodução O Nacional

 

Como os suíços se classificaram para a Copa do Mundo:

Integrante do Grupo C das eliminatórias europeias para a Copa do Catar, a seleção Suíça disputou uma vaga com a Itália, Irlanda do Norte, Bulgária e Lituânia. A classificação veio em primeiro lugar, conquistando assim uma vaga direta para o mundial e deixando a Itália para trás. Em segundo lugar, a Azzurra disputou a repescagem europeia, e acabou sendo eliminada, ficando de fora de mais um mundial.

No confronto direto, os suíços empataram os dois jogos contra os italianos. Na partida de ida, dentro de casa um empate sem gols. Por outro lado, fora de casa o 1×1 foi fundamental para garantir a liderança do grupo. A campanha da seleção nas eliminatórias terminou invicta, com 18 pontos em oito rodadas. Foram cinco vitórias e três empates, que carimbaram o passaporte suíço para o Catar.

Como joga a Suíça?

Comandados pelo ex-jogador, Murat Yakin, a seleção Suíça adota um esquema 4-2-3-1. Com jogadores experientes com rodagem pela Europa, os onze iniciais demonstram experiência, com uma idade média de 28,8 anos. O principal nome da seleção é o goleiro Yann Sommer, titular na equipe nacional e também no Borussia M’gladbach. Exceto pelo meia Xherdan Shaquiri que atua nos Estados Unidos, pelo Chicago Fire, todos os outros atletas estão atuando no velho continente atualmente. Entretanto, vale ressaltar que o atleta soma passagens por Liverpool, Inter de Milão e Bayern de Munique.

Dessa forma, Murat costuma escalar a seleção com os seguintes nomes:

Yann Sommer; Silvan Widmer, Fabian Schar, Nico Elvedi e Ricardo Rodríguez; Remo Freuler e Franit Xhaka; Xherdan Shaqiri, Djibril Sow e Ruben Bargas; Breel Embolo.

 

Com quem devemos nos preocupar?

Com nomes estrelados como Shaqiri, Embolo, Freuler e Xhaka, o destaque dentre os atletas da linha fica por conta do meia Xherdan Shaquiri, que aos 30 anos, se encaminha para sua última copa do mundo. O atleta em 28 jogos nessa temporada, soma sete gols e seis assistências, ou seja, 13 participações em gols na temporada até então. Em copas do mundo, o atleta soma dois torneios disputados, em 2014 e 2018, com oito jogos onde atuou. Até aqui, são quatro gols e uma assistência em Copas.

Seleção Suíça
Reprodução Nieuwsblad

 

Projeção da seleção Suíça para disputa da Copa do Mundo: 

Ao bater de frente com a atual campeã da Eurocopa, durante as eliminatórias, a Suíça demonstra potencial para incomodar na Copa do Mundo. Em um grupo com Brasil, Sérvia e Camarões, a seleção europeia briga com a Sérvia para conquistar a segunda vaga. A seleção canarinho é a favorita para conquistar a primeira posição, com potencial para conquistar nove pontos.

Dessa forma, a seleção Suíça terá que vencer Camarões, e superar a Sérvia para buscar sua classificação as oitavas de final. Na minha opinião, o elenco consegue a vaga, mas olho no confronto contra os africanos, que pode, em caso de empate no confronto direto com a Sérvia, decidir quem avança a próxima fase pelo critério de saldo de gols.

você pode gostar também