Nesta quinta-feira (6), Roma e Real Betis se enfrentaram no Estádio Olímpico de Roma pela 3ª rodada da fase de grupos da Europa League. Diante de quase 63 mil torcedores, os italianos foram surpreendidos no fim da partida com um gol do brasileiro Luiz Henrique, que garantiu a vitória ao Betis.
Primeiro tempo
Logo aos cinco minutos de jogo, José Mourinho foi obrigado a mexer depois que o meio campista Zeki Celik sofreu uma lesão. Spinazzola entrou no lugar do meia. Aos 22 minutos, Manuel Pellegrini também foi forçado a fazer uma alteração: Fekir, que era dúvida para a partida, sentiu o músculo e deu lugar a Luiz Henrique.
Entre as duas substituições poucas ações dos dois lados. Fekir, antes de ser substituído, chegou a mandar uma bola na trave e essa havia sido a melhor chance do jogo até então. Porém, aos 32 minutos, o VAR interveio e marcou pênalti para a Roma depois de toque de mão de Guardado na área de defesa verdiblanca.
Dybala foi para a cobrança e converteu, abrindo o placar do jogo e deixando os donos da casa em vantagem. Depois de sofrer o gol, o Betis ficou um pouco mais ofensivo e, como resultado, conseguiram o empate ainda na etapa inicial. Guido Rodriguez finalizou da meia distância e empatou a partida no Estádio Olímpico.
Antes do intervalo, Zaniolo chegou a acertar a trave e, na sequência, Dybala finalizou com maestria. Mas, melhor que a finalização do argentino, foi a defesa de Claudio Bravo que deixou o jogo empatado em 1-1.
Segundo tempo
Na etapa complementar, a Roma buscou mais o ataque apostando na velocidade. No entanto, as dificuldades na criação eram evidentes e Mourinho realizou mudanças para tentar solucioná-las: Belotti, El Shaarawy e Camara entraram ao longo dos 45 minutos finais nos lugares de Abraham, Dybala e Cristante respectivamente.
Apesar das mudanças o gol da equipe italiana não saiu e a máxima do “quem não faz, leva” se fez realizada. Aos 43 minutos, Luiz Henrique aproveitou o cruzamento de Rodri e marcou para o Betis. O gol do brasileiro fechou o placar da partida e garantindo a continuidade dos 100% da equipe espanhola na Europa League.
Ainda deu tempo de mais um motivo de frustração para a Roma: Nicolò Zaniolo foi expulso já nos acréscimos e desfalcará a equipe na próxima rodada da competição europeia.
Situação do grupo
Com metade da fase de grupos realizada, o líder isolado do grupo C é o Real Betis com nove pontos conquistados em nove possíveis e com um saldo de gols de +4. Na sequência, vem o Ludogorets com quatro pontos. Em terceiro, a Roma com uma vitória e duas derrotas, portanto, somando três pontos. E na lanterna está o HJK que tem apenas um ponto conquistado.
Próximos compromissos
Roma e Real Betis voltam a se enfrentar na próxima quinta-feira (13) às 13h45 no Benito Villamarín, em Sevilla, com os verdiblancos podendo selar sua classificação em caso de vitória. Por outro lado, a equipe de Mourinho vai, de certa forma, pressionada para o jogo an Espanha e, em caso de vitória, pode se ver em um buraco bastante fundo- mas ainda com a luz à vista.
Antes de voltarem a se encontrar, contudo, ambas as equipes têm compromissos pelos respectivos campeonatos nacionais. No domingo (9), pela 9ª rodada da Serie A, a Roma enfrenta o Lecce, em casa, às 15h45 (horário de Brasília). No mesmo dia, às 9h (horário de Brasília), o Betis enfrenta o Real Valladolid fora de casa pela 8ª rodada de La Liga.