Donnarumma, o sucessor do legado de Buffon

Gianluigi Buffon é um dos maiores goleiros da história do futebol, para muitos é o melhor de todos os tempos. Seu lugar e seu tamanho na história do esporte bretão é inegável. Porém em 2018, quando a seleção tetra campeã mundial italiana não conseguiu a classificação para a copa do mundo, o lendário goleiro anunciou sua aposentadoria da Azzurra devido a sua idade avançada.

Mas o que poderia parecer um problema a ausência de Buffon na seleção, se tornou a oportunidade de outro Gianluigi, e dessa vez era um jovem de 19 anos na época. Gianluigi Donnarumma, o goleiro que assumiu o gol do Milan em 2015 com apenas 16 anos.

Hoje, Donnarumma já não passa mais de uma promessa e sim é uma realidade. O goleiro com apenas 21 anos já é experiente em sua função no futebol, onde possui com a camisa Milanista incríveis 226 jogos e 80 clean sheets. Além de dominar no gol do time de Milão, o atleta é titular absoluto na nova geração italiana que vem crescendo a cada ano e mostrando ao mundo o motivo da Azzurra ser tetra campeã mundial.

Porém, ao contrário de seu antecessor, Donnarumma mesmo jogando e fazendo história com a camisa de um gigante italiano, o atleta não possui jogos na UEFA Champions League, em parte pela péssima fase do time Rossonero na última década. Recentemente o craque da bola Zlatan Ibrahimovic disse que Donnarumma é o “melhor goleiro do mundo e não é normal que nunca tenha disputado um jogo na Champions League”.

Apesar da falta de experiência na maior competição de clubes do mundo, o jovem goleiro ainda tem tempo para tal. Com apenas 21 anos, o jogador ainda tem no mínimo mais 15 anos em alto nível, e pode se espelhar ainda mais em Buffon e chegar ate os 42 jogando.

Mas é verdade que Buffon nunca conquistou a taça orelhuda da UCL, porém ainda há tempo, assim como há bastante tempo para Donnarumma fazer sua história na competição. Em 2021/22 teremos pela primeira vez o jovem goleiro jogando na grande competição, caso o Milan se mantenha no topo da Série A TIM ou entre os 4 primeiros colocados. E assim como Buffon, a meta do jovem Gianluigi é fazer história, tanto em seu clube gigantesco, quanto com a pesada camisa azul da Squadra Azzurra.

Uma coisa é certa, a passagem de manto de Gianluigi Buffon para Gianluigi Donnarumma é muito mais do que o nome em comum, e podemos ter certeza, o novo Gianluigi fará história debaixo das traves, assim como o Gianluigi anterior. O legado do gol italiano será honrado.

você pode gostar também