Você pode até não saber, mas a Coreia do Sul tem uma das mais fortes Seleções de todo o futebol asiático. Classificados à Copa do Mundo do Catar, os Tigres podem ser a grande surpresa do Mundial.
Retrospecto em Copas do Mundo
Os Sul-Coreanos estão em sua décima participação seguida em Copas do Mundo, e somam 11 participações, no total. Foram a segunda nação asiática a disputar uma Copa em toda a história, feito alcançado em 1954. Curiosamente, o elenco do país naquela edição foi composto exclusivamente por militares e veteranos de guerra.
Apesar do alto número de participações, a Coreia do Sul não costuma ir muito longe: são oito eliminações na fase de grupos nas suas últimas dez Copas.
No entanto, os coreanos protagonizaram uma das maiores zebras da história da competição quando chegaram às semifinais, em 2002. Estiveram muito próximos de fazer a final contra o Brasil. Fizeram jogo duro, mas perderam para a Alemanha por 1 a 0. No final das contas, os Red Devils terminaram a Copa em um honesto quarto lugar, após perder o jogo de disputa do terceiro lugar para a Turquia.
Trajetória nas Eliminatórias
A Coreia do Sul garantiu a segunda colocação no grupo final das Eliminatórias Asiáticas, ficando atrás apenas do Irã. Venceu sete jogos, empatou dois e perdeu um, em um grupo composto também por Emirados Árabes Unidos, Iraque, Síria e Líbano.
Últimos jogos
A Seleção Coreana foi vice-campeã do torneio do leste asiático, sendo superada pelo Japão. Também disputou alguns amistosos, onde teve resultados irregulares. Empates contra Paraguai e Costa Rica (ambos por 2×2), vitória por 1×0 contra Camarões, e derrota pesada por 5×1 contra o Brasil.
Grupo na Copa
A Coreia estará no Grupo H da Copa do Mundo, medindo forças contra Uruguai, Gana e Portugal.
Estrelas e protagonistas
Assim como todo grupo de K-Pop, a Seleção Sul-Coreana tem seu astro principal, e ele é Heung-min Son. O atacante de 30 anos é o atleta mais badalado de todo o esporte nacional, e conseguiu reconhecimento mundial atuando pelo Tottenham. Já entrou em campo 104 vezes pelo seu país, marcou 35 gols, e levantou a taça dos Jogos Asiáticos de 2019.
O Selecionado tem como treinador um nome conhecido: Paulo Bento, ex-Cruzeiro e Seleção Portuguesa. O técnico participará de seu segundo Mundial na carreira (esteve presente no Brasil, em 2014, comandando Portugal).
Dá para acreditar?
É inegável que a Coreia do Sul não seja favorita em seu grupo da Copa. Uruguai e Portugal têm elencos melhores e mais experiência competitiva. Mesmo assim, não podemos dar os coreanos como carta fora do baralho. O país tem crescido no futebol, e já chocou o futebol mundial nas últimas Copas.
Além disso, a comissão técnica pode ser um diferencial. Paulo Bento tem experiência em grandes jogos, e tem o sangue português, de quem luta até o fim. Dentro das quatro linhas, Son tem toda a qualidade por ser um dos melhores atacantes do mundo, e pode ser uma liderança técnica e comportamental. Vamos observar as cenas dos próximos capítulos!