Minamino no Southampton. Uma nova oportunidade de se firmar na liga mais forte do mundo.

Após uma grande fase de grupos na UEFA Champions League, onde marcou 2 gols e deu 3 assistências pelo RB Salzburg. Minamino foi contratado por 8,5 milhões pelo Liverpool.

O japonês chegou para ser uma opção para o ataque dos Reds, que já contavam com Origi e Shaqiri. Desde que chegou na Inglaterra, Minamino participou de 30 jogos, marcando 5 gols e dando 1 assistência. Acabou não tendo tantos minutos como titular no time, e agora vai para o Southampton até o final da temporada.

Poucos minutos com Klopp

Quando um jogador é contratado pelo Liverpool, Klopp demora um pouco para dar minutos para o atleta. O contexto de adaptação acho que define essa demora para ter minutos.

Jogadores como Fabinho, Keïta e Tsimikas vieram de Ligas menos competitivas ou de intensidade menor que a Premier League. Fabinho veio do Mônaco da França, Keïta do RB Leipzig da Alemanha e Tsimikas do Olympiacos da Grécia. Minamino chegou de um contexto em que jogava em um time jovem, e em uma Liga menos competitiva.

Um jogador jogar apenas 30 jogos no contexto Inglaterra é pouco, já que se joga Premier League, Champions e duas copas nacionais.

Contexto Red Bull e Ralph Hasenhüttl

Minamino e Ralph tem muitas coisas em comum, não apenas por estarem no mesmo time e na mesma liga. Ambos fizeram parte do projeto Red Bull. Minamino no Red Bull Salzburg e Ralph no RB Leipzig.

Ralph Hasenhüttl é conhecido como “Klopp dos alpes”. O austríaco também utiliza do Gegenpressing ou perde-pressiona, que ficou muito conhecido por causa de Klopp. Acredito que esse foi um dos motivos para Klopp aceitar emprestá-lo, vai continuar na Premier League e vai encontrar um contexto que o favorece.

Vai encontrar um time que joga com 2 atacantes, no 4-4-2 com variação para o 4-2-2-2. Utilizando linhas altas, sendo vertical e pressionando lá em cima. Muito parecido com que o japonês encontrava na Áustria.

Concorrentes no Southampton

Ralph conta em seu elenco três jogadores que jogam pelos lados, Armstrong, Djenepo e Walcott. Armstrong é o jogador mais utilizado dentre os três no time, dono do lado direito do campo. É um meio-campista, que já atuou como 10 no Southampton e na seleção escocesa. Agora joga pelo lado direito no 4-4-2, mas com liberdade para armar pelo campo. Com isso a amplitude é por conta dos laterais.

Djenepo e Walcott já são mais pontas. São velocistas, que atacam o espaço, caras do um contra um. Djenepo tem 56% de eficiência no drible, já Walcott tem 34% de eficiência. Apesar disso, eles também jogam fechando para dentro do campo.

Minamino é o jogador mais equilibrado entre todos, consegue cortar para dentro e armar o jogo. Além, de também se sentir confortável para jogar em velocidade atacando o espaço. O japonês já atuou em dois jogos pelos Saints, marcando um gol, na sua estreia contra o Newcastle. Minamino entrou jogando no lado esquerdo do campo. Cortando para dentro, tanto para arma como finalizar com seu pé bom (direito).

Um contexto favorável, torcida de Southampton e Liverpool. Contando com elencos e treinadores bons, o japonês tem tudo para deslanchar na Premier League. Aguardemos.

você pode gostar também