A Roma viajou para Helsinque para enfrentar o HJK pela quinta rodada da fase de grupos da Europa League. José Mourinho e seus comandados chegaram pressionados para o confronto, necessitando vencer para seguir sonhando com a permanência na competição europeia. Não foi fácil, mas os italianos conseguiram realizar seu objetivo e estão a uma vitória da classificação para os play-offs.
Primeiro tempo
Depois de um início de jogo truncado, o primeiro lance que chamou atenção na partida aconteceu já perto dos 20 minutos. Após escanteio cobrado por Pellegrini, Cristante desvia de cabeça e quase marca, mas a bola bate na trave e volta na pequena área, gerando uma grande confusão no bate e rebate. No fim das contas, Matías Viña, ex-Palmeiras, botou a bola na rede, porém, o árbitro marcou uma falta no lance e o gol não valeu.
Pouco depois, aos 26, Abraham recebe lançamento e se aproveita de um erro do defensor do HJK para construir uma bela jogada e finalizar. Porém, parou no goleiro Hazard. Perto da meia hora de partida, em nova jogada de escanteio, o capitão Pellegrini cruzou e Cristante cabeceou, desta vez, acertando o gol, que acabou sendo anulado após revisão do VAR.
Com isso, o placar só foi inaugurado na marca dos 41 minutos do primeiro tempo. Pellegrini, encarregado das bolas paradas, cobrou a falta dentro da área e o camisa 9 da Roma subiu mais alto que todo mundo para cabecear no canto e furar a meta de Hazard.
Segundo tempo
Na primeira jogada de ataque após o intervalo, o time da casa levantou a torcida ao empatar a partida com Hetemaj. O camisa 56 do time finlandês recebeu na entrada da área e, mesmo marcado, conseguiu o espaço para finalizar. A bola ainda sofreu um leve desvio, deixando Rui Patrício sem chances de defesa.
No entanto, o 1-1 não durou muito no placar. Aos 17 minutos da etapa complementar a Roma retomou a liderança do placar. El Shaarawy recebeu aberto pela esquerda, avançou para dentro da área e finalizou. Antes que a bola chegasse no gol ou em Abraham, que fechava tentar o desvio ou aproveitar o rebote, o zagueiro da equipe finlandesa, Hoskonen, desviou a bola contra o próprio gol.
Já nos 15 minutos finais de jogo, o HJK chegou com perigo em duas oportunidades. Uma delas foi com o camisa 10, Boujellab. Porém, a finalização não foi tão boa e Rui Patrício conseguiu a defesa em dois tempos. Pouco depois, os finlandeses chegaram bem de novo.
Após escanteio cobrado pelo HJK, a defesa afasta e Browne, de longe, acertou um chutaço no ângulo do goleiro português da Roma. Contudo, o gol acabou sendo anulado pelo VAR por falta no lance da jogada.
Situação do grupo
A Roma está no grupo C da Europa League juntamente com o Real Betis (ESP), Ludogorets (BUL) e HJK (FIN). Com apenas uma rodada restante, dois times ainda não tem seu destino definido: Roma e Ludogorets.
O Betis já está classificado para as oitavas de final da Europa League, garantindo a classificação por terminar na liderança do grupo. Enquanto o HJK, com um ponto conquistado, não tem mais chances de classificação. Seja para os play-offs da Europa League ou para a Conference League.
Portanto, a briga segue entre os lados italiano e búlgaro, que se enfrentam na última rodada. Quem vencer o confronto entre Roma e Ludogorets, na próxima quinta-feira (3), assegura a segunda colocação no grupo e vai disputar os play-offs da Europa League contra uma das equipes que terminou em terceiro lugar na fase de grupos da Champions.
Em caso de empate, o time búlgaro tem a vantagem do confronto direto pois venceu a equipe de José Mourinho por 2-1 na rodada de abertura da competição. Quem terminar em terceiro do grupo C, enfim, seguirá para a disputa da Conference League.
Próximo compromisso
Antes de voltar a campo pela Europa League na próxima quinta-feira (3) para enfrentar o Ludogorets pela última rodada da fase de grupos, a Roma disputará a 12ª rodada da Serie A. Logo, a equipe de José Mourinho vai ao leste da Itália enfrentar o Hellas Verona na segunda-feira (31), às 14h30 (horário de Brasília).