Na última quinta-feira (3), a Roma entrou em campo para fechar sua campanha na fase de grupos da Europa League. Diante da sua torcida, o time comandado por José Mourinho enfrentou o Ludogorets, da Bulgária, em jogo decisivo para o futuro das duas equipes.
Apenas a vitória levaria os italianos aos play-offs e, no fim das contas, foi o que aconteceu. Porém, a partida não foi tranquila para a Roma, que precisou remar para conseguir a classificação.
Primeiro tempo
Em casa e precisando da vitória, a Roma começou pressionando e sustentando uma postura bastante ofensiva. Porém, já na metade do primeiro tempo, o Ludogorets começou a dar sinais de que estava gostando do jogo. Sendo assim, a equipe búlgara conseguiu algumas chegadas que levaram certo perigo à meta defendida por Rui Patrício.
Aos 40 minutos, a Roma já tinha finalizado sete vezes, enquanto o Ludogorets tinha apenas quatro finalizações. No entanto o jogo continuava empatado, mas por pouco tempo. Rick Morais recebeu ainda no campo de defesa e disparou com a bola. Sem qualquer jogador adversário para incomodar, o brasileiro que defende o lado búlgaro avançou até a entrada da pequena área e finalizou. Sem chances para Rui Patrício, Rick marcou um golaço que colocou os donos da casa em uma situação delicada.
Segundo tempo
Precisando de pelo menos dois gols para seguir na Europa League, José Mourinho mandou a equipe pra cima. Para o segundo tempo, os italianos voltaram com três alterações: Volpato, Cristante e Zaniolo entraram nos lugares de Camara, Karsdorp e Bellotti. Com isso, o time ganhou mais opções ofensivas no meio campo.
Já no primeiro minuto da etapa complementar, a Roma chegou com perigo duas vezes com finalizações de Zaniolo e El Shaarawy. Dez minutos depois da volta do intervalo, o camisa 22 do time da capital da Itália sofre um pênalti que é cobrado e convertido pelo capitão Lorenzo Pellegrini.
Ainda assim, os comandados de Mourinho precisavam de mais um gol. Pouco depois, aos 17 minutos da etapa complementar, Zaniolo recebe sozinho e avança até a pequena área onde é derrubado. Com isso, o árbitro marcou outro pênalti para a Roma, mais uma vez batido e convertido pelo capitão da equipe.
Logo, quem passou a precisar de um gol foi o Ludogorets. Os búlgaros foram para cima, chegando bem e obrigando Rui Patrício a fazer algumas defesas. Inclusive, até conseguiram fazer um gol com Nonato, ex-Fluminense, mas o gol acabou anulado por falta no lance que deu origem ao gol.
Portanto, com pouco mais de dez minutos para o fim do jogo, o placar seguiu em 2-1 para a Roma. Aos 40 minutos, Cristante consegue roubar a bola no meio campo e toca rápido para Zaniolo. Em grande jogada individual, o camisa 22 sai da marcação de três, entra livre na área, finaliza entre as pernas do goleiro, e faz o terceiro da Roma.
Próximo compromisso
A Roma volta a campo neste domingo (6) pela 13ª rodada da Serie A, e a partida será nada mais nada menos que um Derby della Capitale. Logo, a equipe de José Mourinho, que tem o mando do Estádio Olímpico nesta rodada, receberá a Lazio em um confronto de muita tradição e que pode custar uma vaga no G4 do Campeonato Italiano.
No momento, os Giallorossi ocupam a quarta colocação, com 25 pontos. Na sequência, está a Lazio, com 24 pontos, e com o mesmo número de pontos está a Inter de Milão. Dessa forma, a vitória é vital para ambos os lados. Para a Roma, significaria a permanência entre o grupo de classificados para a Liga dos Campeões, com a possibilidade de ultrapassar Milan e Atalanta dependendo dos resultados.
Por outro lado, a vitória significaria a possibilidade da equipe de Maurizio Sarri passar os rivais e retornar ao G4 da Serie A. Enfim, o empate poderia levar as duas equipes a despencar na tabela, visto que a disputa é acirrada desde o segundo até o oitavo lugar, com todos os clubes tendo pontuações muito próximas.