Roma consegue a virada e se classifica para os play-offs da Europa League

Equipe italiana sofreu um gol no final do primeiro tempo, mas deu a volta por cima

Na última quinta-feira (3), a Roma entrou em campo para fechar sua campanha na fase de grupos da Europa League. Diante da sua torcida, o time comandado por José Mourinho enfrentou o Ludogorets, da Bulgária, em jogo decisivo para o futuro das duas equipes.

Apenas a vitória levaria os italianos aos play-offs e, no fim das contas, foi o que aconteceu. Porém, a partida não foi tranquila para a Roma, que precisou remar para conseguir a classificação.

Primeiro tempo

Jogadores do celebram o gol do brasileiro Rick Morais, que abriu o placar da partida no Estádio Olímpico. Foto – Alberto Pizzoli

 

Em casa e precisando da vitória, a Roma começou pressionando e sustentando uma postura bastante ofensiva. Porém, já na metade do primeiro tempo, o Ludogorets começou a dar sinais de que estava gostando do jogo. Sendo assim, a equipe búlgara conseguiu algumas chegadas que levaram certo perigo à meta defendida por Rui Patrício.

Aos 40 minutos, a Roma já tinha finalizado sete vezes, enquanto o Ludogorets tinha apenas quatro finalizações. No entanto o jogo continuava empatado, mas por pouco tempo. Rick Morais recebeu ainda no campo de defesa e disparou com a bola. Sem qualquer jogador adversário para incomodar, o brasileiro que defende o lado búlgaro avançou até a entrada da pequena área e finalizou. Sem chances para Rui Patrício, Rick marcou um golaço que colocou os donos da casa em uma situação delicada.

Segundo tempo

Nicolò Zaniolo celebra seu gol, que selou a classificação da Roma já no fim da etapa complementar. Foto – Luciano Rossi

 

Precisando de pelo menos dois gols para seguir na Europa League, José Mourinho mandou a equipe pra cima. Para o segundo tempo, os italianos voltaram com três alterações: Volpato, Cristante e Zaniolo entraram nos lugares de Camara, Karsdorp e Bellotti. Com isso, o time ganhou mais opções ofensivas no meio campo.

Já no primeiro minuto da etapa complementar, a Roma chegou com perigo duas vezes com finalizações de Zaniolo e El Shaarawy. Dez minutos depois da volta do intervalo, o camisa 22 do time da capital da Itália sofre um pênalti que é cobrado e convertido pelo capitão Lorenzo Pellegrini.

Ainda assim, os comandados de Mourinho precisavam de mais um gol. Pouco depois, aos 17 minutos da etapa complementar, Zaniolo recebe sozinho e avança até a pequena área onde é derrubado. Com isso, o árbitro marcou outro pênalti para a Roma, mais uma vez batido e convertido pelo capitão da equipe.

Logo, quem passou a precisar de um gol foi o Ludogorets. Os búlgaros foram para cima, chegando bem e obrigando Rui Patrício a fazer algumas defesas. Inclusive, até conseguiram fazer um gol com Nonato, ex-Fluminense, mas o gol acabou anulado por falta no lance que deu origem ao gol.

Portanto, com pouco mais de dez minutos para o fim do jogo, o placar seguiu em 2-1 para a Roma. Aos 40 minutos, Cristante consegue roubar a bola no meio campo e toca rápido para Zaniolo. Em grande jogada individual, o camisa 22 sai da marcação de três, entra livre na área, finaliza entre as pernas do goleiro, e faz o terceiro da Roma.

Próximo compromisso

A Roma volta a campo neste domingo (6) pela 13ª rodada da Serie A, e a partida será nada mais nada menos que um Derby della Capitale. Logo, a equipe de José Mourinho, que tem o mando do Estádio Olímpico nesta rodada, receberá a Lazio em um confronto de muita tradição e que pode custar uma vaga no G4 do Campeonato Italiano.

No momento, os Giallorossi ocupam a quarta colocação, com 25 pontos. Na sequência, está a Lazio, com 24 pontos, e com o mesmo número de pontos está a Inter de Milão. Dessa forma, a vitória é vital para ambos os lados. Para a Roma, significaria a permanência entre o grupo de classificados para a Liga dos Campeões, com a possibilidade de ultrapassar Milan e Atalanta dependendo dos resultados.

Por outro lado, a vitória significaria a possibilidade da equipe de Maurizio Sarri passar os rivais e retornar ao G4 da Serie A. Enfim, o empate poderia levar as duas equipes a despencar na tabela, visto que a disputa é acirrada desde o segundo até o oitavo lugar, com todos os clubes tendo pontuações muito próximas.

você pode gostar também