Neste domingo (6), Coritiba e Flamengo se enfrentaram, no Estádio Couto Pereira, em jogo válido pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo foi muito disputado, mas foi a equipe paranaense quem bateu a boa equipe reserva do Mengão.
Com o resultado, o Coritiba chegou aos 41 pontos, e assegurou sua permanência na primeira divisão. O Flamengo, por sua vez, estacionou no quinto lugar, com 61 pontos. Apesar disso, os cariocas já estão em “ritmo de férias”, após conquistarem a Copa do Brasil e a Copa Libertadores.
Primeiro tempo
O primeiro tempo começou bem equilibrado. O Flamengo tinha mais posse de bola, mas o Coritiba equilibrava as ações quando tinha a bola. Destaque para a marcação agressiva das duas equipes, e um posicionamento ofensivo ao ter a bola. À medida que o tempo foi passando, o Flamengo conseguiu se ajustar melhor, e passou a ter o controle das ações do jogo, mesmo que sem muitas finalizações.
O primeiro lance de mais perigo aconteceu aos 17 minutos, quando Marinho arriscou de fora da área, e obrigou Gabriel a fazer grande defesa. O Coritiba respondeu aos 27, em chute cruzado de Robinho, espalmado por Hugo Souza.
A partir da metade final do primeiro tempo, o Coritiba conseguiu recuperar o espaço no ataque, e criou algumas boas oportunidades. Na melhor delas, Bruno Gomes cobrou falta venenosa, e Hugo se esticou para fazer a defesa.
Segundo tempo
Guto Ferreira promoveu uma alteração no intervalo, substituindo o amarelado Galarza pelo atacante Fabrício Daniel. A alteração deu certo, e o Coritiba retornou mais perigoso. O Flamengo tentava fazer o gol, mas não era mais a melhor equipe em campo.
O meia Diego, que estava mal em campo, acabou sendo decisivo, por todos os motivos errados. Cometeu um pênalti infantil em cima de Régis, aos 10 minutos. O árbitro Raphael Claus (FIFA/SP) foi ao VAR, e confirmou a penalidade. Alef Manga cobrou com personalidade, no canto direito de Hugo Souza, e tirou o zero do placar.
O cenário mudou, a partir do gol coxa-branca. O Coritiba buscou ser superior no meio de campo e “picotar” o jogo, enquanto o Flamengo tentava de todas as maneiras chegar ao gol. A estratégia dos donos da casa prevaleceu, muito por causa da excelente partida dos zagueiros Luciano Castán e Chancellor, e o Coritiba segurou a vitória.
Melhores da partida
Alef Manga foi o grande protagonista da tarde no Couto Pereira. Já era um dos destaques ofensivos do Coritiba, sempre buscando jogadas mais agudas, e foi premiado no segundo tempo, marcando um bonito gol de pênalti. Também é necessário fazer uma menção honrosa ao técnico Guto Ferreira, que soube controlar a partida e praticamente neutralizar o Flamengo.
Pelo lado carioca, o grande destaque foi o goleiro Hugo Souza. Autor de grandes defesas, passou segurança, e mostrou ser um jogador muito mais maduro. Everton “Cebolinha” tentou ser o protagonista do ataque e, por mais que não tenha feito gols, criou algumas jogadas onde demonstrou ter confiança, relembrando seus bons tempos no Grêmio e na Seleção Brasileira.
Próximos compromissos
Garantido na Série A do ano que vem, o Coxa receberá o Corinthians, na próxima quarta (9), às 19h (de Brasília).
Por sua vez, o Flamengo viajará até Caxias do Sul, onde enfrentará o já rebaixado Juventude, na mesma quarta-feira (9), às 21h30 (de Brasília).