Nesta quarta-feira (9) a Roma enfrentou o Sassuolo pela 14ª rodada da Serie A. Ao fim do jogo no Mapei Stadium, as equipes dividiram os pontos ao empatarem em 1-1 na penúltima partida do futebol de clubes na Itália antes da pausa para a Copa do Mundo.
Com isso, a equipe de José Mourinho chega aos 26 pontos, mas permanecendo na 6ª posição do campeonato – pelo menos até esta quinta-feira (10), quando jogam Juventus e Udinese e, dependendo dos resultados de seus jogos, ambas as equipes podem ultrapassar os Giallorossi.
Por outro lado, o Sassuolo chega ao seu terceiro jogo seguido sem vencer. Porém, pelo menos, conseguiu um ponto nesta rodada. Logo, a equipe de Reggio Emilia chegou aos 16 pontos e ao 12º lugar na classificação.
Primeiro tempo
A primeira chance de perigo da partida veio apenas aos 15 minutos e foi dos donos da casa. D’Andrea cortou para dentro da pequena área e finalizou para fora. Logo na sequência, Frattesi teve outra grande chance para o Sassuolo finalizando de longe, mas Rui Patrício tirou com a ponta dos dedos, quase já passando da bola.
Os Neroverdi tiveram algumas outras boas chances até que a Roma conseguisse sua primeira finalização perigosa, já aos 32 minutos. Zaniolo partiu em velocidade e tocou para Shomurodov, então, o camisa 14 chutou e parou em grande defesa de Consigli. No rebote, o próprio Shomurodov tentou cruzar na pequena área, buscando Zaniolo, porém, a bola passou por todo mundo.
A chegada da Roma não mudou o ímpeto do Sassuolo. Os Neroverdi seguiram construindo e finalizando bem no ataque, obrigando Rui Patrício a trabalhar. No fim das contas, os comandados de José Mourinho tiveram uma segunda boa chance com Zalewski já aos 44 minutos, mas o polonês isolou. Com isso, a partida foi para o intervalo com o 0-0 permanecendo no placar.
Segundo tempo
A etapa complementar teve ainda menos chances claras de gol, contudo, o Sassuolo conseguia chegar mais – e, por isso, criou algumas chances melhores. A primeira grande chance real do segundo tempo veio apenas aos 30 minutos: Laurient conseguiu um baita passe para Hamed Traoré, que passava livre pela direita. O camisa 23 entrou livre na área, porém, em boa saída, Rui Patrício conseguiu a defesa do que tinha sido a chance do jogo até então.
Pouco depois, aos 35 minutos, o placar do jogo finalmente foi alterado. Cristante passou a bola para Mancini que, com espaço pela direita, conseguiu um belo cruzamento de primeira. Dentro da área, Tammy Abraham subiu mais que todo mundo e em uma bela cabeçada colocou os Giallorossi na frente.
No entanto, o futebol recompensou o time que melhor jogou no Mapei Stadium. Aos 40 minutos, Lorient recebeu um grande lançamento pela esquerda e cruzou de primeira para evitar a saída de bola. Andrea Pinamonti tomou a frente de Smalling e bombardeou a bola no gol, sem chances para o goleiro da Roma desta vez.
Em suma, o empate acabou tendo um gostinho de derrota para a Roma. Ao mesmo tempo que foi merecido. O Sassuolo soube jogar, sobretudo, diante de suas próprias necessidades de voltar a pontuar. Enquanto o gol de Abraham foi muito especial para o jogador, por representar o fim de um grande jejum, e deu aos comandados de Mourinho a esperança de conquistar os três pontos e voltar ao G4.
Enfim, pela comemoração de Pinamonti no gol de empate, os Neroverdi estão felizes com o ponto conquistado – até porque, melhor um que nenhum.
Próximos compromissos
Na última rodada antes da pausa para o Mundial, o Sassuolo vai até o Estádio Renato Dall’Ara para enfrentar o Bologna no sábado (12) às 16h45 (horário de Brasília). Por sua vez, José Mourinho e sua equipe recebem o Torino no Estádio Olímpico no domingo (13) às 11h (horário de Brasília).