Na quarta-feira (9), o Fortaleza recebeu o Bragantino em casa, em um jogo decisivo para o futuro de ambas equipes para a próxima temporada. Para o Leão, a busca pela classificação para a próxima Copa Libertadores, enquanto para o Massa Bruta, uma possível vaga na Copa Sul-Americana.
Então, se o time de Juan Pablo Vojvoda tropeçou na ultima rodada contra o Atlético-GO, desta vez, inflamou a torcida no Castelão não apenas pela vitória, mas também pela performance da equipe no jogo. Após o apito final, 6 x 0 para o Leão do Pici, com um ímpeto avassalador e que traduz por completo a vontade do time em retornar à luta pela Glória Eterna.
Primeiro tempo
O começo avassalador do Fortaleza ditou o ritmo do primeiro tempo por completo, estando em casa, os comandados de Vojvoda tiveram o controle da partida. Logo aos 14 minutos, Romarinho finalizou e a bola explodiu na mão do zagueiro Natan, do Bragantino, pênalti marcado. Silvio Romero foi para a cobrança, mas Cleiton fez boa defesa mantendo o 0 x 0 no placar.
Contudo, o pênalti perdido não abalou em nada a confiança do Leão do Pici e 10 minutos depois, o placar foi inaugurado no Castelão: Zé Welison finalizou da entrada da área e contou com um desvio fatal no zagueiro do Massa Bruta para tirar Cleiton do lance, fazendo assim o primeiro gol da partida.
Com a vantagem no placar, o Fortaleza ficou confortável, tendo tudo ao seu favor. Ainda na reta final do primeiro tempo, conseguiram nocautear o Bragantino e já garantir a vitória. Aos 37 minutos, Hércules aproveitou o rebote e marcou o segundo. Pouco depois, aos 41, mais um pênalti marcado, Pedro Rocha bateu sem chances para Cleiton, abrindo assim 3 no placar. E ainda deu tempo de Silvio Romero se redimir e marcar da entrada da área após receber um bom passe de Pedro Rocha. Final de primeiro tempo fortaleza 4 Bragantino 0.
Segundo tempo
O mesmo tom do primeiro tempo se manteve, apesar das mudanças de Mauricio Barbieri na equipe do RB Bragantino.
Com 13 minutos de bola rolando após o intervalo, Silvio Romero marcou de novo, com outra assistência de Pedro Rocha, para deixar o placar em 5 x 0. Depois disso, com basicamente tudo definido, o Tricolor tirou o pé, porém, ainda conseguiu chegar com certo perigo e obrigar Cleiton a fazer boas defesas.
Já nos acréscimos, Thiago Galhardo driblou o goleiro do time de Bragança Paulista para marcar o 6º dos donos da casa no Castelão.
A luta pelo G8
Ainda jogam pela 37ª rodada Atlético Mineiro e Botafogo, que aparecem em 9º e 11º lugar respectivamente. O Galo tem 52 pontos enquanto o Botafogo tem 50. Ou seja, caso ganhem, vão a 55 e 53 pontos, podendo ultrapassar tanto América Mineiro como Fortaleza, e no caso do Botafogo, ainda pode ultrapassar o São Paulo, que perdeu para o Internacional no Morumbi na terça-feira (8).
O Fogão recebe o Santos nesta quinta-feira (10) e, caso perca, pode recolocar o Peixe na brigada pela vaga da Libertadores. Por sua vez, o Atlético Mineiro enfrenta o Cuiabá no Mineirão, com grandes chances de vitória, apesar do aproveitamento ruim dentro de casa desde a volta de Cuca ao comando do time.
Apesar dos resultados de hoje, a briga pelas posições no G8 e pelas vagas na Libertadores seguirá até o apito final da 38ª rodada com muitos times tendo chances reais de estar na disputa da competição continental na próxima temporada.
Próximos compromissos
Pela 38ª e última rodada do Campeonato Brasileiro de 2022, o Fortaleza terá mais uma decisão pela frente. O Tricolor de Aço viajará para Santos e enfrentará o time da cidade na Vila Belmiro no domingo (13) às 16h (horário de Brasília).
Por sua vez, o RB Bragantino recebe o Fluminense no mesmo dia e no mesmo horário, ainda com chances de conseguir a vaga na Sulamericana, o que agora depende de resultados externos aos da equipe de Mauricio Barbieri.