Pela primeira vez a Copa do Mundo é realizada em um país que não tem o futebol como um esporte que mova massas em seus eventos, por isso sete estádios da copa do mundo que precisaram ser levantados do zero e apenas um foi reaproveitado. Será a Copa com menor distância entre os estádios, já que eles estão todos localizados em Doha e em cidades vizinhas, sendo possível até ver mais de um jogo em um único dia. Nesse resumo você conhecerá um pouco de cada estádio e as principais partidas jogadas em cada um deles.
Vale sempre ressaltar que, apesar da beleza de suas arenas, o Catar foi severamente denunciado por violações dos direitos humanos em suas obras, que levaram milhares de trabalhadores à morte.
+ Exploração e trabalho escravo: O que não te contaram sobre a Copa no Catar
Stadium 974
Talvez a arena mais diferente de todas, ela foi construída no distrito de Ras Abu Aboud, em Doha. O estádio fica em zona portuária, por isso foram usados contêineres em sua construção (974, no total). O “arco-íris” por fora é sensacional, já que as peças usadas possuem grande variedade de cores. Todos os contêineres são reciclados e a arena foi feita com uma estrutura modular de metal, que permitirá que o estádio seja parcial ou totalmente desmontado e reconstruído em outro local depois da Copa.
Capacidade: 40 mil pessoas
Jogos: 6 jogos da fase de grupos, com destaque para Brasil x Suíça, no dia 28/11.
Na fase de mata-mata será realizado apenas um jogo de oitavas de final, encerrando assim sua participação na Copa e, provavelmente, sua vida útil.
Khalifa Internacional
O único dos oito estádios que não foi construído do zero também fica em Doha. Ele foi inaugurado originalmente em 1976 e chegou a sediar os Jogos Asiáticos, a Copa do Golfo e a Copa da Ásia. Suas obras estão prontas desde 2017 e já recebeu jogos importantes, como a final do mundial de clubes de 2019, entre Liverpool e Flamengo. O que chama a atenção em sua arquitetura são os seus arcos duplos, que são muito bonitos quando vistos de fora.
Capacidade: 40 mil pessoas
Jogos: 6 jogos da fase de grupos, um das oitavas e a disputa do terceiro lugar.
Al Janoub
Essa arena fica em Al Wakrah, cidade há 20 km da capital. Sua arquitetura foi inspirada pelas velas dos barcos dhow, veleiros usados na região do Mar Mediterrâneo e do Oceano Índico para o transporte de itens pesados. Sua inauguração foi em maio de 2019, na final da Copa do Emir, que é a Copa de clubes do Catar. Como muitos nessa Copa, o estádio possui uma estrutura modular que vai permitir que sua capacidade seja reduzida após o torneio.
Capacidade: 40 mil pessoas
Jogos: 7 partidas da fase de grupos e um das oitavas.
O destaque fica por conta de Uruguai x Gana, que será jogado no dia 01/12 e promete pegar fogo por conta do confronto das quartas de final de 2010, derrota que até hoje os ganeses não superaram.
Al Bayt
Um dos estádios com o design mais bonito, que foi inspirado pelas “Bayt al sha’ar”, que são tendas usadas historicamente pelos povos nômades do Catar e da região do Golfo Pérsico. A arena fica dentro do Parque Bayt, localizado na cidade de Al Khor, que conta também com áreas de lazer, espaços verdes, pistas de atletismo, ciclismo e até passeios de camelo. O estádio foi inaugurado durante a Copa Árabe de 2021 e depois da Copa também terá parte de seus assentos reutilizados em outras instalações esportivas no Catar e no mundo. A região dos camarotes se tornará um hotel 5 estrelas e também será inaugurado um hospital de medicina esportiva no local.
Capacidade: 60 mil pesssoas (segundo maior estádio do torneio)
Jogos: 6 partidas na fase de grupos, uma das oitavas, uma das quartas e uma semifinal.
Sua principal partida na fase de grupos será Espanha x Alemanha, no dia 27/11.
Ahmad Bin Ali
Localizado na cidade de Al Rayyan, sua fachada remete a diferentes aspectos do Catar, como a família, o deserto, a flora, a fauna e o comércio (inter)nacional. Seu complexo também conta com várias outras instalações esportivas, como campos de futebol e críquete, quadras de tênis, centro aquático, equipamentos de ginástica e pistas de skate e atletismo. Sua inauguração foi na final da Copa do Emir de 2020 e também terá parte de seus assentos reutilizados em outras instalações após a Copa.
Capacidade: 40 mil pessoas
Jogos: 6 partidas da fase de grupo e uma das oitavas.
O seu destaque na fase de grupos é para Bélgica x Croácia, jogado no dia 01/12.
Education City
Possui esse nome pois fica em um complexo rodeado por universidades e centros de pesquisa, também na cidade de Al Rayyan. Sua fachada tem triângulos e formas geométricas complexas que imitam diamantes e causam a ilusão de ótica de mudança de cor durante o dia. Seu desenho representa a qualidade, a durabilidade e a resiliência.
Foi inaugurado em 2020 e recebeu partidas do mundial de clubes disputado em fevereiro de 2021, inclusive foi onde o Palmeiras foi eliminado pelo Tigre, do México. Posteriormente, seu patamar superior será removido e os assentos doados para um país carente em infraestrutura esportiva. O estádio se transformará em um núcleo esportivo para a comunidade local.
Capacidade: 40 mil pessoas
Jogos: 6 partidas da fase de grupos, 1 das oitavas e 1 das quartas.
Al Thumama
Mais um estádio que fica em Doha, seu desenho representa o gahfiya, tradicional gorro de tecido usado por homens e meninos em todo o Oriente Médio, sendo parte fundamental dos trajes típicos da região e também um símbolo de dignidade e independência. Sua inauguração aconteceu na final da Copa do Emir de 2021.
Após a Copa, metade da capacidade do estádio será reutilizada para proporcionar infraestrutura esportiva para países em desenvolvimento, o restante continuará sendo usado para eventos esportivos na própria arena. Um hotel boutique irá substituir a arquibancada superior do estádio e uma clínica esportiva também será construída no local.
Capacidade: 40 mil pessoas
Jogos: 6 partidas da fase de grupos e 2 das oitavas de final.
Lusail Stadium
O maior e principal estádio da Copa, localizado na cidade de Lusail, projetada há 25 km de Doha. Foi inspirado no formato dos vasos da idade de ouro do artesanato árabe e islâmicoe sua interação de luz e sombra lembra uma lanterna fanar. É esperado que, depois da Copa, o estádio abrigue instalações comunitárias em seu interior, com unidades habitacionais, restaurantes, clínicas médicas e até uma escola. Até mesmo o patamar superior poderá ser transformado em terraços para futuras moradias. A arena possui a maior capacidade e também receberá o maior número de jogos do torneio, incluindo a final.
Capacidade: 80 mil pessoas
Jogos: 6 partidas da fase de grupos, 2 das oitavas, uma semifinal e a final.
Além da final, o destaque do estádio fica para dois dos jogos da seleção brasileira na fase de grupos: Brasil x Sérvia (24/11) e Brasil x Camarões (02/12).
E agora você conhece todos os estádios com curiosidades para soltar quando se reunir com os amigos para assistir aos jogos. Deixe no comentário qual o seu estádio preferido e aproveita a Copa do Mundo!