O Futsal na formação do jogador sempre esteve muito presente, Neymar, Ronaldinho, Alex, Pedrinho, Filipe Luís, entre outros grandes nomes. Na última Copa do Mundo, em 2018. 12 dos 23 atletas chamados por Tite começaram no Futsal. Alisson, Douglas Costa, Fágner, Filipe Luís, Marcelo, Marquinhos, Miranda, Neymar, Geromel, Philippe Coutinho, Renato Augusto e Willian.
Historicamente, a relação do Brasil com o Futsal sempre foi de base. Os grandes jogadores saíram das quadras. Alex, craque de Palmeiras e seleção brasileira falou sobre isso em entrevista para o “Futebol em Debate” do Estado em 2019. Abre aspas.
“Nós tínhamos ruas, praias e, também o futsal. Hoje, só temos o futsal. Com o erro absurdo dos clubes de ter jogado o futsal para longe. É difícil um clube permitir que uma criança jogue futsal e futebol. Quando você larga isso, a técnica diminui. O futsal te dá técnicas maravilhosas.”
As quadras sempre foram o caminho mais rápido para se conectar ao futebol. O jogador brasileiro vem das camadas mais baixas da sociedade. Em média, 11 milhões de pessoas vivem nas periferias. Um bom exemplo, de entender o contexto, é a França. Com o futebol de rua. Virando até tema de documentário na Netflix, chamado Ballon sur Bitume (Bola no asfalto). De lá, saíram jogadores como Riyad Mahrez, Ousmane Dembélé, Mehdi Benatia.
Olhando para o coletivo
Encaro o futebol moderno com alguns conceitos do Futsal. O jogo nunca foi tão praticado em um espaço como o de agora, o mapa de ação reduzido para 30, 40 metros de campo.
Pedrinho, hoje comentarista do SporTV, falou sobre isso no programa “Troca de Passes”. Abre aspas.
“Hoje o jogo é jogado num espaço menor que o Futsal. Se você olhar o futebol de salão antigo e o Futsal, não existe ninguém que não saiba marcar ou que não saiba criar. O fixo tem que criar, o pivô tem que marcar, e o jogo hoje é Futsal.”
O goleiro, cada vez mais se vê goleiros saindo em X, Manuel Neuer é um grande exemplo. Além de ser uma válvula de escape, saída de pressão e vantagem numérica para atacar. Grandes exemplos de times que tem goleiros com essas características são: Barcelona, Bayern de Munique, Manchester City.
Na parte coletiva, os encaixes individuais são utilizados. Expoentes disso são: Atalanta e Liverpool.
Criado como alternativa, o Futsal se tornou além. Hoje é base. Implementando conceitos que vão além da formação do jogador. Impactando o jogo ontem, hoje e amanhã.