Com show de Valencia, Equador derrota o Catar na abertura da Copa do Mundo

Equatorianos largaram na frente no Grupo A da Copa do Mundo

Neste domingo (20), Catar e Equador abriram, oficialmente, a Copa do Mundo de 2022. Com um verdadeiro show de Enner Valencia, os equatorianos venceram o confronto por 2 a 0, no Estádio Al Bayt, em Al Khor.

Antes do jogo, houve uma grande cerimônia de abertura, com a temática de diversidade. Participaram figuras conhecidas, como o ex-zagueiro Desailly, Campeão do Mundo em 98 com a França, Morgan Freeman, Jeon Jungkook, do grupo de K-Pop BTS, e figuras políticas.

Equador
Foto: REUTERS/Pawel Kopczynski

 

Com o triunfo, os Sul-Americanos largaram na frente no grupo A da Copa, que conta também com Senegal e Holanda.

Primeiro tempo

O primeiro tempo foi dominado pelo Equador, desde os minutos iniciais. Enner Valencia marcou de cabeça logo aos 3 minutos, mas o gol foi invalidado por impedimento com a ajuda da tecnologia. La Tri continuou dominando as ações da partida, girando a bola e tentando acelerar o jogo no terço final. O Catar tinha sérias dificuldades para defender, e errava todas suas saídas de jogo.

Aos 15 minutos, Valencia saiu cara a cara com o goleiro, tentou o drible, e acabou sofrendo pênalti. O próprio atacante foi para a cobrança, e bateu rasteiro, no canto direito de Al-Sheeb: 1 a 0. O Catar não demonstrou reação, o Equador continuou dominante, e marcou mais uma vez aos 31 minutos. Angelo Preciado deu belo cruzamento da direita, e Valencia cabeceou com muito estilo no canto esquerdo. 2 a 0.

O Catar só foi levar perigo já nos acréscimos da primeira etapa, quando Almoez Ali antecipou a defesa equatoriana, apareceu sozinho na pequena área, mas não conseguiu completar o cruzamento vindo da direita.

Segundo tempo

O Catar voltou menos nervoso para os 45 minutos finais. Tanto é que conseguiu manter a posse de bola em posições mais ofensivas, e até demonstrou certa coesão para construir alguns ataques. O Equador, por sua vez, tentava tirar o ritmo da partida, e acelerar o jogo apenas mais à frente. Romario Ibarra teve boa chance de marcar, ainda no início do segundo tempo.

O jogo acabou ficando “morno”, graças à deficiência técnica do Catar e a postura mais conservadora do Equador. Mesmo assim, os visitantes tiveram mais algumas oportunidades, principalmente com o habilidoso meia Jeremy Sarmiento, de apenas 20 anos. O Catar perdeu seu “fôlego”, e só foi levar perigo já nos acréscimos, em finalização por cima de Muntari, que quase marcou um golaço.

Melhor da partida

Não tem como citar outro nome que não seja o de Enner Valencia. O experiente delantero marcou dois gols, teve mais um anulado, e participou das principais oportunidades equatorianas no jogo.

Além disso, entrou para a história, como o quarto jogador Sul-Americano a marcar dois ou mais gols em uma abertura de Copa do Mundo.

Enner Valencia foi o astro da vitória equatoriana. (Foto: Divulgação)

Próximos compromissos de Catar e Equador

O Catar voltará a campo na próxima sexta-feira (25), onde enfrentará Senegal, às 10h00 ( horário de Brasília). O Equador também jogará na sexta, mas às 13h, diante da Holanda.

você pode gostar também