Emiliano Martínez: personalidade que ganha jogos

O goleiro da seleção campeã mundial se destaca não apenas pelas defesas, mas por sua postura embaixo das traves

É sabido de todos que acompanharam a Copa do Mundo de que o goleiro Emiliano Martínez foi um dos grandes heróis do título da Argentina. O tricampeonato mundial não teria vindo sem as excelentes atuações de “Dibu”, como é apelidado.

Mas hoje não estamos aqui pra falar somente da sua defesa espetacular no chute de Kolo Muani no último lance da prorrogação ou das suas defesas de pênalti diante da Holanda nas quartas, ou na própria final diante da França.

 

A defesa espetacular de Emiliano Martínez garantiu o empate no último lance da prorrogação
A defesa espetacular de Emiliano Martínez garantiu o empate no último lance da prorrogação. Foto: Reprodução/Twitter Fifa

 

A meta aqui é falar da postura comportamental de Martínez, e como isso é parte importante de sua performance. Dibu é um tipo de goleiro que tem como diferencial não apenas sua técnica embaixo das traves. Seu sucesso como goleiro da Argentina vai muito além dele conseguir usar muito bem sua envergadura de 1,95 m, por exemplo.

Vendo Emiliano Martínez em ação, logo se vê que o diferencial do arqueiro de 30 anos está na sua postura em campo. Dibu tem uma personalidade que consegue potencializar seu desempenho. E ele faz um ótimo uso da mesma.

O goleiro é o clássico exemplo de jogador argentino que as Libertadores da vida nos acostumaram a ver. Dibu é provocador, busca usar essa arma para desestabilizar o adversário dentro do jogo. É o goleiro que, como se diz no senso comum, “ entra na mente” do adversário.

 

Emiliano Martínez dança após fazer defesa de pênalti
O estilo irreverente e provocador é o diferencial do arqueiro argentino Foto: Reprodução/Twitter

 

Durante as cobranças de pênalti, diante da França, ficou evidente sua postura dominante, segura de si. Dibu agia como um legítimo dono da grande área, tal qual um xerife. Quando defendeu o pênalti de Coman, comemorou intensamente bem ao lado do francês.

Já quando enfrentou Tchouaméni, foi ainda mais longe. Emiliano Martínez estava com a bola em suas mãos, e em vez de entregá-la, lançou-a longe do alcance do cobrador, lhe dando o desprazer de ir buscá-la. A cobrança foi pra fora, e Dibu ainda comemorou com uma dancinha.

 

 

Todo esse conjunto da obra faz com que o goleiro argentino se transforme num ícone debaixo das traves. Seu estilo contagia toda a equipe, uma vez que passa a segurança de um arqueiro decisivo, e também intimida o adversário, que ao olhar pra uma postura que emite muita autoconfiança , sabe que terá uma dificuldade extra se quiser vencê-lo.

Claro que o estilo de Emiliano Martínez não é o único que funciona. Temos o exemplo de Dida, conhecido como “ Homem de Gelo” justamente por sua frieza. Também era um grande pegador de pênaltis sem precisar ser provocador ou algo do tipo.

Mas no caso de Dibu Martínez, a postura provocadora é justamente seu diferencial. É o seu estilo irreverente e sua capacidade de intimidar o adversário que o colocam um passo mais perto da vitória.

A comemoração nada convencional ao receber o prêmio de melhor goleiro da Copa foi só a cereja do bolo de um estilo conhecido . Conhecendo bem a figura, não dava pra esperar algo muito diferente de Emiliano.

 

O futebol sempre foi um ambiente irreverente e provocador, sobretudo pros latinos. E Dibu simboliza isso da melhor forma possível. Em tempos que esse esporte parece cada vez mais politicamente correto, onde dancinhas e provocações incomodam mais do que deveriam ( Roy Keane é prova disso) , é bom ter um goleiro como Martínez ganhando os holofotes. Sorte da Argentina.

 

você pode gostar também