O Atlético-MG estreou com vitória na Copa São Paulo de Futebol Jr, na manhã desta quarta-feira (4). Atuando no Estadio Municipal Jose Batista Pereira Fernandes, em Diadema, derrotou o Galvez-AC, por 1 a 0. O gol foi marcado por Cadu, no segundo tempo.
Primeiro tempo
O Atlético-MG teve amplo domínio territorial na primeira etapa. Teve a bola, entrou no campo adversário, mas teve poucos espaços para finalizar. A solução foi partir para os chutes de longe: Rômulo exigiu boa defesa do goleiro Bento, e Renan também arriscou com perigo. O Galvez tinha muitas dificuldades com a bola, mas apresentava consistência em seu jogo. Quando a bola entrava com perigo na área, a defesa fazia boas intervenções, assim como Bento. Os acreanos tiraram um “uh” de sua torcida aos 41 minutos, após cobrança de falta ensaiada na entrada da área. A bola passou com muito perigo ao lado da meta.
Segundo tempo
Os últimos 45 minutos tiveram mais emoção, e agora para os dois lados. Logo aos 3 minutos, em contra-ataque rápido, Yan recebeu na cara do gol, mas adiantou muito e perdeu a passada. Um minuto depois, Bento precisou espalmar mais uma finalização perigosa de fora da área. Aos 12 minutos, o gol. Cadu recebeu de Yan na entrada da área, e bateu bonito, rasteiro. A bola foi na trave esquerda, foi para trás e bateu no pé esquerdo de Bento, indo para o fundo das redes. Gol mineiro, mas com grande participação acreana. Na súmula da partida, o gol foi confirmado para Cadu.
Agora atrás no marcador, o Galvez tentou ser mais agressivo, e demonstrou valentia. Claro: não tinha a mesma qualidade técnica do seu adversário, e sofria muito para criar reais oportunidades. Mas continuou sendo uma equipe organizada, e até chutou algumas vezes com perigo. Na melhor delas, Hassen invadiu a área em jogada individual, mas parou em uma bela defesa do goleiro atleticano Diego.
O Atlético adotou uma postura mais cautelosa, sem se expor muito. Foi consistente na defesa, suprimindo os espaços do Galvez. Apesar disso, falhou nos contra-ataques, e flertou com o perigo em certo momento da partida. Mesmo assim, teve competência e estrutura suficiente para confirmar a vitória.
Melhor da partida
Pelo lado vencedor, nada mais justo que exaltar quem foi importante no gol. Cadu seguiu a cartilha de um bom camisa 9, e deu bela finalização rasteira no lance do gol atleticano. O papel do atacante é buscar o gol a todo momento e, como diria o ídolo Dadá Maravilha: “não existe gol feio. Feio é não fazer gol”. Não fosse o chute de Cadu, o Galo não teria vencido a partida.
Mesmo com suas limitações, o Galvez foi mais organizado que o esperado, e fez boa exibição coletiva. Apesar da “falha” no lance que decidiu a partida, Bento fez boas intervenções quando acionado, e merece um destaque especial.
Próximos compromissos de Atlético-MG e Galvez
O Atlético-MG enfrentará o Mixto-MT, no próximo sábado (7), às 11h. Em caso de vitória – ou até mesmo empate – pode garantir sua classificação para o mata-mata da Copinha.
O Galvez entrará em campo no mesmo dia, mas às 13h15, para medir forças contra o Água Santa.