Chegou ao fim o primeiro turno da fase de grupos da Libertadores, e os brasileiros liderados por Palmeiras e Flamengo, tem feito bonito na competição mais importante do continente. Dos sete que disputam a Copa, seis lideram seus grupos e outros cinco seguem invictos, ou seja, é bem provável que dos 18 classificados ao mata-mata, no mínimo seis sejam brasileiros.
Os líderes
O destaque fica por conta das campanhas de Palmeiras e Flamengo. Considerados por muitos as duas principais forças do futebol brasileiro atualmente, cariocas e paulistas somam 9 pontos conquistados, ou seja, 100% de aproveitamento nas primeiras três rodadas da fase de grupos. Ao passo que a classificação está muito bem encaminhada, ambos os times ainda tem a vantagem de disputar duas partidas em casa no returno, dessa forma a grandes chances da melhor campanha da fase de grupos vir de um desses dois times.
Atlético-MG, Fluminense, Internacional e São Paulo também lideram seus grupos. Dessas quatro equipes, apenas os gaúchos não seguem invictos na Copa. O Colorado foi surpreendido na altitude de La Paz diante do modesto Always Ready, derrota por 2×0. Atlético-MG, Fluminense e São Paulo somam 7 pontos conquistados, o destaque fica por conta do tricolor carioca que lidera um grupo que conta com o poderoso River Plate.
Santos ameaçado
Por outro lado, o único brasileiro fora da zona de classificação para as oitavas de final é o Santos. O peixe teve duas derrotas nas primeiras três partidas da fase de grupos, a mais dolorosa delas foi no confronto diante do Barcelona do Equador, 2×0 jogando em casa. Agora sob os comandos do novo treinador Fernando Diniz, o Santos terá que fazer um returno com ao menos uma vitória longe de casa para tentar ultrapassar Boca Juniors ou Barcelona na classificação do Grupo C.
Reta final da fase de grupos
Palmeiras e Flamengo devem terminar a fase de grupos com uma das melhores campanhas, assim como Barcelona e Argentinos Juniors, outros dois times que também seguem com 100% de aproveitamento. Por outro lado, Atlético-MG e Internacional, que quando conheceram seus grupos eram especulados como favoritos a melhor campanha no geral, acabaram ficando para trás após os tropeços na primeira rodada.
São Paulo e Fluminense mostram um bom futebol e também devem avançar em seus grupos. O único brasileiro que realmente tem sua classificação ameaçada é o Santos, pois terá dois jogos longe de casa, incluindo um na altitude e outro contra o líder do grupo, é o Santos. O peixe precisará ao menos de uma vitória longe de seus domínios para sonhar com a classificação.
Siga-nos também no twitter para ficar por dentro do melhor do mundo esportivo. | Canal na Beira