Nessa quinta-feira (12), em jogo válido pela Copinha, o Fluminense empatou com o Atlético Guaratinguetá pelo placar de 0x0. Com o resultado, o jogo foi para os pênaltis, e quem levou a melhor foi a equipe do Rio de Janeiro, por 4×2. Arthur, Jhonny, João Lourenço e Miguel Vinícius converteram as penalidades tricolores.
Com a classificação, o Fluminense enfrentará o Goiás, que venceu o Porto Real, na próxima fase da Copa São Paulo de Futebol Junior.
Primeiro tempo
Os primeiros 45 minutos da partida fora muito truncado, principalmente devido ao gramado do estádio de Guaratinguetá. A condição do campo era péssima, com muitos buracos e com a grama muito alta. Com isso, o futebol demonstrado no primeiro tempo não foi um dos mais vistosos. Mesmo assim, as duas equipes tiveram algumas chances perigosas, como na cabeçada de Luan Brito, do tricolor, aos 15 minutos de partida.
Aos 27, João Lourenço, que entrou no lugar de Luiz Fernando ainda no primeiro tempo, achou bom passe para Jefté. O lateral esquerdo recebe e cruza rasteiro para João Neto, que chega de carrinho para balançar as redes do estádio em Guaratinguetá. Entretanto, o assistente assinalou o impedimento do lateral tricolor. Logo depois, Medrado arranja uma boa jogada pela direita do ataque da equipe paulista e chuta, mas o goleiro Gustavo Ramalho faz uma boa defesa e manda a bola para escanteio. O jogo começou a ficar agitado.
Aos 43, novamente o Fluminense marcou um gol, e novamente o tento foi anulado. Dessa vez, Arthur cruzou para a área e Luan Brito desviou de cabeça para as redes do goleiro Neto. Entretanto, o camisa 9 estava em posição irregular, e o gol dele foi desconsiderado. Sem mais muitas emoções na partida, o primeiro tempo se encerrou.
Segundo tempo
O roteiro da primeira etapa se manteve: um jogo bem feio graças ao gramado do estádio em Guaratinguetá. A primeira chance de real perigo no segundo tempo veio apenas aos 20 minutos, e foi da equipe do interior paulista. Riquelme recebeu bom cruzamento vindo da direita da equipe do Atlético Guaratinguetá e cabeceou livre, mas a bola passou por cima do travessão do goleiro Gustavo Ramalho.
O clima do jogo ficou quente, com algumas discussões entre os atletas dos dois times e faltas fortes. Mas futebol bem jogado foi algo em falta nessa segunda etapa. Ainda deu tempo de mais uma chance perigosa na partida, aos 47 minutos. Em cobrança de escanteio, a bola passou por toda a área e sobrou para João Lourenço. O ponta tricolor chutou para o meio da área, esperançoso que alguém desviasse, e quase que João Neto consegue alcançá-la. A bola passou pela pequena área e vai para lateral. Nesse roteiro, a partida se encerrou e o jogo foi para as penalidades máximas.
PÊNALTIS: Miguel Vinícius garante a classificação tricolor
O primeiro a bater foi o camisa 10 do Fluminense, Arthur. Em cobrança em seu canto esquerdo, a joia tricolor deslocou o goleiro Neto e abriu o placar nas penalidades. No lado do Atlético Guaratinguetá, Riquelme foi quem iniciou as cobranças. O camisa 5 bateu no mesmo canto de Arthur, mas Gustavo Ramalho defendeu. 1×0 até então para o clube carioca.
Freitas foi o segundo do Flu a bater. Buscando o seu ângulo direito, a bola bateu na trave. Porém, Khallyl, o segundo a bater do Guaratinguetá, também perdeu, dessa vez batendo para fora. Ainda 1×0 para o Fluminense.
O lateral Jhonny foi o terceiro a bater para o tricolor. Acertou no mesmo canto da primeira cobrança da equipe, no canto esquerdo. Neto foi na bola, mas ela foi para o gol. No lado da equipe do interior paulista, Felipe bateu no mesmo canto, e converteu a primeira cobrança do Atlético Guaratinguetá na disputa.
João Lourenço marcou o terceiro para o Fluminense. Em cobrança rasteira em seu lado direito, Neto chega a tocar na bola, mas ela morre dentro do gol. Medrado foi o próximo da equipe de Guaratinguetá a bater, e acertou, deixando a responsabilidade nos pés de Miguel Vinícius e nas mãos de Neto.
O camisa 23 do Flu bateu na esquerda do goleiro e converteu para o Fluminense, garantindo a classificação da equipe para a próxima fase da Copinha.