Avaí consegue a virada e elimina o Flamengo da Copinha

Cássio marcou os dois gols da classificação dos Leões da Ilha

Na noite desta quinta-feira (12), em Jaú, Flamengo e Avaí se enfrentaram por uma vaga nas oitavas de final da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Fazendo um segundo tempo brilhante, o time de Santa Catarina conseguiu a virada sobre os cariocas e cravou a classificação.

Márcio Torres escalou o Fla com novidades para a estreia na fase de mata-mata da Copinha, começando pelo gol. João Vitor começou como titular já que Dyogo Alves voltou para o Rio de Janeiro para integrar o elenco que disputará a estreia Rubro-Negra no Campeonato Carioca. No meio campo, uma situação parecida. Com a volta de Weverson ao Rio pelo mesmo motivo de Dyogo Alves, Daniel Rogério começou como titular pelo meio.

De resto, o time se manteve o mesmo em relação aos que entraram em campo para fechar a fase de grupos contra o XV de Jaú.

Por sua vez, Raphael Laruccia manteve o mesmo esquema e a quase mesma escalação utilizadas na vitória do Avaí sobre o Catanduva na última rodada da fase de grupos. A única mudança foi no meio campo: Diego entrou no lugar de BG na primeira linha do meio campo.

Da mesma forma que o Flamengo, o Avaí também optou por jogar a Copinha com uma equipe mais jovem ao dar oportunidade para jogadores mais experientes (mais próximos da faixa dos 20 anos) à integrarem o elenco profissional para a disputa do estadual. No caso do Leão da Ilha, a disputa do Campeonato Catarinense.

Primeiro tempo

Não demorou muito até que o placar da partida fosse inaugurado. Felipe Lima recebeu de Daniel Rogério para marcar de cabeça logo aos dois minutos, na primeira chegada Rubro-Negra no jogo. Apesar do golpe cedo na partida, o Avaí não se abalou.

O jogo ficou bastante equilibrado com ambas as equipes conseguindo chegar ao ataque e levando algum perigo à meta adversária. Dos dois lados, também, ficou evidente a preferência pelas escapadas laterais e pela aposta nos cruzamentos na área – com Flamengo e Avaí levando bastante perigo nesse tipo de jogada.

A partir dos 25 minutos, o Avaí buscou aumentar o ritmo e forçou o trabalho de João Vitor no gol Rubro-Negro. Do lado do clube carioca, as melhores chances surgiram pelo lado direito com Rodriguinho, grande parte das vezes buscando o cruzamento (no alto e rasteiro), forçando o trabalho de Arthur no gol do outro lado.

Nos últimos 15 minutos da etapa inicial, o panorama seguiu o mesmo. Com o Avaí trabalhando pelo empate – que veio nos segundos finais. Em cobrança de escanteio, Cássio subiu mais alto que todo mundo para cabecear sem qualquer chance de defesa para João Vitor.

Com um gol dentro do primeiro minuto e um gol dentro do último minuto, o jogo foi para o intervalo empatado em 1-1.

Segundo tempo

Se no início do primeiro tempo o Flamengo surpreendeu, na volta do intervalo foi o Avaí quem teve a grande chance. Modesto, duas vezes, esteve perto de conseguir a virada para a equipe catarinense mas parou no goleiro Rubro-Negro e depois na trave. Em suma, os primeiros iniciais da etapa complementar foram de domínio do Avaí.

Assim, não demorou até o clube carioca sofreu um grande golpe aos 15 minutos. Cássio, de novo de cabeça, marcou o gol da virada avaiana. A assistência, como no primeiro gol do camisa 18 do Avaí, foi de Cadu. Basicamente, um replay do gol de empate.

Pouco depois do gol, o zagueiro Willian sentiu uma lesão e precisou ser substituído do lado dos Leões da Ilha. Marcon entrou no lugar do defensor. O Flamengo, por opção do treinador, promoveu duas mudanças do seu lado: Dudu e Pedrinho entraram nos lugares de Daniel Rogério e Felipe Lima, autor do primeiro gol.

Com times mais jovens, de ambos os lados alguns jogadores começaram a sentir câimbras necessitando de atendimento. Acima de tudo a partir dos 20 minutos finais de jogo. Por conta disso, mais uma vez, o Avaí foi obrigado a mudar de novo: Faveri saiu para a entrada de BG.

Para os 10 minutos finais, mais mudanças dos dois lados. No time carioca, Ariel entrou no lugar de Rodriguinho, que estava amarelado, enquanto Laruccia colocou Luis e João Pedro nos lugares de Modesto e Cadu. E a partir de então, começou a pressão final Rubro-Negra.

A opção principal seguiu sendo com os cruzamentos na pequena área e o Flamengo levou certo perigo, mas a defesa avaiana foi muito bem parando todas as tentativas dos cariocas. A dois minutos do fim do jogo, já na prorrogação, a em cobrança de falta, Ryan Luka recebeu na medida e cabeceou na trave.

Apesar das tentativas, o tetracampeão ficou pelo caminho. Fim de jogo: Flamengo 1-2 Avaí.

Próximo compromisso

Com a vitória sobre o Flamengo, o Avaí avança para enfrentar o Floresta-CE na próxima fase da Copinha de 2023.

 

 

você pode gostar também