Pela primeira rodada do Campeonato Carioca, o Flamengo recebeu a Portuguesa no Maracanã e, apesar do pequeno susto no fim do primeiro tempo, dominou a partida durante os 90 minutos e venceu com tranquilidade. A vitória por 4-1 sobre a Lusa marcou não apenas a estreia do time principal Rubro-Negro, mas também do treinador Vitor Pereira.
Para sua estreia no comando do Flamengo, VP escalou o time no 4-4-2 com Santos no gol e com a defesa sendo formada por Varela, Fabrício Bruno, David Luiz e Ayrton Lucas. No meio campo, Thiago Maia, Gerson, Everton Ribeiro e Arrascaeta com Gabriel e Pedro no ataque.
A expectativa era que Léo Pereira fosse o titular ao lado de David Luiz, no entanto, o zagueiro sentiu dores e desfalcou o time juntamente com Rodrigo Caio e Filipe Luis. Outra ausência sentida entre os escalados foi João Gomes, que está muito perto de concluir sua ida ao Wolverhampton (Inglaterra).
O treinador Felipe Surian, por sua vez, optou pelo 4-3-1-2 com João Lopes no gol e Watson, Fredson, Reginaldo e Yuri na linha defensiva. Na primeira linha de meio campo, Wellington Cézar, Fernandes e Vinícius Kiss, com Anderson Rosa um pouco mais avançado. Enfim, a dupla de ataque foi formada por Edson Cariús e Jean Carlo.
Primeiro tempo
Desde o início o domínio Rubro-Negro, a Portuguesa tentou surpreender logo aos dois minutos, mas Santos saiu bem do gol não dando espaço para sustos. Dai em diante, só deu Flamengo.
David Luiz aproveitou muito bem os espaços em campo para achar companheiros livres entre as linhas e levar o Flamengo ao ataque. Porém, Pedro abriu o placar com uma jogada trabalhada pela lateral do campo.
Ayrton Lucas afastou a bola de cabeça no que acabou sendo um passe para Arrascaeta. O uruguaio conduziu e Ayrton passou pela esquerda para receber – e recebeu. Então, o lateral esquerdo cruzou para Pedro, de peito, empurrar para o gol aos 11 minutos.
Após o gol, o Flamengo seguiu fazendo valer sua superioridade e pouco antes da parada técnica, Arrascaeta apareceu de novo com um belo passe elevado para Varela, que passava livre por trás da defesa, porém, o lateral direito não pegou bem na bola que saiu em tiro de meta.
Logo na volta da parada técnica, Everton Ribeiro quase marcou um gol ontológico no Maracanã após combinação com Arrascaeta e Pedro. No entanto, a tentativa de Everton Ribeiro de encobrir o goleiro acabou saindo pela rede superior do gol defendido por João Lopes.
O Rubro-Negro seguiu controlando a partida, sobretudo em seu campo de ataque. Mas a Lusa conseguiu algumas chances em cruzamentos e em uma cobrança de falta na entrada da pequena área, porém levando pouco perigo.
A Portuguesa tentou pressionar o Flamengo em seu campo de defesa, mas não deu certo. E em uma situação dessas o time da Gávea aumento: Pedro foi conduzindo desde o campo de defesa e já na entrada da pequena área passou para Gabriel. O camisa 10 tira o marcador com um toque e bate forte de perna esquerda. O goleiro ainda toca na bola, mas não conseguiu impedir que ela entrasse.
Pouco depois, em bobeada da defesa do Fla, Ayrton Lucas tentou recuar de cabeça para Santos, porém, o recuo sobrou nos pés de Cariús que diminuiu a desvantagem da Lusa no Maracanã. Apesar do erro, os comandados de Vitor Pereira não se deixaram abalar e retomaram a postura anterior. Logo, o jogo foi para o intervalo com o 2-1 no placar.
Segundo tempo
A etapa complementar começou com um susto: Cariús pisou forte em Thiago Maia e o meia precisou ser atendido. No fim das contas, o camisa 8 voltou e seguiu normalmente no jogo.
Aos cinco minutos, o Fla conseguiu um escanteio. A cobrança de Arrascaeta foi curta buscando Ayrton Lucas que passou para Pedro. O camisa 9 perdeu o domínio, mas logo o retomou e com um giro de pivô de futsal, tirou a marcação e cruzou rasteiro, a bola passou pela pequena área e sobrou em Fabrício Bruno que, livre, só precisou empurrar para o gol e recolocar a vantagem de dois gols do Rubro-Negro no placar.
O jogo, então, seguiu a mesma tônica do primeiro tempo com o time de Vitor Pereira concentrando e dominando a partida em seu próprio campo de ataque. O Fla buscou trocar passes próximo a pequena área buscando espaços para colocar a bola nos pés de Pedro ou Gabi. Porém, grande parte o time errava o último passe e a jogava acabava.
Aos 15 minutos, a Lusa chegou ao ataque com perigo obrigando Santos a fazer uma grande defesa. A jogada terminou com uma tentativa de fora da área que passou perto, entretanto, indo direto para fora. Assim, o Flamengo retomou a posse para trabalhar em busca do terceiro gol.
Aproveitando a parada técnica, Vitor Pereira fez uma mudança tripla: Matheuzinho, Cebolinha e Marinho entraram nos lugares de Varela, Arrascaeta e Everton Ribeiro.
Em nova bobeada do Flamengo, aos 20 minutos, a Portuguesa ganhou um escanteio cuja jogada terminou com o camisa 5 da Lusa finalizando forte, de longe, levando muito perigo à meta defendida por Santos que observou a bola raspando a trave. Não muito depois, mais duas mudanças de VP: Pedro e Gerson saíram para as entradas de Erick e Vidal.
Com isso, o Flamengo mudou seu esquema para o 4-3-3 com Gabriel pelo centro e Cebolinha e Marinho nas pontas. Vidal e Erick se juntaram a Thiago Maia enquanto a defesa se manteve a mesma.
Já aos 40 minutos, Gabriel resolveu virar meia por um lance e achou um passe espetacular para Matheuzinho que entrou na área buscando a linha de fundo e achando espaço para passar para Thiago Maia, que pegou de primeira e bateu no canto superior esquerdo para fazer o quarto do Flamengo.
FIMMMMMMMMMMMMM DE JOGO NO MARACA! O Mengão goleia a Portuguesa por 4 a 1, pelo Carioca, com gols de Pedro, Gabigol, Fabrício Bruno e Thiago Maia! Coisa linda, Nação! #CRF #VamosFlamengo pic.twitter.com/N0EIUrajH9
— Flamengo (@Flamengo) January 15, 2023
Próximos compromissos
Na segunda rodada do Campeonato Carioca, o Flamengo enfrentará o Madureira na quarta-feira (18) às 19h (horário de Brasília) no Estádio Kleber Andrade. Por sua vez, a Portuguesa receberá o Boavista no Luso-Brasileiro também na quarta-feira (18) mas às 21h (horário de Brasília).