O sonho possível para o Atlético Mineiro

Contexto

Após uma temporada de alto nível com investimento de mecenas, o Atlético Mineiro chega pra 2021 reforçado, mesmo tendo perdido sua peça principal, o treinador argentino Jorge Sampaoli. Na última edição do Brasileirão em 2020, o Galo ficou em 3º lugar após os 38 jogos. Mesmo liderando o campeonato em boa parte da competição, o clube encerrou com 68 pontos, 20 Vitórias, 8 empates e 10 derrotas. Ficou a apenas uma vitória do título que acabou com seu maior rival interestadual, o Flamengo.

Com os reforços da temporada, o Galo agora atingiu um novo patamar. Se antes já encantava como uma das equipes mais fortes e dominantes do país no comando de Sampaoli em 2020, agora em 2021 com a chegadas de Ignácio “Nacho” Fernandez, meio campista que veio direto do River Plate de Marcelo Gallardo, e com o famoso atacante Hulk, o Galo se tornou uma potencia. Além dos dois craques, o time teve o reforço de peso com a chegada do volante Tchê Tchê e o lateral-esquerdo Dodô, ambos com muita categoria e dão conta do recado.

No momento, comandado por Cuca, que teve uma sequencia ruim no início de seu trabalho e acabou gerando insatisfação da maior parte da torcida, o clube é o principal time da fase de grupos da Libertadores da América. Chegou aos 16 pontos na competição, com 5 Vitórias e 1 empate. É o líder geral da fase de grupos, e o time a ser evitado no sorteio das oitavas.

Destaques do time

Com um time forte desde a sua reformulação em 2020, o Galo conta com inúmeras estrelas e craques para a temporada. O principal deles talvez seja o meia argentino, Nacho Fernandez. Com pouco tempo no clube, o jogador já mostrou a que veio. Tendo anotado 3 gols e 4 assistências em 12 partidas, o jogador é o cérebro do time comandado por Cuca. O jogador veio para fazer história no clube mineiro e voltar a erguer uma Libertadores e outras taças, assim como fez no River Plate. Com 31 anos, o argentino ainda tem muito a entregar ao futebol brasileiro nas próximas temporadas.

Além de Nacho, o time conta com outros grandes jogadores. Talvez os principais além do argentino, sejam Hulk e o jovem Matias Zaracho.

Hulk já é um velho conhecido da torcida brasileira, tendo passagens pela seleção em algumas vezes, campeão da Copa das Confederações e jogou a Copa do Mundo de 2014. No Atlético, o jogador teve um início difícil até se adaptar. Começou jogando como ponta, que é sua posição de origem, mas logo se mudou para a posição centra do ataque, atuando de centroavante. E com seu porte físico e sua qualidade, Hulk não decepcionou. Aos 36 anos, o atacante já possui ótimos números pelo Galo. 8 gols e 3 assistências em 16 jogos, sendo o artilheiro da Libertadores até o momento, com 6 gols anotados na competição.

E por fim, a contratação mais cara da história do clube. Matías Zaracho. O meia argentino que veio do Racing Club de Avellaneda e é uma das esperanças da seleção argentina no futuro. Com status de “promessa“, Zaracho correspondeu bem a esse título recebido em seu país natal. Com um começo conturbado no clube em 2020, o jogador acabou chegando no Galo após quase 8 meses sem jogos no Racing, totalmente fora de ritmo. E com isso, acabou se lesionando e contraindo Covid, o que o levou a disputar apenas 5 jogos com a camisa alvinegra sob o comando de Jorge Sampaoli. Porém com Cuca, Zaracho já tem mostrado serviço. Sendo consierado por muitos um dos melhores meias atuando no país, o atleta de 23 anos ainda tem muito a nos mostrar sobre seu futebol.

O Time Base

Jogando no clássico e padrão esquema do futebol, o famoso 4-3-3, o Galo conta com:

Everson

Guga, Igor Rabello, Junior Alonso, Guilherme Arana

Tchê Tchê

Zaracho e Nacho Fernandez

Savarino, Hulk e Keno

O time começa por Everson, o grande goleiro que trabalha bem tanto com as mãos, quanto com os pés. Sendo fundamental na construção das jogadas, o goleiro tem um excelente passe e 100% de aproveitamento na função na Libertadores, mesmo contestado pela minoria da torcida, o goleiro vem se provando a cada dia como um grande profissional e atleta. A dupla de laterais é uma das melhores do país, sendo ambos titulares da seleção olímpica. Além deles, a defesa do Atlético, que era bastante contestada na temporada anterior, conseguiu se encontrar e é a melhor da Libertadores até o momento, tendo uma dupla sólida com Igor Rabello e o paraguaio Junior Alonso. O meio de campo vem com bastante qualidade com a dupla argentina e o volante Tchê Tchê, o homem de confiança de Cuca. E no ataque temos a dupla do momento, Savahulk. Composta pelo venezuelano Jefferson Savarino, um ponta direita rápido e com bastante poder de drible e finalização, ele vem junto do centroavante Hulk, sendo o diferenciar da equipe. Do outro lado temos o grande Keno, um ponta bastante rápido e com a melhor qualidade de drible no mano a mano do país, sendo uma arma letal e fundamental para a equipe.

Com esse time base de peso, o Galo conta ainda com seu elenco vasto. Confira:

Goleiros: Rafael e Matheus Mendes

Laterais: Mariano e Dodô

Meias/Volantes: Alan Franco, Allan, Hyoran, Jair, Nathan e Dylan Borrero

Atacantes: Marrony, Eduardo Vargas, Sasha, Savinho e Diego Tardelli

Expectativa da temporada

Com essa equipe avassaladora, o Galo vem na expectativa de finalmente quebrar o jejum do campeonato Brasileiro que ja perdura há 50 anos. Ficou no quase em algumas edições nos últimos anos como em 2012, 2015, 2016 e 2020, porém esse ano vem com tudo para a brigar pelo título. Além do Brasileirão, o Galo tem em mente as duas copas em disputa. A Copa Libertadores, que é a principal competição da temporada, onde o Galo pe o melhor time ate o momento, e a Copa do Brasil, que se inicia na próxima semana.

O Brasileirão se inicia nesse final de semana, e logo na primeira rodada, o Galo encara o Fortaleza dentro de casa no Mineirão, no domingo.

Será que finalmente o Bicampeonato Brasileiro vem?

você pode gostar também