Conheça os destaques da copinha 2023

Conheça os jogadores que mais brilharam nessa copinha e que devem ter oportunidades em seus clubes durante a temporada.

A Copa São Paulo de Futebol Junior chega ao fim amanhã com a final entre Palmeiras x América Mineiro, as 15:30, no Estádio do Canindé. Uma competição recheada de oportunidades e talentos, muitos jovens brilharam durante a maior competição de base do mundo.
 
Conheça os jogadores que mais brilharam nessa copinha e que devem ter oportunidades em seus clubes durante a temporada. Tem atleta dando a volta por cima e até jogador chamando atenção de clubes europeus. Confira!
 

Adyson — 17 anos (América-MG)

Adson é um dos destaques do América-MG e está na final da Copa São Paulo
Foto: Mourão Panda/América-MG

 

Sempre dando amplitude para sua equipe, Adyson utiliza da sua velocidade e sensibilidade para driblar e gerar espaço na defesa adversaria. Com espaço Adyson se torna duplamente perigoso, tem uma boa finalização de média e longa distância, além de conta com uma visão de jogo que gera desmarques em profundidade. Apesar de atuar como ponta direita para ter maior facilidade para finalizar, Adyson apresenta facilidade de cortar para dentro e cruzar a bola para área. Apesar de ser um jovem jogador em formação a mentalidade de Adyson chama a atenção, muito confiante e “gelado” em suas ações, como, por exemplo, na “cavadinha” contra o Red Bull Bragantino pelas oitavas de final. Apesar dos 19 anos e apenas 7 jogos como profissional, Adyson se prova pronto para a categoria profissional.
 

Ivonei— 20 anos (Santos)

Ivonei foi um dos destaques da Copinha com o Santos
Foto: Pedro Ernesto Guerra Azevedo/Santos FC

 

Muito experiente, o meio campista do Santos, já atuou em 30 jogos pela equipe profissional, a maioria vindo do banco de reservas.

 
Fez seu primeiro e único gol contra o Internacional em novembro 2020. Por ter subido muito cedo, como é natural, não se firmou, preferiu voltar para base e hoje está mais maduro e pronto para vingar. Ivonei atuou nessa copinha como segundo volante, fez muito bem o trabalho de armar o time, faz a leitura de como sua equipe está posicionada e distribui a bola para os corredores com superioridade do seu time.
 
O meio-campista do Santos trabalha muito bem em todas as fases do jogo e em todos os setores, faz boas leituras e se posiciona sempre no melhor lugar para receber o passe. Ivonei toma boas decisões no último terço de campo, tem um último passe que quebras linhas, deixa o seu companheiro na cara do gol e pisa muito na área adversaria. Também finaliza muito bem de média e longa distância, como se observa pelo gol atrás do meio de campo contra o Bahia pela 3 fase da Copinha. 
 
Ivonei fez 4 gols e deu 2 assistências, além de se tornar um meio campista moderno box-to-box, que cria, desarma e dá o dinamismo que quer para o jogo, com isso deve voltar a atuar pela equipe profissional do Santos.
 

Kevin— 20 anos (Palmeiras)

Kevin é um dos destaques do Palmeiras pela Copa São Paulo
Foto: Fabio Menotti/SE Palmeiras

 

O ponta esquerdo do Palmeiras é apontado por muitos como o craque desta copinha. Kevin vem despertando interesse de clubes europeus como o Shakhtar Donetsk, que já fez contato com o verdão para negociar o camisa 11.
 
Kevin se notabiliza pela sua velocidade, sua mudança de ritmo e seu forte 1 × 1, com um arsenal enorme de dribles, o atacante do Palmeiras quebra as linhas do adversário e abre espaço para finalizar ou servir o melhor companheiro colocado.
O camisa 11 do Palmeiras trabalha muito bem com o jogo apoiado, as tabelas com David Kauã ou Pedro Lima, criando oportunidades de gol para o verdão.
 
Com 5 gols na competição, Kevin tem enorme facilidade para cortar para o meio e finalizar de direita (pé dominante), porém, também consegue ir até à linha de fundo e cruzar com a perna não dominante para seu companheiro finalizar. Com uma visão de jogo privilegiada e um bom passe, Kevin conta com 5 assistências na Copinha.
Por ter uma mentalidade forte e ser muito bom tecnicamente e fisicamente, Kevin aponta como um jogador pronto para jogar no profissional.
 

Luan Campos — 20 anos (América-MG)

Luan Campos é um dos principais destaques do América-MG na Copa São Paulo 2023
Foto: Luan Cristino
O ponta esquerda/direita do América Mineiro, que fez um hat-trick contra o Santos na Vila Belmiro pelas semifinais da Copinha conta com 4 gols e 3 assistências nessa edição. Luan Campos conta com uma arrancada de muita velocidade (utilizada para puxada de contra-ataque, pelo esquema de jogo de seu time).
 
Extremamente físico, o ponta do América-MG dificilmente perde disputas corpo a corpo. Luan prefere utilizar dribles longos em progressão, porém, também conta um arsenal de dribles curtos, muito utilizados dentro da área adversária. Com uma perna direita potente, Luan Campos atua mais como ponta esquerda, buscando sempre o corte para o meio e finalizando. Além disso, chuta muito bem de fora da área, e é batedor de falta e pênalti.
 
Com um bom passe, Luan pode atuar também na ponta direita para dar mais profundidade indo até a linha de fundo e cruzar. Luan Campos é mais um jogador pronto para subir para o profissional e que alguns clubes da Europa já estão de olho.
 

Pedro Junqueira— 18 anos (Goiás)

Pedro Junqueira já disputou jogos como profissional pelo Goiás
Foto: Heber Gomes
 
O camisa 9 do Goiás nessa copinha, atua em qualquer posição no ataque, por conta de sua velocidade, sua capacidade de conduzir e progredir com a bola.
 
Jogando como centroavante nesta edição, Pedro mostra muita força física, sustentando a pressão e com um grande repertório de dribles para escapar da marcação.
 
Pedrinho se notabiliza por suas ações no terço final de campo, com um ótimo ultimo passe cria diversas oportunidades de gol, características que já rendeu uma assistência pelo profissional e uma nesta Copinha.
Outra característica de Pedrinho no terço final é sua qualidade na hora de concluir. Tem uma finalização apurada, um ótimo posicionamento, chuta bem de média e longa distância e tem um excelente controle corporal, que o permite por exemplo girar para finalizar, como no gol contra o Sport pelas quartas de final. Pedro Junqueira também é um bom cobrador de faltas e pênaltis.
 
A mentalidade de Pedro Junqueira chama atenção, tem uma liderança instintiva e muita atitude, o tipo de jogador que puxa fila no treino. Pedrinho que já conta com 13 jogos pelo profissional durante o ano passado, deverá ter mais oportunidade após excelente copinha.

Pedro Lima — 19 anos (Palmeiras)

Pedro Lima é o maestro do Palmeiras sub-20
Foto: Fabio Menotti

 

O meio campista do Palmeiras é um jogador especial. Privilegiado fisicamente, muito técnico e com ótima leitura de jogo, o canhoto Pedro Lima tem controle do jogo em todas as suas fases.

Atuando mais como segundo homem de meio de campo durante essa copinha, Pedro se destaca pela sua versatilidade, podendo jogar em qualquer posição no meio de campo e até de zagueiro como já fez pelo sub-14.

Apesar de ser muito seguro em suas ações defensivas, Pedro Lima se destaca como um construtor de jogadas. Sempre de cabeça erguida, o maestro do Palmeiras, dá a dinâmica que quer ao jogo, utilizando de passes verticais e infiltrações para quebrar as linhas de defesas do adversário. Pedro Lima chega muito bem para finalizar dentro e próximo à área.

O maestro do Palmeiras conta com 2 gols e 1 assistência nessa Copa São Paulo. Pronto para subir para o profissional, o meio campista moderno (box-to-box) não é o substituto ideal para Danilo, pois atuando mais a frente Pedro Lima consegue demonstrar toda sua genialidade. 

 
 
você pode gostar também