Defesa se destaca e Barcelona se consolida na temporada

O setor é um dos responsáveis pela melhora do time catalão

Nos últimos anos, o Barcelona sofreu com sua linha defensiva. Muitos jogadores foram titulares e não conseguiram trazer consistência ao time, como Lenglet, Umtiti, Dest e Mingueza. Na janela de transferências do início da temporada 22/23, Jules Koundé e Andreas Christensen chegaram para reforçar a zaga e mudaram o patamar do time. Agora, o setor defensivo tem se mostrado cada vez mais sólido.

No primeiro turno do Campeonato Espanhol, o Barcelona sofreu apenas sete gols e em 14 das 19 partidas, Ter Stegen não foi vazado. Quando comparado a outros times, esse dado é ainda mais impressionante. Nenhuma equipe das cinco grandes ligas europeias tem números melhores que o Barça.

Na Liga dos Campeões, o time catalão sofreu com muitas lesões no setor. No mês de outubro, decisivo para a competição, apenas Ter Stegen foi titular em todos os jogos, o que culminou na eliminação precoce do Barcelona. Mas houve uma virada de chave, os jogadores se recuperaram e a equipe se fortaleceu.

+ Siga o Na Beira no Twitter

Fortaleza blaugrana

Defesa do Barcelona
Foto: Getty Images

Em 2023, o Barcelona tem demonstrado sua melhor versão. Mesmo quando teve Eric Garcia como titular, o time se mostrou concentrado e eficaz, além de veloz na cobertura dos contra-ataques adversários. Parte desta estabilidade passa pelas mãos de Ter Stegen. O goleiro vem de excelentes atuações, com muitas defesas decisivas.

“Isso diz muito sobre a linha defensiva, a pressão alta, o plano de jogo e como todos os jogadores se sacrificam. O time deixa a alma em campo”, declarou Xavi após a vitória sobre o Atlético de Madrid.

Ronald Araújo é um desses jogadores que faz de tudo pela equipe. O uruguaio se tornou a peça central da defesa blaugrana e é um líder nato dentro de campo. Além do enorme comprometimento defensivo, Araújo aparece na parte ofensiva, marcando gols.

Dos novatos, Christensen chegou com muita desconfiança da torcida. Vindo de graça do Chelsea, foi rotulado como menos valioso que Rüdiger, ex companheiro no clube inglês e hoje jogador do Real Madrid. Mas foi se tornando um dos pilares do eixo de defesa do Barcelona. O dinamarquês é um jogador silencioso, que faz o difícil parecer simples. Ao lado de Araújo, alcançou uma estabilidade invejável.

A cereja do bolo é Jules Koundé. O francês, ex-Sevilla, chegou ao time catalão depois de uma longa novela no verão europeu. Alvo do Chelsea, Koundé escolheu o Barcelona como destino para atuar como zagueiro, mas seus planos mudaram. Sob o comando de Xavi, ele tem atuado na lateral direita e, junto com Araújo e Christensen, solidifica a área de Ter Stegen.

Futuro dourado

Alejandro Balde em duelo na partida contra o Betis. Foto: German Parga/FC Barcelona

 

Para completar a defesa, o jovem Alejandro Balde vem surpreendendo. Eleito o melhor da partida contra o Betis, o lateral-esquerdo tem crescido muito na posição, mostrando repertório vasto e melhora na parte física. Caso permaneça neste nível, será um forte concorrente para o prêmio Golden Boy.

Com uma linha defensiva forte, o Barcelona consegue ganhar mais duelos e, assim, atacar por mais tempo e em melhores condições, fazendo com que o meio-campo e o ataque possam ter mais espaço para ferir o adversário. Dessa forma, a defesa do Barça traz a estabilidade que sustenta o esquema de Xavi e faz com que a equipe possa lutar por mais títulos na temporada.

você pode gostar também