Barcelona sofre, mas vence Villarreal fora de casa

Com a vitória, o time catalão aumenta diferença na liderança para Real Madrid.

O Barcelona venceu o Villarreal por 1 a o, neste domingo (12), no Estádio de la Cerámica. Em uma das partidas mais difíceis da temporada, o Barça soube sofrer e contou com sua defesa para conseguir aumentar a diferença para o vice-líder, Real Madrid, em 11 pontos. 

Antes do início da partida, os jogadores dos dois times entraram em campo utilizando camisas simbolizando o apoio às vítimas do terremoto ocorrido na Turquia e na Síria.

Primeiro tempo

Barcelona celebrando gol de Pedri
Barcelona celebrando o gol de Pedri. Foto: Mateo Villalba/Quality Sport Images/Getty Images

Nos minutos iniciais, o Villarreal apostou em uma pressão alta bastante corajosa, enquanto o Barcelona tentou explorar as costas da defesa adversária. Aos três minutos, Lewandowski saiu na cara do gol depois de um belo passe de Pedri, mas Reina defendeu. 

Os primeiros minutos foram de muita disputa e faltas. Aos 10, Ronald Araújo fez corte providencial que impediu Yeremy Pino de ficar cara a cara com Ter Stegen. 

Já aos 17, depois de uma bela jogada coletiva, Pedri abriu o placar. Tudo começou com uma recuperação de Koundé, passando por Raphinha e Lewandowski. Agora, entende-se o porquê de Xavi querer Pedri perto da área rival, jogando melhor com Lewandowski e aproveitando os espaços deixados pelos adversários. Os últimos cinco gols do meia em LaLiga foram para abrir o marcador para o Barcelona. 

Depois de um passe de Frenkie de Jong, aos 26 minutos, Lewandowski foi parado mais uma vez por Reina dentro da área. O Barcelona continuou mantendo o controle da partida, mas o Villarreal tentava chegar ao ataque cada vez mais. Aos 29, o time da casa tentou trocar passes dentro da área, mas Ronald Araújo afastou qualquer perigo. Quatro minutos depois, Coquelin sentiu o joelho em dividida com Kessie e precisou ser retirado de maca. Chukwueze foi quem o substituiu. 

Mesmo tendo maior posse de bola, o time da casa não conseguia chegar com perigo. O mesmo acontecia com o Barcelona, algumas chances boas criadas mas sem boas definições. 

Aos 43, Ronald Araújo foi amarelado depois que a bola resvalou em sua mão perto da área. Foi o quinto amarelo do uruguaio, que perderá a próxima partida do Barça em LaLiga contra o Cádiz, no Camp Nou. Na cobrança, o Villarreal mandou longe, sem perigo para Ter Stegen. Já nos acréscimos, Morales teve uma grande chance de empatar depois de passe errado de Pedri, mas mandou para fora.

Segundo tempo

Lewandowski durante a partida. Foto: Divulgação/FC Barcelona

A segunda metade do jogo começou com o Villarreal tentando chegar ao empate, mas sem tanto perigo. Do outro lado, o Barcelona não conseguia segurar a bola. Aos 49, Baena recebeu amarelo por falta em Lewandowski no meio-campo. Já aos 54, Yeremy Pini chegou com perigo, mas Koundé garantiu o tiro de meta para Ter Stegen. Dois minutos depois, Lewandowski perdeu sua terceira chance clara de gol. 

O jogo continuou marcado por muitas faltas dos dois lados, com cartões amarelos para Koundé e Frenkie de Jong. Aos 60, Ronald Araújo salvou grande chance de Yeremy Pino, jogando para escanteio. Três minutos depois, Raphinha chutou mascado depois de um belo passe de Lewandowski. As duas equipes continuaram desperdiçando diversas oportunidades.

O Villarreal começou a crescer na partida e aos 76 minutos, Araújo salvou mais uma vez o Barça. A partir disso, o jogo acalmou ainda que ambos os times buscassem o gol. O zagueiro uruguaio ainda salvou mais uma chance do Villarreal aos 82. Os últimos minutos foram de muita pressão do time da casa. Aos 90, a bola até chegou ao fundo das redes do Barcelona, mas foi assinalado o impedimento. Nos acréscimos, o Barcelona continuou sofrendo, mas conseguiu segurar o resultado.

Melhor da partida

Pedri celebrando seu gol. Foto: Aitor Alcalde/Getty Images

Pedri foi eleito o melhor jogador da partida. Ele foi a referência do Barcelona, ditando o ritmo e deixando os rivais para trás. O espanhol é o segundo melhor artilheiro do Barça nesta temporada na liga com 6 gols, atrás apenas de Lewandowski, com 14. Mas o zagueiro Ronald Araújo poderia ter levado o prêmio. Em uma partida quase perfeita, o uruguaio salvou o Barça em diversas oportunidades e garantiu mais um jogo de Ter Stegen sem ser vazado. 

+ Siga o Na Beira no Twitter

Próximos compromissos 

O Villarreal enfrenta o Mallorca, fora de casa, no próximo sábado (18), às 14h30, pelo Campeonato Espanhol. Já o Barcelona volta a campo nesta quinta-feira (16), às 14h45, quando recebe o Manchester United, no Camp Nou, pela Liga Europa.

você pode gostar também