O Barcelona venceu o Cádiz por 2 a o, neste domingo (19), no Camp Nou. Com show de Ferran Torres e sem surpresas, o Barça voltou a se isolar na liderança do Campeonato Espanhol, oito pontos a frente do Real Madrid. Já o Cádiz corre o risco de entrar na zona de rebaixamento, caso o Valencia vença o Getafe nesta segunda-feira (20).
Primeiro tempo
O Cádiz optou por fortalecer seu meio-campo e apostar nos contra-ataques, mas o Barcelona foi dominando a partida logo no início como previsto. Apesar desse domínio, até os 13 minutos, não houve nenhuma chance clara de gol. O Barcelona tocava a bola tentando achar um espaço para infiltração, já que o Cádiz estava compactado.
Aos 14, Ansu Fati furou dentro da área depois de um bom cruzamento de Balde. Um minuto depois, Christensen salvou o Barça desviando um chute de Bongonda dentro da área. Já aos 19, o Cádiz chegou a abrir o placar com Roger Martí depois de um bom lançamento, mas o impedimento foi assinalado pelo assistente e o jogo seguiu 0 a 0.
Apesar do domínio da posse de bola, o Barcelona tinha muitas dificuldades para definir a partida. A marcação do Cádiz estava bem postada e não permitia chances tão claras. Lewandowski não conseguia ganhar nenhuma dividida e parecia desconectado do jogo.
Aos 35, Sergi Roberto mandou uma boa oportunidade por cima do gol adversário. O Barça continuava com maior volume de jogo, mas não conseguia definir com precisão. Aos 41, Ferran Torres cruzou para Lewandowski, que foi atrapalhado por Iza Carcelén e desperdiçou mais uma oportunidade.
Tudo mudou aos 43, quando Ferran Torres fez grande jogada, cruzou para Lewandowski cabeceou em cima do defensor do Cádiz e Sergi Roberto mandou para o fundo das redes no rebote. Com o time visitante ainda atordoado, Lewandowski ampliou o placar três minutos depois do primeiro. Agora, ele amplia a liderança na artilheria de LaLiga com 15 gols.
No primeiro tempo, Ferran Torres foi o jogador mais agressivo do Barcelona no jogo, sempre buscando jogadas individuais e indo para cima da marcação. Foram oito dribles concluídos e quatro chances criadas nos primeiros 45 minutos. Foi a sua primeira partida como titular em LaLiga em três meses..
Segundo tempo
A segunda metade do jogo começou com o Barcelona dominando a maior grande das jogadas ofensivas. Aos 50, Ferran Torres driblou um defensor, mas mandou por cima do gol. O jovem espanhol continuou sendo o alívio ofensivo do time da casa, todas as jogadas importantes passavam pelos seus pés.
Aos 58, o Cádiz teve mais um gol anulado. Dessa vez, Fali fez falta em Ter Stegen antes da bola chegar ao fundo das redes. Logo depois, Sergio González deixou o time mais ofensivo com três substituições para buscar ao menos um empate fora de casa. A partir disso, os visitantes tiveram algumas oportunidades, mas o jogo continuava morno. Durante o segundo tempo, Xavi também fez algumas alterações para poupar seus jogadores. Saíram De Jong e Lewandowski para a entrada de Kessié e Raphinha.
Já aos 77, Ter Stegen evitou o gol do Cádiz depois de uma cabeçada. Três minutos depois, Chris Ramos chutou e Ter Stegen fez uma grande defesa e a bola desviou na trave. Com as mudanças, o Cádiz cresceu no jogo, mas não parecia ser suficiente para mudar o placar. Aos 86, Lozano cabeceou na trave do Barcelona, mas nada foi suficiente para evitar a vitória do Barcelona.
Melhor da partida
Ferran Torres foi eleito o melhor jogador da partida. Ele foi a referência ofensiva do Barcelona, indo para cima, buscando as jogadas e deixando os rivais para trás. Mesmo sem gols, o jogador espanhol se destacou e fez valer a confiança de Xavi na sua titularidade. Agora, ele deixa uma pulga atrás da orelha do treinador para o jogo que define a classificação para as oitavas de final da Liga Europa.
Próximos compromissos
O Cádiz recebe o Rayo Vallecano, fora de casa, no próximo sábado (25), às 12h15, pelo Campeonato Espanhol. Já o Barcelona volta a campo nesta quinta-feira (23), às 17h, quando enfrenta o Manchester United, em Old Trafford, pela Liga Europa.