Segundo nota do Galo Futebol Feminino, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reprovou a utilização do Estádio Sesc Alterosas em suas competições. O local era a casa das categorias femininas e de base de América-MG, Atlético-MG e Cruzeiro.
A decisão ocorre a dois dias da estreia do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro Feminino A1, no sábado (25), contra o Grêmio. O Atlético jogará na segunda-feira (27), e já admitiu estar procurando alternativas para mandar o duelo contra a Ferroviária.
Caos na Logística
O Estádio Sesc Alterosas, localizado no bairro Venda Nova, recebia grande parte das partidas das categorias de base e futebol feminino dos clubes de BH. A utilização do estádio se dava devido à incompatibilidade de horários e indisponibilidade de praças maiores, como o Estádio Independência e o Mineirão. Por exemplo, o América sub-20 jogava no mesmo dia e horário do América profissional, impossibilitando a utilização do Independência.
Os três clubes da capital viverão um verdadeiro “caos” em suas logísticas. O calendário do futebol de base é extenso, assim como o do futebol feminino, e as equipes terão que agir rapidamente, atrás de um novo estádio para mandar todos estes jogos.
Alternativas
Com a indisponibilidade do Sesc Alterosas, algumas opções de estádio já podem ser especuladas. É provável que o Estádio Castor Cifuentes, localizado na cidade de Nova Lima, seja a opção número 1 de Galo, Coelho e Raposa. O “Alçapão do Bonfim” recebeu vários jogos do Brasileirão Feminino no ano passado, e estará totalmente livre no segundo semestre de 2023, quando acaba o calendário competitivo do Villa Nova.
Outra opção viável é a Arena do Jacará, em Sete Lagoas. O estádio do Democrata-SL também ficará sem calendário no segundo semestre, e a administração local goza de excelente relação com a diretoria do Cruzeiro. A Raposa mandou jogos da Série B de 2021 em Sete Lagoas, e auxiliou em um projeto de revitalização do estádio.
Além das duas praças esportivas, podemos especular o uso de mais alguns estádios na região metropolitana de Belo Horizonte. São eles o Campo Frimisa, em Santa Luzia, a Arena Vera Cruz, em Betim, e as Arenas Gregorão e Santa Cruz, em Belo Horizonte.