O Barcelona perdeu para o Almería por 1 a o, neste domingo (26), fora de casa. Essa foi a primeira vez que o Almería venceu uma partida contra o time catalão. Com a vitória, a equipe da casa conseguiu sair da zona de rebaixamento, ganhando duas posições. Já o Barça viu a diferença de pontos para o vice-líder, Real Madrid, diminuir. Agora, são sete pontos separando os dois times.
Em uma partida para esquecer, o Barcelona sofreu com as escolhas de Xavi e desperdiçou a oportunidade de chegar mais perto do título do Campeonato Espanhol.
Primeiro tempo
O jogo começou disputado, com o Almería buscando um gol já nos minutos iniciais. Apesar da expectativa antes da partida, até os 11 minutos, o time da casa tentava administrar as ações ofensivas do jogo, mas com dificuldade no passe final. O Barcelona não conseguia controlar a pressão feita pelo Almería e dava muito espaço para o adversário trabalhar a bola.
A partir dos 11 minutos, a equipe visitante começou a reter a bola, assumindo o domínio do jogo, mas com dificuldade de penetrar a área do Almería. Aos 17, Sergi Roberto desperdiçou uma boa oportunidade, cabeceando a bola por cima do gol depois de um escanteio.
Nos primeiros 20 minutos, o time da casa recuava e se defendia pelos lados e por dentro, compactando o time, o que causava problemas ao Barcelona. Aos 24, o Almería conseguiu abrir o placar. Depois de uma recuperação na defesa, Suárez cruzou e Touré fez um belo gol.
Após abrir o placar, o Almería continuou atacando e buscando o segundo, tentando se aproveitar do mal desempenho defensivo do Barcelona. Com três jogadores titulares da defesa no banco, o Barça parecia não conseguir a estabilidade necessária nas transições e vista em muitos jogos na temporada, principalmente com a dupla Araújo e Koundé, que não estavam em campo.
Aos 35 minutos, Éric Garcia levou cartão amarelo tentando impedir um contra-ataque do Almería. Três minutos depois, Lewandowski cabeceou para fora, mas sem tanto perigo. O Barcelona esteve muito abaixo do rendimento que se viu em 2023 e não conseguiu reagir no primeiro tempo.
Segundo tempo
Depois do intervalo, Xavi trocou Kessié por Raphinha. Mesmo com a mudança, o Barcelona não conseguia administrar bem a bola no último terço do campo. Apesar disso, o time pareceu acordar para a partida, algo que não tinha acontecido no primeiro tempo.
Aos 52, Xavi levou amarelo por protestar contra um tiro de meta que deveria ter sido marcado escanteio. Com isso, ele fica de fora da partida contra o Valencia. Aos 54, o juiz também amarelou Raphinha por cobrar uma falta com rapidez. Três minutos depois, Gavi protestou contra uma decisão do árbitro e também levou amarelo. Assim como Xavi, o jogador espanhol ficará de fora da próxima rodada, contra o Valencia.
Aos 59, Gavi chutou na entrada da área e a bola desviou na zaga indo para a linha de fundo. No escanteio, Rodrigo Ely novamente afastou o perigo. O time do Almería tentava apenas se defender e puxar um contra-ataque para aumentar o placar. Aos 62, Raphinha tentou esticar uma bola para Sergi Roberto que não conseguiu alcançar. O Barcelona até chegava ao ataque, mas não conseguia chutar no alvo e levar perigo ao Almería.
Foi uma das piores atuações da temporada do time de Xavi Hernández. O treinador resolveu poupar o time, mas perdeu jogadores importantes para a próxima partida de liga. O primeiro chute ao gol foi apenas aos 81 minutos. Aos 94, Ter Stegen ainda teve que impedir o segundo gol do Almería. Com isso, o Barcelona chegou a segunda derrota consecutiva depois de uma sequência de 18 partidas de invencibilidade. Essa foi apenas a segunda derrota do time catalão no Campeonato Espanhol.
Melhor da partida
O atacante El Bilal Touré, autor do gol, foi eleito o melhor da partida. Apesar da escolha, o zagueiro brasileiro Rodrigo Ely foi o grande destaque do Almería. Ele conseguiu afastar todas as melhores oportunidades do Barcelona na partida.
Próximos compromissos
O Almería recebe o Villarreal, no próximo sábado (4), às 12h15, pelo Campeonato Espanhol. Já o Barcelona volta a campo nesta quinta-feira (2), às 17h, quando enfrenta o Real Madrid, no Santiago Bernabéu, pela partida de ida das semifinais da Copa do Rei.