Depois de 28 anos, Cremonese volta a vencer na Serie A

A equipe de Cremona derrotou a Roma por 2 a 1 em casa

Contrariando todo o favoritismo, a Roma é derrotada pela Cremonese e encerra jejum de 28 anos sem vitórias dos Grigiorossi na Serie A. Tsadjout e Ciofani marcaram para garantir a vitória da Cremo por 2 a 1 sobre a equipe da capital. Do lado da Roma, o responsável pelo gol foi Pellegrini.

Escalações

Davide Ballardini escalou sua equipe no 3-4-3, com Carnesecchi no gol. Na linha defensiva os três zagueiros escolhidos para começar a partida foram Vasquez, Bianchetti e Ferrari.

Valeri, Benassi, Pickel e Sernicola formaram a linha de meio campistas com Felix Afena-Gyan, Tsadjout, que havia marcado seu primeiro gol na Serie A na rodada anterior, e Okereke no ataque.

José Mourinho, por sua vez, manteve sua formação padrão de 3-4-2-1 com Rui Patrício titular na meta.

Kumbulla substituiu Smalling no centro da linha defensiva, atuando entre Mancini e Ibañez. Na primeira linha de meio campo, destaque para o retorno de Wijnaldum à titularidade depois da fratura na tíbia.

Junto ao holandês na faixa central atuou Cristante com Spinazzola e Zalewski nas alas. Pellegrini e Dybala formaram, novamente, a dupla de meias ofensivos com Belotti escolhido para comandar o ataque da equipe.

Primeiro tempo

Com Tsadjout, a lanterna da Serie A saiu na frente do placar. Foto – Alessandro Sabattini

 

A Roma começou forte, buscando controlar o jogo no campo de ataque, e logo aos três minutos Wijnaldum recebeu dentro da pequena área e finalizou com muito perigo.

Cinco minutos depois, Afena-Gyan foi o responsável pela primeira finalização da Cremonese. O camisa 20 dos Grigiorossi recebeu Tsadjout e finalizou da intermediária, mas, o chute não levou muito perigo à meta de Rui Patrício.

Apesar do amplo domínio, os Giallorossi não chegaram com tanta objetividade ao gol. E, então, aos 17 minutos, a Cremonese se aproveitou do erro dos adversários para abrir o placar.

Valeri recebeu um lançamento e atuou como pivô, ajeitando a bola no peito para Tsdjout pegar de primeira e finalizar sem chances para Rui Patrício.

Após falta sobre Pellegrini na entrada da pequena área, a Roma conseguiu sua segunda finalização na partida. Dybala bateu bem, de canhota, mas a bola acabou passando rente ao travessão e indo para fora.

O cenário se manteve no restante dos 45 minutos iniciais de jogo: os Giallorossi controlaram a posse de bola, porém, não conseguiram chegar bem ao ataque. Sobretudo porque a Cremonese recuou mais as linhas de marcação, basicamente, os 11 jogadores marcando atrás da linha da bola.

Assim, os donos da casa foram para o intervalo com a vantagem de 1 a 0 no placar.

Segundo tempo

Spinazzola empatou para a Roma, mas não foi o suficiente. Foto – Alessandro Sabattini

 

Os times voltaram sem mudanças para a etapa complementar, assim como a tônica do jogo se manteve a mesma. Ou seja, com a Roma pressionando no seu campo ofensivo, até pela necessidade de reverter o resultado parcial.

No entanto, logo aos dois minutos do segundo tempo, Mourinho foi expulso por reclamações e assistiu ao resto do jogo das arquibancadas.

Aos 12 minutos, os Giallorossi tiveram uma grande chance a partir de cobrança de falta na pequena área. Porém, a defesa da Cremonese afastou e conseguiu, ainda, construir um contra-ataque para a equipe – também sem sucesso no terço final.

Com pouco menos de 30 minutos restantes, foram quatro mudanças do lado da Roma. Em uma primeira janela, Tammy Abraham entrou no lugar de Belotti. Na sequência, El Shaarawy, Matic e Solbakken entraram nos lugares de Pellegrini, Cristante e Zalewski.

As mudanças tornaram o time da Roma bem mais ofensivo e não demorou muito até que Ballardini respondesse com mudanças em seu lado. Logo, o atacante Afena-Gyan saiu para a entrada do meia Meite.

Finalmente, aos 25 minutos, os Giallorossi conseguiram fazer valer seu domínio. Com lançamento espetacular, Mancini encontrou Spinazzola, que passou pelas costas da zaga da Cremonese. O camisa 37 bateu rasteiro, no canto, para deixar tudo igual no placar.

Pouco depois, a Roma teve a chance de ampliar com Dybala. Mas o argentino bateu fraco e Carnesecchi fez a defesa sem problemas.

Para os minutos finais, Ballardini fez mais duas mudanças na Cremo: Pickel e Tsadjout deixaram o campo e Millán e Ciofani entraram em seus lugares.

Na sequência, a Roma sofreu um banho de água fria. Rui Patrício fez a falta em cima de Okereke, rendendo um pênalti à Cremonese. Ciofani, que havia acabado de entrar, foi para a batida e converteu, recolocando os donos da casa à frente do placar.

A Roma pressionou em busca do segundo gol, porém, não teve sucesso. Com isso, os Giallorossi saíram derrotados do confronto, caindo para a 5ª colocação da Serie A. A Cremonese, saiu da lanterna do campeonato e encurtou a distância em relação ao Spezia, primeiro time fora da zona de rebaixamento..

Mais ainda, com a vitória por 2 a 1 sobre a Roma, a Cremonese conseguiu sua primeira vitória na Serie A tem 28 anos. Simplesmente histórico.

Próximos compromissos

Ambas as equipes retornam a campo para disputar mais uma rodada da Serie A. A Roma recebe a Juventus no Estádio Olímpico no domingo (5) às 16h45 (horário de Brasília), em um clássico que promete demais – e pode fazer a diferença para o restante da campanha do time de José Mourinho no Campeonato Italiano.

Por sua vez, a Cremonese vai ao Città del Tricolore enfrentar o Sassuolo na próxima segunda-feira (6) às 14h30 (horário de Brasília) buscando mais pontos pela remontada no campeonato.

você pode gostar também