O Fortaleza precisava vencer o Deportivo Maldonado-URU na noite desta quinta-feira, 2, no Castelão, pra seguir na Libertadores. O time de Juan Pablo Vojvoda não só venceu, como massacrou os uruguaios, vencendo por 4×0. Além da vaga na terceira fase preliminar da Libertadores, o Fortaleza ainda vai receber uma premiação de R$ 3,1 milhões. O Tricolor já havia recebido R$ 2,6 milhões pela segunda fase.
Na próxima fase, o Fortaleza vai enfrentar o Cerro Porteno-PAR, que eliminou o Curicó Unido-CHI. Se o Leão passar pelo Cerro, se classifica pra fase de grupos da Libertadores. Se for eliminado pelos paraguaios, o Fortaleza vai disputar a fase de grupos da Sul-Americana.
Primeiro tempo
Desde o primeiro minuto, o Fortaleza quis mais o resultado. Thiago Galhardo começou assustando, num chute de fora da área que passou perto da trave. Aos 10 minutos, Galhardo chegou perto de novo num chute cruzado. O Deportivo Maldonado abusou da cera pra esfriar o Fortaleza, mas as chances continuaram a aparecer. Romarinho, com um desvio do goleiro Reyes, e Bruno Pacheco ainda acertaram a trave antes do primeiro gol.
Aos 50 minutos, Thiago Galhardo fez o Castelão explodir em festa. Hércules cruzou da direita, a bola viajou toda a área e o centroavante Tricolor foi mais esperto que o zagueiro pra botar a bola no fundo da rede. Gol fundamental pra levar o Fortaleza em vantagem pro intervalo.
Segundo tempo
Com um minuto do segundo tempo, Galhardo mostrou que o Fortaleza não queria diminuir o ritmo. O atacante recebeu na meia-lua e finalizou no canto pra defesa de Reyes. O segundo gol demorou a sair e, mesmo com os uruguaios passando longe do gol de Fernando Miguel, o clima de tensão aumentou no Castelão. Vojvoda mudou o time, refrescou o fôlego da equipe e os substitutos mataram a partida.
O Fortaleza trabalhou a bola pelo lado direito e Dudu foi na linha de fundo. Com um passe simples pra trás, encontrou Lucero e “El Gato” ampliou o placar aos 38 minutos. Pouco depois, aos 41, foi Guilherme quem apareceu. O ponta esquerda driblou pro meio e bateu no cantinho pra marcar seu primeiro gol pelo Fortaleza. Nos acréscimos, Lucero fez o segundo no jogo em jogada individual e transformou o placar em goleada.
Análise
O placar do jogo no Castelão é o retrato da diferença entre os dois times. O Fortaleza tem muito mais qualidade e mostrou com veemência. Caio Alexandre é cada vez mais dono do meio de campo Tricolor e Pochettino, apesar de uma queda no fim do primeiro tempo, fez uma ótima partida também. Tinga e Benevenuto foram perfeitos na defesa e Lucero mandou um recado pra Vojvoda, pedindo um lugar no time.
Romarinho e Bruno Pacheco destoaram um pouco do resto do time, mas não comprometeram o desempenho do time. O Fortaleza vai com muita moral pro confronto pesado contra o Cerro Porteno e pode mais uma vez fazer história na Libertadores.
Próximos compromissos
O Fortaleza agora baixa a empolgação pra focar no Clássico-Rei. O Tricolor enfrenta o Ceará, pela sexta rodada da Copa do Nordeste, no domingo, 5. O Deportivo Maldonado volta a pensar no Campeonato Uruguaio e enfrenta o gigante Penarol-URU, pela quinta rodada do torneio nacional.