Fortaleza arranca empate no final contra Ferroviário e deixa tudo aberto pra volta

Tricolor conseguiu um gol salvador com Lucero nos acréscimos do segundo tempo

Ferroviário-CE e Fortaleza se enfrentaram no primeiro Clássico das Cores do ano pela partida de ida da semifinal do Campeonato Cearense neste domingo, 12, e ninguém tem vantagem pro segundo jogo, que também vai acontecer no Castelão. O 1×1 deixou tudo aberto e quem vencer se classifica pra final do estadual, com o empate levando a decisão para os pênaltis.

 

Primeiro tempo

Felipe Guedes abriu o placar pro Tubarão. Foto: Lenilson Santos

 

Com o time misto, por conta dos jogos contra o Cerro Porteño-PAR pela Libertadores, o Fortaleza começou atacando o Ferroviário no Castelão. Aos 10 minutos, Thiago Galhardo deu bom passe pro meio da área e Pochettino furou, sem goleiro. Pouco depois, aos 16, o Fortaleza teve outra chance clara sem goleiro. Guilherme cruzou da esquerda e a bola correu a pequena área, mas Mattheus Silva cortou no momento certo quando Pikachu chegava pra empurrar a bola pro gol vazio.

O Ferroviário assustou com Deizinho, aos 20 minutos, mas o atacante chegou dividindo com João Ricardo e o goleiro do Fortaleza fechou bem o ângulo. O Fortaleza chegou mais perto com Lucas Crispim, em falta ao lado da área, mas Douglas Dias e o travessão evitaram o gol do Leão aos 37 minutos. No minuto seguinte, o Tubarão saiu na frente.

Pochettino errou passe no meio de campo e o Ferroviário saiu com um batalhão em direção ao gol de João Ricardo. Lincoln bateu de fora da área, o goleiro Tricolor rebateu do jeito que dava e a bola sobrou em Ciel. O artilheiro Coral bateu fraco, mas Caio Alexandre atrapalhou João Ricardo e afastou a bola pros pés de Felipe Guedes. O meio-campista do Ferroviário acertou um belo chute no ângulo, sem chances de defesa. O Ferroviário quase ampliou aos 47 minutos, mas Éder Lima cabeceou pra fora a chance clara que teve após o cruzamento de Ciel.

 

Segundo tempo

Lucero salvou o Leão no fim da partida. Foto: Matheus Lotif

 

No segundo tempo, o Fortaleza teve muitos problemas para criar, esbarrando na boa marcação do time de Paulinho Kobayashi, e só foi chegar com perigo aos 15 minutos, num chute de longe de Pikachu, que parou em uma ótima defesa de Douglas Dias. Apostando nos contra-ataques, o Ferroviário também não chegou ao ataque, mas conseguiu segurar o time de Vojvoda até o final do jogo.

Aos 44 minutos, as duas mudanças no ataque funcionaram a favor do Leão. Silvio Romero recebeu dentro da área e chutou travado. Douglas Dias defendeu com dificuldade e o rebote caiu no pé de Martin Lucero, que não perdoou e empatou a partida. Tudo igual e aberto pro jogo da volta.

 

Análise

O Fortaleza passa pelo seu pior momento em 2023. São três jogos sem vitória e muitos problemas nas três partidas. Vojvoda arriscou, escalando metade do time titular contra o Ferroviário e o time não correspondeu. Pensando na decisão fora de casa contra o Cerro, a estratégia pode não ter dado certo, aumentando o desgaste físico e mental, já que o Fortaleza fez outro jogo abaixo da crítica, com muitos erros.

O Ferroviário é um time muito bem armado, que vem muito bem na temporada, mas o Fortaleza deveria ter sido superior, mesmo com o time modificado e não foi assim. O Fortaleza tem duas decisões nos próximos dias e o primeiro semestre pode ir por água abaixo se o time não voltar ao bom nível das últimas semanas.

 

Próximos compromissos

O Fortaleza vai até Asunción pra enfrentar o Cerro Porteño e precisa da vitória pra seguir na Libertadores. O jogo acontece na próxima quinta-feira, 16. O Ferroviário também entra em campo na quinta, mas pela Copa do Brasil, contra o Grêmio, em Porto Alegre.

 

 

 

você pode gostar também