Empate sem gols no Anoeta garante a Roma nas quartas de final da Europa League

No melhor estilo José Mourinho, os Giallorossi fazem o necessário para seguir vivos na competição europeia

Uma performance defensiva perfeita da Roma, no melhor estilo José Mourinho, levou a um empate sem gols entre os italianos e a Real Sociedad no Estádio Anoeta, em San Sebástian. Com isso, os Giallorossi cravaram sua classificação para a próxima fase da Europa League.

Escalações

Para enfrentar a Roma, Imanol Alguacil promoveu algumas mudanças em relação àquilo que era esperado. Em especial em relação ao esquema da Real Sociedad, que entrou em campo no 4-4-2 com Remiro no gol.

Na defesa, Gorosabel e Rico foram os laterais, com o centro da zaga sendo formado por Zubeldia e Le Normand. A organização do meio campo da Real foi a maior das mudanças táticas de Alguacil, que também impactou os jogadores de frente, lógico.

Logo, os quatro jogadores do meio foram: Méndez, Merino, Zubimendi e David Silva, havendo uma certa valorização do aspecto ofensivo com esses nomes na forma como foram postos em campo, afinal, o resultado era necessário. Fechando a escalação, portanto, a dupla de ataque: Sorloth e Oyarzabal.

Image
Escalação da Real Sociedad. Foto – Real Sociedad/Twitter

 

José Mourinho, por sua vez, manteve o mesmo esquema do jogo de ida, com cinco defensores – apesar dos alas terem liberdade para ir ao ataque quando possível. Mais uma vez, Rui Patrício foi o escolhido para a meta Giallorossi.

Na defesa, Spinazzola e Karsdorp pelas alas com o trio de defensores centrais sendo formado por Mancini, Smalling e Ibañez.

No meio de campo, Pellegrini, Wijnaldum, Cristante e Dybala. Com o argentino um pouco mais avançado, visando munir o responsável pelo ataque da Roma: Belotti, que era dúvida após operar a mão na última semana, mas foi para o jogo.

Image
Escalação da Roma. Foto – AS Roma/Twitter

Primeiro tempo

Desde o início da partida, a Real Sociedad teve dificuldades em quebrar a marcação Giallorossi que, sem a bola, se postava perfeitamente em um 5-3-2 que se movimentou bastante para fechar os espaços.

Apenas aos 11 minutos, a primeira finalização do jogo: Le Normand finalizou de fora da área, mas a bola saiu direto, resultando em tiro de meta para Rui Patrício.

Na sequência, a Roma tentou puxar um ataque rápido com Spinazzola pela esquerda. Porém, o camisa 37 foi parado em falta dura de Zubeldía, que foi advertido com o cartão amarelo.

Da cobrança de falta saiu uma cobrança ensaiada, curta, procurando Dybala na entrada da pequena área. O argentino finalizou e a bola desviou em Sorloth, traindo completamente Remiro. Mas, por sorte do time basco, a bola raspou a trave e saiu para fora, gerando um escanteio – que não levou perigo.

Aos 29 minutos, enfim, a Real deu seu primeiro chute em gol, porém, o chute de Méndez foi defendido por Rui Patrício sem muitos problemas. Na sequência, uma nova chance para os bascos com Merino, no entanto, mais uma vez parando no goleiro da Roma.

Aos 39, Rico foi direto no corpo de Karsdorp na subida para disputar a bola e, na tentativa de afastar a bola, o lateral da Roma acabou dando uma cabeçada forte no lateral da Real.

Com o forte impacto, Karsdorp não teve condições de seguir em campo e Mourinho foi obrigado a fazer sua primeira mudança. Logo, Zalewski entrou para jogar pela lateral direita no lugar do jogador contundido.

Já no minuto final do tempo regulamentar, a Roma teve mais um escanteio. Dybala bateu e a bola sobrou em Smalling que botou a bola no fundo da rede. Porém, o gol do zagueiro acabou anulado porque a bola bateu em seu braço.

Com isso, o empate em 0 a 0 permaneceu no placar. Nos três minutos restantes, pouca ação aconteceu e o jogo foi para o intervalo sem gols.

Segundo tempo

Já no primeiro minuto após a volta do intervalo, Brais Méndez cruzou e a bola foi perfeita na direção de Sorloth. Mesmo livre, o atacante norueguês cabeceou para fora de desperdiçou uma grande chance para os donos da casa.

Precisando do resultado, a Real Sociedad voltou ligada e pressionando bastante no segundo tempo. Os donos da casa já controlavam a posse de bola, porém, na volta do intervalo, trabalharam melhor e conseguiram criar melhores chances – com a torcida nas arquibancadas apoiando.

Perto dos 10 minutos, Merino conseguiu uma bela finalização na pequena área. Mas, Zalewski foi providencial para travar o chute e impedir que a bola sequer chegasse em Rui Patrício.

Já dentro da meia hora final, Alguacil fez a primeira mudança no seu time: Sorloth saiu para a entrada de Carlos Fernandéz – uma troca de atacantes.

Aos 21 minutos, a Real Sociedad teve uma grande chance após cobrança de escanteio. Oyarzabal apareceu livre para finalizar parando em Rui Patricio na primeira finalização e no travessão na segunda.

Cinco minutos depois, o camisa 10 da Real, que teve a melhor chance do jogo, deixou o campo para a entrada de Kubo. Mais uma mudança no ataque do time basco, porém, dessa vez, dando preferência a um jogador de drible e velocidade, na tentativa de furar a forte defesa Giallorossi.

Na mesma janela de substituição, Gorosabel saiu para a entrada de Álex Sola.

Aos 34 minutos, a Real desperdiçou mais uma boa chance em cabeceio. Após cobrança de escanteio Méndez recebeu de David Silva e cruzou na área. Zubeldia cabeceou de muito perto, contudo, a bola saiu por cima do travessão.

Com os bascos melhores, Mourinho fez mais duas mudanças: Abraham e El Shaarawy entraram em campo nos lugares de Belotti e Dybala.

Já nos 10 minutos finais, ainda precisando de, pelo menos, dois gols para a Real seguir viva, Alguacil aproveitou para fazer mais uma mudança do seu lado também: Cho entrou no lugar de Méndez.

O jogo ficou bastante nervoso com os donos da casa em busca de um milagre. Mourinho tentou uma última cartada para oxigenar o meio campo, com Pellegrini dando lugar a Edoardo Bove já aos 42 minutos.

Um segundo tempo bastante picado levou o árbitro a indicar sete minutos de acréscimo. Contudo, pouco aconteceu em termos futebolísticos. Smalling e Carlos Fernández se desentenderam no minuto final do tempo adicional e ambos foram amarelados. Como o atacante da Real já tinha amarelo, acabou sendo expulso.

Enfim, o jogo terminou no empate sem gols, cravando a classificação da Roma para as quartas de final desta temporada Europa League.

Próximos compromissos

Real Sociedad e Roma, enfim, voltam aos gramados no domingo (19). Às 12h15 (horário de Brasília), a Real recebe o Elche no Anoeta pela 26ª rodada de La Liga. Por sua vez, às 14h (horário de Brasília), a Roma enfrenta a Lazio no Derby Della Capitale.

 

você pode gostar também