O goleiro Gianluigi Buffon foi anunciado nesta quinta-feira (16/06) como novo reforço do Parma. Aos 43 anos, Gigi volta ao clube que o revelou para o futebol e que atuou por mais de 200 jogos nos anos 90. O contrato do arqueiro com o Parma vai até Junho de 2023.
Buffon na Série B
Buffon voltara a disputar a segunda divisão italiana, anteriormente havia sido pela Juventus na temporada 2006/07. Na época, mesmo com propostas para deixar a Vecchia Signora, Gigi seguiu no clube e ajudou a recolocar a Juve de volta à elite do futebol italiano. Agora Buffon encara novamente esse desafio, pela primeira vez com a camisa do Parma.
História no Parma
Na sua primeira passagem pelo Parma, entre 1995 e 2001, Buffon sagrou-se campeão da Copa Itália, Supercopa da Itália e Copa UEFA. O arqueiro fez parte de uma das melhores gerações da história do clube que contava com atletas como: Lilian Thuram, Fabio Cannavaro, Juan Sebastián Verón e Hernán Crespo.
Torcida organizada do Parma protesta
“Você saiu como um mercenário e não pode voltar como um herói. Honre a camisa!”. Essa foi a faixa colocada pelos “Boys”, uma das principais organizadas do Parma, durante a madrugada do dia 17/06 no portão externo do Estádio Ennio Tardini. A torcida do Parma não aceitou a ida de Buffon para a Juventus. Na época, o valor pago pela Vecchia Signora foi um recorde para uma transferência de um goleiro, porém, os Ultras do clube não engoliram a “traição” de Buffon.
O sonho de disputar a sexta Copa do Mundo
Gianluigi Buffon é o atleta que mais disputou edições de Copa do Mundo na história (cinco no total), porém, o italiano divide esse posto com mais quatro atletas… Até 2022, pelo menos. Buffon ainda tem o sonho de ir para o Qatar na disputa do Mundial de 2022 como o terceiro goleiro da azzurra, mas isso vai depender do seu desempenho com a camisa do Parma e das escolhas de Roberto Mancini.