O Ceará enfrentou o Sergipe neste domingo, 26, pelas quartas de final da Copa do Nordeste e venceu. Num jogo complicado, o Vovô venceu por 3×1 e avançou pra semifinal do Nordestão pela sétima vez em sua história. Na próxima fase, o Ceará tem o Clássico-Rei contra o Fortaleza.
Primeiro tempo
O jogo começou bem morno e nenhuma das duas equipes tinha criado nada relevante até o gol de Erick. Aos 16 minutos, Richardson deu ótimo lançamento pra Erick, que bateu na saída do goleiro Dida. A bola bateu na trave e acabou voltando pro atacante empurra-la pro fundo do gol vazio. O Ceará chegou mais uma vez aos 27 minutos com Arthur Rezende, que praticamente repetiu o que Erick fez. O meia bateu de fora da área e acertou a trave, mas no rebote não foi tão feliz quanto o atacante e bateu fraco pra defesa de Dida.
O Sergipe chegava muito pouco, mas empatou aos 39 minutos. Potiguar cruzou pra Pedro Henrique, que subiu mais alto que Tiago Pagnussat e obrigou ótima defesa de Richard. No entanto, o rebote do goleiro Alvinegro ficou limpo pra Pedro Henrique marcar. Quando o primeiro tempo já parecia se encaminhar pro empate, David Ricardo cruzou na cabeça de Danilo Barcelos. O lateral do Ceará acertou a trave, mas Álvaro estava atento ao rebote e marcou seu segundo gol na temporada Alvinegra.
Segundo tempo
O segundo tempo começou mais ou menos da mesma forma que o primeiro. A primeira boa chance do Ceará saiu aos 14 minutos com Álvaro. Janderson colocou a bola na cabeça do atacante, que finalizou pra fora. A melhor chance dos sergipanos também foi de cabeça. Diego subiu sozinho após escanteio e cabeceou no cantinho pra obrigar Richard a fazer outra boa defesa.
Com a expulsão do zagueiro André Penalva, a situação ficou mais tranquila pro Ceará, que matou o jogo aos 45 minutos com Luvannor. O atacante já havia perdido uma ótima chance no minuto anterior, mas depois do passe de Erick, saiu na cara do goleiro Dida, driblou e tocou pro gol vazio. Classificação garantida.
Análise
Não foi uma grande partida do Ceará, mas o time foi bem eficiente. Não chegou tanto ao ataque, mas quando chegou, aproveitou bem as chances que teve. O time de Gustavo Morínigo ainda está em construção, mas precisa aprender a se impor contra adversários inferiores. Faltou controle em alguns momentos da partida, principalmente na primeira etapa, quando tomou o empate. Classificação importante pra atingir o segundo objetivo da temporada, que era chegar entre os quatro melhores times do Nordeste.
Mais um bom jogo da dupla Erick e Janderson, destaques do ano Alvinegro. David Ricardo também foi bem na partida, e segue fazendo ótima temporada. Danilo Barcelos deve perder a posição pra Willian Formiga e nem voltou do intervalo. Guilherme Castilho foi bem apagado.
Próximos compromissos
O Ceará tem mais um Clássico-Rei contra o Fortaleza no meio de semana. O jogo, que deve acontecer na quarta-feira, vale uma vaga na decisão do Nordestão. O Sergipe enfrenta o Itabaiana-SE na semifinal do Campeonato Sergipano, no dia 02/04.