Primeiro passo na defesa do título: conheça o grupo do Flamengo na Libertadores 2023

Com dois estreantes e algoz de 2020, o início da caminhada do Fla rumo à Glória Eterna está definido

Como campeão da Copa Libertadores de 2022, o Flamengo já estava confirmado como o cabeça de chave no Grupo A. Nesse sentido, na última segunda-feira, os Rubro-Negros conheceram seus adversários nesta primeira fase da Libertadores que será disputada pelo clube.

São eles, o Racing, da Argentina; o Aucas, do Equador; e o Ñublense, do Chile. Se o Fla e o Racing tem uma tradição forte na competição continental, por outro lado, o Aucas e o Ñublense são estreantes na competição.

Racing (ARG)

O Racing, treinado pelo ex-volante Fernando Gago, conseguiu a vaga na atual edição da Libertadores ao terminar o Campeonato Argentino na vice-liderança. Com isso, mais ainda, o Primeiro Grande da Argentina se classificou diretamente para a fase de grupos.

Na atual temporada, o time de Alvellaneda ocupa a quarta colocação do Campeonato Argentino, com o retrospecto de quatro vitórias, dois empates e duas derrotas nas primeiras oito rodadas. Antes de fazer sua estreia na Libertadores, o Racing enfrenta o Huracán, podendo chegar à vice-liderança do campeonato nacional a depender de outros resultados na rodada.

O clube que é 18 vezes campeão nacional, no entanto, conquistou a Copa Libertadores apenas uma vez na sua história, em 1967, diante do Nacional, do Uruguai.

Image
Equipe do Racing que conquistou o título inédito da Libertadores há 56 anos. Foto – Racing Club/Twitter

 

Sendo assim, o Flamengo terá a oportunidade de reencontrar um velho conhecido: Paolo Guerrero, que jogou pelo clube entre 2015 e 2017. Da mesma forma, o Rubro-Negro reencontrará Fértoli, que abriu a conta do placar agregado das oitavas de final da Copa Libertadores de 2020. Fértoli também marcou um gol no Flamengo defendendo as cores do Talleres na última edição da competição.

Apesar dos reencontros que o confronto proporcionará, quem deve chamar a atenção da equipe carioca é Matías Rojas. O meia de 27 anos tem quatro gols em oito jogos nesta temporada. O argentino atrai atenção de clubes brasileiros como Atlético-MG e Botafogo, inclusive.

Aucas (EQU)

Aucas es campeón del Ecuador, en partido final contra Barcelona - El  Comercio
O Aucas venceu o Barcelona de Guayaquil para conquistar seu primeiro título da LigaPro em 2022. Foto – El Comercio

 

O Aucas, de Quito, venceu o Barcelona de Guayaquil na final da última edição da LigaPro pelo placar agregado de 1 a 0 na decisão disputada em dois jogos. Com isso, o time conquistou seu primeiro título do Campeonato Equatoriano na história – o que também marca sua primeira participação na Copa Libertadores.

Contudo, para esta temporada, o time comandado por César Farías perdeu peças importantes. Sendo elas: Ricardo Adé (zagueiro), Richard Mina (lateral), Victor Figueroa (volante), Caín Fara (zagueiro) e Francisco Fydriszewski (atacante), que foi o artilheiro da LigaPro de 2022 tendo marcado 14 gols.

Por outro lado, chegaram muitos reforços ao clube de Quito, sendo um deles um velho conhecido do futebol brasileiro: Otero (meia), que teve passagens por Atlético-MG, Corinthians e Fortaleza. Além do venezuelano, são novos reforços do Aucas para a temporada: Jefferson Montero (atacante), Michael Rangel (atacante), Erick Castillo (volante), Michael Carcelen (volante), Cristhian Alemán (meia), Jordan Rezabala (meia) e Jhon Jairo Cifuente (atacante).

Até aqui na temporada, o Aucas acabou derrotado pelo Independiente del Valle na Supercopa do Equador e disputou três partidas no Campeonato Equatoriano sendo uma vitória, dois empates e uma derrota.

Ñublense (CHI)

Image
Time titular do Ñublense que acabou derrotado pelo Curicó Unido na última rodada do Campeonato Chileno. Foto – Deportivo Ñublense/Twitter

 

Também estreante na Libertadores, o time de Chillán, uma província localizada na região vulcânica de Nuble a 400 km de Santiago, conquistou a vaga na competição continental após terminar como vice-campeão chileno em 2022 – a melhor colocação do Ñublense na história do Campeonato Chileno.

Pra esta temporada, o clube do Chile presidido por Sergio Gioino, ex-Palmeiras, perdeu algumas peças importantes, dentre elas os atacantes Alexander Aravena e Nicolás Guerras, o meia-atacante Matías Moya e o volante Federico Mateos.

Por sua vez, o treinador Jaime García, ídolo do clube após conquistar o acesso à primeira divisão de 2020 e comandar o time ao vice-campeonato na última temporada, segue à frente do Ñublense e busca voos cada vez mais altos com o clube, apesar do início de temporada não tão fácil.

No Campeonato Chileno, os Diablos Rojos ocupam apenas a 13ª colocação somando oito ponto em oito rodadas. Mais especificamente, em oito jogos, são quatro derrotas, duas vitórias e dois empates.

O clube estreia na Libertadores, porém, já disputou a Sul-Americana em 2008 e na última temporada. No entanto, nas duas oportunidades não conseguiu avançar da primeira fase (ainda preliminar) na competição.

O Flamengo nesta fase de grupos da Libertadores

Nesta terça-feira, foram confirmados os dias e os horários dos jogos do Mengão na fase de grupos da Copa Libertadores.

Image
Os jogos do Flamengo na fase de grupos. Foto – Flamengo/Twitter

 

Sendo assim, o Rubro-Negro carioca estreia na competição continental no dia 5 de abril, quarta-feira, às 19h* diante do Aucas no Estádio Chillogallo, em Quito, no Equador.

A partida acontecerá entre os compromissos do Flamengo pelas finais do Campeonato Carioca contra o Fluminense. O primeiro jogo da final do estadual acontece no próximo sábado (1º) às 20h30* enquanto o jogo de volta será no domingo (9) às 18h*. Ambas as partidas acontecerão no Maracanã.

*horas referentes ao horário de Brasília

você pode gostar também