E começou a Copa Ouro 2021

Em meio a Copa América e Eurocopa, a Copa Ouro da CONCACAF marcou seu retorno no final de semana em que se disputaram as finais das demais copas.

Disputada desde 1961 e com o nome de Copa Ouro a partir de 1991, é o principal torneio entre as seleções da América do Norte, Central e Caribe.

Dividida em três fases: a pré-fase de grupos, fase de grupos e o mata-mata. Durante a segunda fase, as equipes são separadas em quatros grupos com quatro seleções.

Além das quinze equipes, a CONCACAF também convida uma equipe de fora para a disputa, e neste ano o Catar irá participar.

A própria seleção brasileira já participou da Copa Ouro em três oportunidades, isto em 1996, 1998 e 2003.

Entretanto, como já esperado de um torneio da CONCACAF, as seleções de maior representatividade e títulos são o México (11) e o Estados Unidos (6), em seguida vem Costa Rica (3), Canadá (2), Honduras, Haiti e Guatemala (1).

Com isto, a edição atual pode ser dividida em:

FAVORITOS AO TÍTULO

México e Estados Unidos

As duas principais seleções da confederação são as favoritas. Aliás, a última edição da Copa Ouro foi decidida por ambos e conquistada pelos mexicanos. Durante a história da competição ambas se encontraram seis vezes na final.

Os norte-americanos devem vir com maior favoritismo, isto devido ao grande desenvolvimento de sua liga nacional, a prospecção de jovens para o exterior e os jogos em seu território. Enquanto isto, o México continua sendo a mais tradicional seleção do campeonato, com uma liga forte e com bons jogadores, principalmente os veteranos.

COADJUAVANTES

Canadá, Costa Rica e Honduras

Podendo surpreender durante na Copa Ouro, o Canadá vem com uma boa geração liderada por Alphonso Davies e Jonathan David, último artilheiro da competição. OBS: O atacante do Lille não estará nesta edição da Copa.

Costa Rica e Honduras tem bons jogadores e desempenharam bem até então nas demais competições CONCACAF, especialmente na Nations League Concacaf onde decidiram o terceiro lugar.

PODEM SURPREENDER

Curaçao*, Panamá, Haiti, Catar, Jamaica e El Salvador

A seleção caribenha de Curaçao já tem chamado atenção nos últimos anos, atualmente conta com o Guus Hiddink. Treinador eleito vigésimo nono maior treinador de todos os tempos, o qual acumulou participações em Copa do Mundo, título de Liga dos Campeões da UEFA e demais títulos. Provavelmente a disputa de segundo lugar no Grupo A, será entre Curaçao e El Salvador enquanto o México é extremo favorito.

Haiti surpreendeu na última edição da Copa Ouro e chegou até as semifinais, onde foi eliminado em jogo dramático contra o México, penalidade até mesmo duvidosa para alguns. Na disputa pelo terceiro lugar enfrentou a Jamaica que pode aparecer forte, principalmente pela novas regras de naturalização.

Panamá há alguns anos tem aparecido com certo destaque nas seleções da CONCACAF, apesar de ter tido má fase em 2019, pode recuperar o bom futebol neste ano.

A seleção convidada já tem um reconhecimento pelo trabalho de desenvolvimento de seu futebol, tanto da liga local quanto da seleção e por isso poderá surpreender em grupo com Granada, Honduras e Panamá, que possivelmente seja o mais equilibrado da competição.

APENAS PARTICIPAÇÃO

Granada, Trinidad e Tobago, Guadalupe, Martinica e Suriname

As quatros equipes terão dificuldade contra as demais, principalmente Guadalupe e Martinica. E se na edição passada houve resultados elásticos contra Cuba e contra a própria Trinidad e Tobago, nesta deverão ser o saco de pancadas das demais seleções.

JOGADORES CONHECIDOS NA COMPETIÇÃO

Na principal seleção, o México terá Hirving Lozano (Napoli), Corona (Porto) e Héctor Herrera (Atlético de Madrid), além de outros nomes conhecidos, como Carlos Salcedo (Tigres) e Funes Mori (Monterrey).

Enquanto isto, os norte-americanos optam por contar com maioria de jogadores atuantes na MLS, e por isto não sejam de tamanho conhecimento.

Entretanto, na Costa Rica há a presença do velho conhecido de santistas, o meia Bryan Ruíz (Alajuelense) e para a lembrança dos Gunners, Joel Campbell (León) estará representando sua seleção.

Os canadenses serão liderados por Alphonso Davies (Bayern) e Hoilett (Sem clube), a mescla entre a juventude do lateral esquerdo e a experiência do ponta.

E por último, pela seleção da Jamaica, o ponta Leon Bailley será o destaque de sua seleção.

A Copa Ouro começou e é certeza de grandes jogos, muitos gols e bastante surpresa para aqueles que gostam de futebol. A chance de se surpreender com seleções, jogadores desconhecidos e com emoção de quem sabe acompanhar uma trajetória épica como a do Haiti em 2019, onde chegou as semifinais e por pouco não foi finalista.

*A seleção de Curaçao desistiu da competição devido aos casos de Covid.

Siga-nos no Twitter!

você pode gostar também