Ceará vence Fortaleza e chega à final da Copa do Nordeste

Em Clássico-Rei muito movimentado, Alvinegro bate Tricolor e busca o terceiro título do Nordestão

Nesta quarta-feira, 29, Fortaleza e Ceará fizeram um grande Clássico pela semifinal da Copa do Nordeste. O Ceará venceu o Fortaleza por 3×2 e chegou à sua quinta final na competição, buscando o terceiro título. O Alvinegro espera o vencedor da partida entre Sport x ABC, que foi paralisada por conta das condições do gramado da Ilha do Retiro depois da forte chuva em Recife.

Foi o terceiro Clássico-Rei do ano e o terceiro com vitória do Ceará, que também não perde pro Fortaleza na Copa do Nordeste desde 2001.

 

Primeiro tempo

Jogo quente no primeiro tempo terminou com vantagem Alvinegra. Foto: Felipe Santos

 

Como costuma ser um Clássico em jogos eliminatórios, a partida entre os dois rivais começou muito pegada e com muitas faltas. Na primeira boa oportunidade, o Ceará abriu o placar. Erick sofreu pênalti de Lucas Crispim e bateu bem, sem chances pra Fernando Miguel, aos 12 minutos. O Fortaleza precisou se arriscar mais e, aos 30 minutos de jogo, chegou ao empate. Calebe bateu falta da lateral da área direto e surpreendeu Richard. O goleiro Alvinegro até fez a defesa, mas a bola já havia ultrapassado a linha.

Ainda com um jogo muito brigado, o Ceará fez o segundo em bola parada, aos 34 minutos. Guilherme Castilho cobrou o escanteio e, depois de uma confusão dentro da pequena área de Fernando Miguel, Caíque Gonçalves empurrou a bola do jeito que dava, marcando seu primeiro gol pelo Alvinegro. Richardson quase ampliou aos 37, mas parou em Fernando Miguel depois de roubar a bola de Hércules e disparar em direção à área. Romarinho teve a última chance do primeiro tempo, mas depois de limpar a jogada, chutou a chance de empate do Fortaleza por cima do gol de Richard.

 

Segundo tempo

Fortaleza não teve forças pra reagir contra o Ceará. Foto: Mateus Lotif

 

No primeiro minuto da etapa final, o Ceará deu um passo muito importante rumo à final. Richardson deu ótimo lançamento pra Janderson, que ganhou da defesa na velocidade e cruzou na direção de Álvaro. Antes que o centroavante Alvinegro conseguisse finalizar, Titi desviou contra a própria meta. A situação Tricolor ficou mais difícil aos nove minutos, quando Thiago Galhardo tomou o segundo cartão amarelo, depois de acertar Richardson sem bola, e foi expulso. O atacante do Leão havia tomado o primeiro cartão no banco de reservas.

Mesmo com um a menos, o Fortaleza diminuiu com Martin Lucero, aos 18 minutos. Erick errou ao tentar afastar a bola da área do Vovô e a deixou à feição pra finalização cruzada do atacante argentino. Aos 21, Lucas Crispim bateu falta, contou com o desvio e só não empatou o jogo porque Richard fez grande defesa.

O jogo ficou aberto e os dois times chegaram a ter gols anulados por impedimento. Britez empatou pro Fortaleza de cabeça, mas no início da jogada, Yago Pikachu estava em posição irregular. O impedimento de Erick era bem mais claro, mas o atacante chegou a deslocar Fernando Miguel antes do assistente apontar a infração.

Luvannor ainda perdeu uma grande chance sem goleiro, aos 43 minutos, antes de Lucero acertar o travessão, aos 46. Mas a melhor chance de mudança do placar saiu já aos 52 minutos, quando Luvannor bateu de fora, Fernando Miguel espalmou e depois fez um milagre no chute cruzado de Janderson. Não fez falta ao Ceará, que segue na Copa do Nordeste.

 

Análise

O Ceará é inferior tecnicamente e sabe disso. Gustavo Morínigo sabe muito bem disso e montou um time que não vai dar show, mas vai brigar até o final. Essa mentalidade foi essencial nos três confrontos contra o Fortaleza no ano e o time venceu os três. O jogo não foi um primor técnico e foi mais brigado do que deveria ser, mas favoreceu o aguerrido time de Morínigo, que já aprendeu a parar o Fortaleza e vai ter duas chances de levantar uma taça no início do trabalho.

Os comandados de Vojvoda têm um problema a resolver. O time do Fortaleza é muito bom tecnicamente, Vojvoda tem muitas ferramentas pra mudar o sistema tático, mas a questão Tricolor, hoje, é mental. O Fortaleza desabou mentalmente após o terceiro gol do Ceará, tanto que Galhardo é expulso, corretamente, de forma bastante infantil. Se os nervos estivessem sob controle, o resultado poderia ser diferente.

 

Próximos compromissos

Em três dias, os dois rivais voltam a se enfrentar. Com o mando do Fortaleza, as duas equipes se enfrentam no próximo sábado, 01/04, pela primeira partida da final do Campeonato Cearense.

você pode gostar também