Conheça os adversários do Palmeiras na Libertadores

Saiba como chegam os adversários do Palmeiras na fase de grupos da Libertadores

O caminho do Palmeiras rumo ao tetracampeonato da Libertadores começa dia 05 de abril e o primeiro adversário será o Bolívar-BOL. Somando-se à eles ainda, o Barcelona de Guayaquil-EQU e o Cerro Porteño-PAR, que formam o grupo C da Libertadores.

Bolívar-BOL

O brasileiro Gabriel Poveda chegou ao Bolívar esse ano. (Foto: Divulgação?Bolívar)

O Bolívar é um clube muito tradicional no seu país e o mais experiente quando se trata de Copa Libertadores, essa será a 34ª participação do clube na competição. É um clube que se beneficia bastante do fator altitude para dificultar a vida dos seus adversários. Quando joga em La Paz, a altitude de de 3.625 metros pode ser vista como o 12° jogador da equipe boliviana. A superioridade jogando em casa é tão grande que o Bolívar só perdeu para times brasileiros em casa, 2 vezes, uma delas para o próprio Palmeiras, em 2020. Por outro lado, o time boliviano tem dificuldade quando joga fora de seus domínios. Em jogos no Brasil, o aproveitamento é de apenas 11,1%.

O time, busca ter a bola, propor jogo e atacar os adversários – não atoa já soma 17 gols em 6 jogos pelo Campeonato Boliviano. Assim, dentro de casa, o Bolívar deverá dificultar a vida dos outros times. Mas quando jogar fora de casa, tende a passar maiores dificuldades.

Barcelona-EQU

Damián Diaz é o prinncipal jogador do Barcelona-EQU. (Foto: Marcos Pin – Pool/Getty Images)

O time treinado por Fabian Bustos vem de uma boa campanhas em Libertadores, sem contar o desempenho do último ano, em que não contou com o técnico – que deixou o Barcelona para dirigir o Santos. Em 2021, a equipe equatoriana chegou até a semifinal da competição, deixando pelo caminho times como o Fluminense. No entanto, com a saída de Fabian Bustos no início de 2022, a equipe passou por dificuldades e por isso, não conseguiu se classificar para fase de grupos na Libertadores, sendo eliminado na 3ª fase da Pré-Libertadores.

Em 2023, com Bustos de novo no comando a esperança era de uma equipe competitiva, mas o cenário atual é bem diferente. É verdade que o clube equatoriano ainda está iniciando sua temporada, mas em 7 jogos disputados no ano, o time já soma 4 derrotas. A falta de ritmo do Barcelona é um fator positivo para o Palmeiras, que chegará para o primeiro confronto tendo disputado duas finais e tendo conquistado pelo menos uma.

Cerro Porteño

Churín já marcou gol nessa Libertadores. (Foto: Thiago Gadelha / AFP)

O adversário mais forte que o Palmeiras terá na fase de grupos. O Cerro Porteño foi campeão paraguaio em 2021 e vice-campeão no ano passado, conseguindo assim, a classificação para a Pré-Libertadores em 2023. Nessa fase inicial da competição continental, o Cerro eliminou o Curicó Unido-CHI ganhando os dois jogos e deixou para trás ainda o Fortaleza, ganhando o jogo de ida no Castelão.

Além disso, nos duelos contra a equipe brasileira, o Cerro Porteño mostrou que não está a passeio na Libertadores. O treinador Facundo Sava distribui o time em duas linhas de 4 bem compactas, buscando deixar o meio-campo competitivo com jogadores de marcação e explorando os lados do campo para criar as jogadas. A equipe paraguaia tem características nos “padrões Libertadores” buscando competir sem se importar muito se o estilo é vistoso ou não, o que importa é o resultado. Por conta desse modelo de jogo, pode ser que consiga incomodar mais o Palmeiras, talvez enervando um pouco mais o confronto, o que dificulta a construção do time paulista.

Uma curiosidade da equipe paraguaia é que ela conta com alguns nomes conhecidos no futebol brasileiro, como o atacante Churín, ex-Grêmio, o volante Piris da Motta, ex-Flamengo e o goleiro Jean, ex-São Paulo.

Favoritismo

Palmeiras venceu 2 das últimas 3 Libertadores (Foto: Pedro Vilela/Getty Images)

Feita todas as análises em relação aos adversários, o Palmeiras é franco favorito a líder do grupo. Apesar dessa formação de grupo contrariar a tradição recente do Palmeiras de cair em grupos bastante acessíveis na Libertadores, o time treinado por Abel Ferreira se colocou no patamar de um dos melhores times do continente. E dessa forma, pode ser colocado – com méritos – como um dos grandes favoritos ao título da Copa Libertadores 2023.

 

 

você pode gostar também