Apesar de ser um componente curricular obrigatório em diferentes níveis do ensino básico, a Educação Física continua excluindo os indivíduos que mais necessitam de estímulo e investimento em seu processo educacional. No meio acadêmico ainda são escassos os estudos que abordam as adaptações curriculares e metodológicas no campo da Educação Física Adaptada. O lançamento da Manole, Educação Física e Esportes adaptados, visa colocar luz para que mesmo aqueles que utilizam cadeiras de rodas ou possuem síndromes fisicamente limitantes, entre outros problemas, possam participar ativamente das aulas de Educação Física.
Segundo a coordenadora do livro, a mestre e especialista em Atividade Física e Adaptação, Mey de Abreu van Munster, o conteúdo está voltado a uma população bastante diversificada, abrangendo tanto pessoas com deficiências, como com transtornos globais do desenvolvimento. As práticas pedagógicas e os programas de ensino são baseados em uma perspectiva pedagógica e são fornecidas várias sugestões de intervenção e de avaliação junto à população em questão, aplicáveis a diferentes finalidades (formativa, recreativa, terapêutica e competitiva) e a distintos contextos relacionados à Educação Física (educacional, de lazer, reabilitação e de rendimento). Vários dos tópicos desenvolvidos são resultantes das experiências de internacionalização e de intercâmbio com parceiros nacionais e estrangeiros.
“Muitas das propostas reunidas neste livro são fruto de experiências inéditas e ainda pouco difundidas, sobretudo no campo da Educação Física escolar. Espera-se que essa obra possa fornecer subsídios para que estudantes e profissionais tornem suas práticas mais acessíveis a pessoas com deficiências e com transtornos globais de desenvolvimento” afirma a especialista.
Escritora do livro, Mey de Abreu van Munster, lançado pela editora Manole – Divulgação Manole
O diferencial do livro é que todos os capítulos são baseados em evidências científicas, resultantes de pesquisas aplicadas a situações de vida real e desenvolvidas por mestres e doutores vinculados ao Programa de Pós-Graduação em Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos. Não apenas os autores e colaboradores da obra, uma equipe altamente qualificada, são provenientes de um programa de excelência e tradição acadêmica, como suas contribuições são derivadas de experimentos que foram atestados cientificamente, e cuidadosamente discutidos no âmbito do Núcleo de Estudos em Atividade Física Adaptada, vinculado ao diretório de Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).