Aucas vira para cima do Flamengo e atuais campeões da América estreiam com derrota

Em casa, equatorianos surpreenderam o Fla e conquistaram a vitória no seu primeiro jogo da história na Libertadores

Matheus França abriu o placar e colocou o Flamengo na frente. Depois de 45 minutos de controle dos brasileiros, o Aucas voltou ligado para o segundo tempo e se aproveitou da altitude e dos vacilos Rubro-Negros para virar a partida.

Com isso, em sua primeira partida na história na Copa Libertadores, o Aucas venceu nada mais nada menos que os atuais campeões da América.

Escalações

César Farías escalou seu time no esquema de 4-3-3 com Hernán Galíndez no gol.

Na defesa, Cuero e Perzala atuaram pelas laterais esquerda e direita, respectivamente, enquanto Cangá e David formaram a dupla de zagueiros.

Caicedo, Quiñónez e Vega foram os escolhidos para começar no setor de meio campo com Castillo, Cifuente e Otero fechando a escalação no ataque.

Image
Escalação do Aucas. Foto – SD Aucas/Twitter

 

Para enfrentar os equatorianos na altitude, possivelmente pensando no jogo decisivo contra o Fluminense no domingo, Vítor Pereira promoveu muitas mudanças no lado Rubro-Negro. Mas o esquema com três zagueiros se manteve o mesmo.

Em outras palavras, com Santos sendo mantido no gol, a linha defensiva do Flamengo foi escalada com Pablo, Rodrigo Caio e Filipe Luis. Enquanto com Wesley e Marinho atuaram pelas alas direita e esquerda respectivamente.

No meio campo, a opção foi por Victor Hugo, Arturo Vital e Everton Ribeiro. Fechando o XI inicial, no ataque, a opção foi por Matheus França e Gabriel mais avançados.

Image
Escalação Rubro-Negra. Foto – Flamengo/Twitter

Primeiro tempo

Os cinco minutos iniciais foram de amplo domínio do Flamengo na posse de bola. Na altitude, o Fla buscou trabalhar favorecendo os passes curtos e evitando um jogo de aposta em escapadas em velocidade – apesar delas não serem deixadas de lado.

Por outro lado, o Aucas fazia o oposto. Quando tinha a posse conseguia trabalhar a bola, contudo, quando viam a oportunidade buscavam uma bola esticada na tentativa de bater a defesa Rubro-Negra na velocidade. Além disso, os equatorianos pressionaram bastante na saída de bola dos adversários.

Logo aos oito minutos, a marcação pressão se mostrou efetiva. Pressionado, Pablo errou um passe no terço defensivo e deu uma grande oportunidade ao Aucas. Por sorte, a finalização de Cifuente foi ruim e, na sequência, Santos afastou o perigo.

Pouco depois, Pablo cometeu uma falta perigosa pela direita da pequena área. Mesmo com o ângulo mais fechado, Otero pegou bem e mandou a bola no ângulo, mas parou no travessão.

Nos minutos seguintes, as equipes seguiram seus planos de jogo, mas tendo dificuldades em criar chances objetivas. Controlando a posse, o Flamengo tinha o jogo nas mãos e, finalmente, aos 22 conseguiu sua melhor chance até o momento.

Após jogada bem trabalhada, Everton Ribeiro deixou com categoria para Gabriel finalizar. Um pouco desequilibrado, o camisa 10 do Flamengo finalizou sem problemas para a defesa de Galíndez.

Em escapada rápida, aos 24, Perlaza passou para Quiñónez que bateu forte para a boa defesa de Santos.

Apenas aos 33 minutos uma nova chance: percebendo Galíndez adiantado, Marinho limpou e tentou mandar seu “mini-míssil”. No entanto, a bola subiu demais e não levou muito perigo.

Enfim, o Rubro-Negro abriu o placar aos 39. Matheus França recebeu na intermediária, se livrou da marcação de vários adversários e finalizou com o bico da chuteira para marcar o primeiro gol do Fla na atual edição da Libertadores.

Os minutos finais da etapa inicial não viram muita ação. Assim, após dois minutos de acréscimos, o árbitro apitou o fim do primeiro tempo com a vitória parcial do Fla por 1 a 0.

Segundo tempo

Castillo marcou o primeiro gol da história do Aucas na Libertadores. Foto – Rodrigo Buendía

 

Para a etapa complementar, os times voltaram sem alterações. Contudo, atrás no placar, o Aucas voltou do intervalo acelerado criando boas chances nos primeiros minutos.

A primeira delas foi logo aos dois minutos com Cinfuente que ia receber em boa posição, mas Pablo deu carrinho providencial para afastar o perigo.

Aos seis, foi a vez de Ciefuente fazer o passe. Otero recebeu do companheiro mas bateu mal e perdeu uma grande chance. Aos oito minutos, o Aucas teve duas boas chances em sequência.

Mais uma vez, Cifuente apareceu para finalizar. Porém, Santos fez boa defesa, mesmo cedendo o escanteio. Na cobrança no meio da área, Quiñónez cabeceou para mais uma grande defesa de Santos.

Finalmente, aos 12 minutos a pressão do Aucas deu resultado. Castillo recebeu de Otero e acertou um belo chute da entrada da pequena área. O empate dos equatorianos também foi o primeiro gol do clube na história da Libertadores.

Vitor Pereira não demorou muito para mudar o time: Wesley, Vidal e Marinho saíram para as entraras de Varela, Gerson e Ayrton Lucas.

Pouco depois, César Farias também alterou o seu time: Cifuente saiu para a entrada de Ordoñez.

O Fla seguiu morto e o Aucas virou a partida aos 21 minutos. Castillo adiantou a bola e passou com facilidade pela perdida defesa Rubro-Negra. O camisa 31 só precisou tirar de Santos.

Contudo, o VAR recomendou a revisão por falta em Varela no início da jogada. Por isso, o gol foi anulado e seguiu tudo igual em Quito.

Entrando nos 10 minutos finais do jogo, o domínimo do Aucas era maior. Carcelen e Mina entraram nos lugares de Vega e Caicedo oxigenando o meio campo dos equatorianos e dando ainda mais força ao setor.

Do lado Rubro-Negro, Pedro entrou no lugar de Everton Ribeiro e Matheus França deu lugar a Everton Cebolinha. César Farías tambén fez mais duas mudanças: Cano e Rezabala substituíram Perlaza e o autor do gol Castillo.

Aos 40 minutos, o Aucas conseguiu a merecida virada. Santou saiu na tentativa de fechar o ângulo, mas Ordoñéz não teve problemas para encobrir o goleiro brasileiro.

Então, foi a vez do Rubro-Negro se lançar ao ataque buscando reverter a desvantagem. Galindez salvou uma bela cabeçada de Gabriel. Na sequência, Gerson finalizou da entrada da área

Próximos compromissos

Assim como o Flamengo, o Aucas entra em campo no domingo (9). O Fla enfrenta o Fluminense no Maracanã pelo segundo jogo da decisão do Campeonato Carioca. A partida está marcada para às 18h (horário de Brasília).

O Aucas, por sua vez, entra em campo às 20h (horário de Brasília) para enfrentar o Emelec no Estádio Chillogallo.

você pode gostar também