Fortaleza arranca empate no fim e conquista Campeonato Cearense de 2023

Tricolor consegue resultado suficiente pra conquistar o quinto título estadual consecutivo

O Fortaleza Esporte Clube é campeão cearense de 2023. Depois de mais uma partida eletrizante contra o Ceará, o Leão empatou por 2×2 contra o maior rival, neste sábado, 08, e garantiu o quinto título seguido do Campeonato Cearense, o 46º título estadual de sua história. Com a vitória na partida de ida, por 2×1, o Fortaleza bateu o Ceará por 4×3 no agregado e ficou com a taça.

 

Escalações

Gustavo Morínigo escalou o Ceará com três mudanças, uma forçada, mas no mesmo esquema. Num 4-3-3, abusando da velocidade de Erick e Janderson, a entrada de Chay no lugar de Guilherme Castilho deveria dar mais técnica ao meio de campo. Na zaga, o paraguaio apostou na experiência de Luiz Otávio e deixou David Ricardo no banco. Caíque era a entrada natural com a suspensão de Richardson.

 

O Fortaleza tem muito mais opções e Vojvoda abusou delas. Com Lucero mais fixo, Moisés como válvula de escape e Pochettino e Thiago Galhardo mais recuado pra criar, a ideia de Vojvoda era ter mais a bola e evitar sustos no início do jogo, como aconteceu em três dos outros quatro Clássicos-Rei do ano. Britez ganhou a vaga de Benevenuto na zaga e Lucas Sasha entrou no lugar de Hércules, pra dar mais força ao meio campo.

 

Primeiro tempo

Vovô abriu 2×0, mas não conseguiu segurar a vantagem. Foto: Felipe Santos

 

O Ceará maltratou o Fortaleza nos primeiros jogos entre os dois neste ano marcando nos inícios dos jogos. No confronto decisivo, não foi diferente. Erick recebeu dentro da área aos oito minutos e bateu colocado no ângulo de Fernando Miguel. O jogo seguiu equilibrado até o Ceará aproveitar duas falhas Tricolores aos 34 minutos. Tinga errou no meio de campo e, desatento, viu Janderson tomar a bola e partir em velocidade. O atacante Alvinegro arriscou de longe e contou com uma falha bisonha de Fernando Miguel pra ampliar o placar.

A falha de Fernando Miguel incentivou os jogadores do Ceará a finalizarem de longe e Caíque Gonçalves quase fez o terceiro aos 36. O volante roubou a bola e não pensou duas vezes, mas o chute da intermediária passou à direita do gol do Fortaleza. Caíque ainda foi protagonista do último lance importante na primeira etapa, mas pro lado negativo. Moisés entrou na área, cortou pra perna direita e foi derrubado por Caíque. Lucero bateu bem pra deixar tudo empatado no agregado.

 

Segundo tempo

Gol no fim do primeiro tempo botou o Leão na disputa. Foto: Kid Junior

 

Com o empate na decisão, a etapa final começou prudente dos dois lados. Chay teve um chute de longe aos 13 minutos, mas sem perigo, e o Fortaleza só chegou aos 21, quando Moisés recebeu ótimo passe de Calebe, mas finalizou fraco pra defesa de Richard. Aos 31, Erick recebeu bom passe de Jean Carlos e bateu forte da entrada da área pra forçar uma boa defesa de Fernando Miguel.

Aos 41, o Fortaleza trabalhou bem a jogada, foi de um lado ao outro do campo e Tinga rolou pra trás pra Calebe virar herói. A contratação mais cara da história do Fortaleza recebeu, girou e fuzilou de esquerda pra empatar a partida e virar no agregado. Luvannor ainda deu tempo de Fernando Miguel se recuperar da falha do primeiro tempo. O atacante bateu forte da entrada da área aos 51 e forçou um milagre do goleiro Tricolor. Taça pro Pici.

 

Análise

O Ceará merecia melhor sorte. Em cinco clássicos no ano, só perdeu um, mas foi exatamente o que lhe custou o título estadual. O trabalho de Morínigo segue evoluindo e complicar a vida de um time mais estruturado como o de Vojvoda não vale taça, mas mostra que o Alvinegro tá indo no caminho certo. O Fortaleza coroa todo o trabalho dentro e fora de campo com o quinto título estadual de forma consecutiva, passando a clara mensagem de que o estado, neste momento, tem um dono.

Erick e Janderson foram os jogadores mais perigosos do Ceará e a velocidade dos dois pontas transformou a vida de Tinga e Bruno Pacheco num inferno. Caíque Gonçalves, apesar do pênalti, deve ser mantido como titular. Chay desperdiçou a chance que teve e, se Morínigo não confia mais em Castilho, Jean Carlos deve ganhar mais oportunidades.

Caio Alexandre foi, mais uma vez, dono do meio campo Tricolor. O jogador encaixou muito bem no sistema de Vojvoda e é um dos poucos titulares absolutos da equipe. Pochettino e Galhardo não foram bem no tempo em que estiveram em campo e o setor defensivo precisa de ajustes. Benevenuto deve recuperar a titularidade. Fernando Miguel se salvou no fim, mas a falha vai pesar nas decisões de Vojvoda, que já mostrou que não tem muita paciência com goleiros. Calebe e Lucero, autores dos gols, ratificam, jogo após jogo, o acerto em suas contratações.

 

Próximos compromissos

O Ceará estreia na Série B do Campeonato Brasileiro contra o Ituano-SP, na próxima sexta, 14, em Itu. O Fortaleza entra em campo contra o Águia de Marabá-PA na terça, 11, pela terceira fase da Copa do Brasil, no Castelão.

 

você pode gostar também