Neste sábado, o Chelsea recebe o Brighton em Stamford Bridge com os dois times buscando retomar o caminho das vitórias na Premier League.
Apesar de ambos os times saírem derrotados de suas partidas na última rodada do campeonato inglês, o momento de cada um é contrastante. Enquanto os Blues venceram apenas quatro dos últimos 21 jogos que disputaram, os Seagulls foram derrotados apenas quatro vezes em suas últimas 18 partidas.
Chelsea
Pela primeira vez em três décadas, o Chelsea fica sem marcar em quatro partidas consecutivas, incluindo a derrota por 2 a 0 para o Real Madrid pela Liga dos Campeões no meio da semana.
A chegada de Frank Lampard pouco alterou o panorama do time até agora, sobretudo porque os problemas vão muito além de quem assume o comando do time. Ainda assim, Lampard tem oito jogos de Premier League pela frente para buscar um fim positivo de uma temporada a se esquecer dos Blues.
Na entrevista coletiva nesta sexta-feira, o treinador interino do Chelsea indicou que vai dar oportunidades aos jogadores que não participaram das últimas duas partidas, sobretudo por ser um jogo em que o time “absolutamente precisa de frescor e energia”.
Por isso, a expectativa é que haja algumas mudanças no XI inicial para o confronto com o Brighton, com Lampard tendo duas ausências confirmadas: Armando Broja, que segue de fora até o fim da temporada, e Kalidou Koulibaly, que contraiu uma lesão muscular contra o Real Madrid.
Logo, o Chelsea deve entrar em campo com:
Mendy; James, W. Fofana, Badiashile e Chilwell; Loftus-Cheek, Fernandez e Mount; Madueke, Aubameyang e Mudryk.
Brighton
Pela segunda rodada consecutiva jogando em Londres, o time de Roberto De Zerbi espera conseguir um resultado melhor – sem ser prejudicado por erros de decisão da arbitragem como na partida conta o Tottenham na última rodada.
A derrota por 2 a 1 para os Spurs deu fim a uma sequência de invencibilidade de sete jogos do Brighton no Campeonato Inglês, sendo apenas a segunda derrota nos últimos 12 jogos – as duas sendo para times londrinos, inclusive.
Sendo assim, os Seagulls vão a Stamford Bridge em busca da sua primeira vitória no estádio em jogos da Premier League, tendo um resultado recente para se inspirar: a vitória por 4 a 1 no primeiro turno.
De Zerbi terá algumas problemas, mas, nas palavras dele: “não problemas importantes”. São três ausências confirmadas por lesão: Adam Lallana, Jeremy Sarmiento e Jakub Molder. Por sua vez, Levi Colwill também não estará disponível para a partida por ser um jogador do Chelsea.
Além disso, existe uma dúvida na lateral direita, já que Tariq Lamptey, formado nas categorias de base dos Blues e que estreou no profissional no primeiro período de Lampard como treinador do clube londrino, ainda é dúvida para a partida.
Portanto, o Brighton deve começar a partida com:
Steele; Veltman (Lamptey), Webster, Dunk e Estupiñan; Caicedo e Gross; March, Mac Allister e Mitoma; Ferguson.
Retrospecto Chelsea x Brighton
No último jogo entre as equipes, em outubro de 2022, o Brighton conseguiu sua primeira vitória sobre o Chelsea em sua história.
Até aqui, portanto, são 11 embates entre as equipes com seis vitórias do Chelsea e quatro empates somados à vitória dos Seagulls no primeiro turno. Em termos de gols, a vantagem também é expressiva para o lado dos Blues que marcaram 20 tentos em comparação aos nove marcados pelo Brighton – sendo quatro desses nove gols marcados na vitória na 14ª rodada da atual edição da Premier League.
Onde assistir Chelsea x Brighton
A partida terá transmissão exclusiva do Star+ (serviço de streaming).
Ficha técnica
Jogo: Chelsea x Brighton
Data: 15 de abril de 2023
Competição: Premeir League – 31ª rodada
Local: Stamford Bridge – Londres, Inglaterra
Horário: 11h (horário de Brasília)
Árbitro: Robert Jones