O Ceará começou a Série B do Campeonato Brasileiro decepcionando. No primeiro desafio Alvinegro na segundona, em Itu, nesta sexta-feira, 14, o time de Gustavo Morínigo foi derrotado pelo Ituano por 2×0. Com a maior parte da rodada ainda por acontecer, o Ceará pode terminar o fim de semana na zona de rebaixamento.
Escalações
Sem Erick, Gustavo Morínigo apostou em Hygor como opção mais física na ponta de direita. O paraguaio ainda promoveu a volta de Danilo Barcelos à lateral esquerda, bancando Willian Formiga. No 4-2-3-1 característico do time, o Ceará queria ter solidez defensiva e velocidade no ataque.
O Ituano de Gilmar Dal Pozzo jogou num 4-4-2 sem muita complexidade, dando a bola pro Ceará e tentando explorar a bola longa na direção de Quirino e a profundidade de Paulo Victor.
Primeiro tempo
O jogo demorou a apresentar alguma coisa relevante. Muito travado no meio campo, com muitas faltas dos dois lados, a primeira boa chance foi num voleio de Janderson, que passou perto da trave de Deivity, aos 21 minutos. O Ceará chegou outra vez aos 32, quando Chay encontrou Hygor dentro da área, que bateu travado pela zaga.
O atacante do Ceará ainda seria o protagonista do primeiro tempo, mas do lado negativo. Aos 38 minutos, Richardson cometeu falta perto da área e, na cobrança fechada, Hygor desviou contra o próprio gol. O Ceará não conseguiu criar mais nada antes do intervalo.
Segundo tempo
O Ceará voltou pro segundo tempo com mais atitude, mas seguiu tendo muitos problemas pra furar o bloqueio do time paulista. Morínigo mexeu no time e Guilherme Castilho teve a primeira boa oportunidade Alvinegra aos 16 minutos, mas o chute de fora da área saiu ao lado da trave direita de Deivity. Erick Pulga, aos 33, e Jean Carlos, aos 34, tentaram novamente de longe, mas o goleiro do Ituano fez duas boas defesas.
Erick Pulga teve outra oportunidade pra empatar aos 42, mas depois do desvio de Luvannor, o ponta cabeceou dividindo com o zagueiro e a bola foi em cima de Deivity. A primeira finalização do Ituano no segundo tempo só saiu aos 44 minutos, quando Bruno Xavier chutou fraco de longe pra defesa fácil de Richard. Aos 51, Bruno Xavier apareceu mais uma vez, puxou contra-ataque sozinho, driblou Richardson e bateu no canto pra matar a partida.
Análise
A semana inteira de treinos parece não ter tido resultado. O Ceará fez uma partida muito abaixo da crítica e, mesmo tendo muito mais posse de bola no segundo tempo, não conseguiu criar nada além de chutes de longa distância. Morínigo errou na escalação, mudando o padrão de ataque que time se adaptou muito bem, com dois jogadores leves e de velocidade.
Hygor não deu nenhuma prova ainda do motivo de sua contratação e, além de errar muito no ataque, fez o gol contra. Erick Pulga deveria ter começado como titular. Chay não correspondeu mais uma vez como o homem de ligação e Janderson fez um jogo apagado. Luiz Otávio tem muita importância como um ídolo e líder do elenco, mas David Ricardo é o melhor defensor do time na temporada e não faz sentido ser reserva. A primeira impressão do Ceará na Série B deixou claras amostras que o elenco precisa de reforços e que o trabalho na temporada vai ser árduo.
Próximos compromissos
O Ceará muda a chave e enfrenta o Sport na partida de ida da final da Copa do Nordeste, na quarta-feira, 19. O Ituano vai ter a semana inteira pra se preparar pro jogo da segunda rodada da Série B, contra o Tombense-MG, fora de casa, no sábado, 22.