Na manhã desta terça-feira (18), o Coritiba anunciou a demissão do treinador António Oliveira. O clube será comandado interinamente pelo auxiliar técnico Leomir de Souza, enquanto a diretoria procura um novo profissional.
António Oliveira deixa o comando do Coritiba
O Conselho Administrativo do Coritiba Foot Ball Club informa que António Oliveira não é mais o treinador do clube. Assume interinamente a função o auxiliar técnico Leomir de Souza, até a contratação de um novo profissional. pic.twitter.com/Rw8Brk3ClV— Coritiba (@Coritiba) April 18, 2023
O português de 40 anos estava no Coxa desde janeiro. Chegou com a promessa de um bom futebol, mas nunca conseguiu a tão sonhada estabilidade no comando da equipe. A eliminação precoce nas quartas de final do Campeonato Paranaense, para o Cascavel, já foi o “fio da meada” para grande parte da torcida.
No entanto, Oliveira seguiu no cargo, agora de olho na Copa do Brasil. Classificou seu time de forma dramática na segunda fase, após empate por 1 a 1 contra o Criciúma no tempo normal, e vitória nos pênaltis (6 a 5). O próximo adversário foi o Sport. O duelo da terceira fase será resolvido por ida e volta, mas os clubes já abriram o confronto, no início da semana passada. O Coritiba recebeu os pernambucanos no Couto Pereira, e empatou por 3 a 3.
O resultado foi visto com frustração pela torcida, e António Oliveira recebeu uma última oportunidade: estrear bem no Campeonato Brasileiro, mesmo que o adversário fosse o Flamengo, no Maracanã. Não deu outra. Vitória por 3 a 0 dos cariocas, no jogo que decretou a queda do português.
Números não foram tão ruins
Apesar da falta de consistência, Toni Oliveira não teve números tão ruins. Esteve à frente do Coritiba em 17 partidas. Ganhou 8, empatou 6 e perdeu apenas 3.
Português “à brasileira”
Nascido em Lisboa e antigo auxiliar técnico de Jesualdo Ferreira no Santos, António Oliveira fechou sua terceira experiência como treinador no Brasil. Esteve à frente também do Athletico, em 2021, e do Cuiabá, no ano passado.