Liverpool vence jogo maluco e ainda sonha com Champions League

Reds sofrem empate duas vezes no segundo tempo, mas Salah garante vitória

O Liverpool promoveu um grande teste pra cardíaco em Anfield Road neste sábado, 22. Os Reds venceram o Nottingham Forest por 3×2 em um jogo movimentadíssimo no segundo tempo, em partida válida pela 32ª rodada da Premier League. Todos os gols saíram num intervalo de 25 minutos na segunda etapa. O resultado deixou o time de Jurgen Klopp na sétima posição, com 50 pontos. O Nottingham segue na zona de rebaixamento, com 27 pontos, na vice-lanterna.

Escalações

O Liverpool repetiu a escalação e a disposição tática do jogo contra o Leeds. Van Dijk, Konaté e Robertson começavam a saída de bola numa linha de três, Arnold e Fabinho se posicionavam no meio de campo e Jones e Henderson se juntavam aos três atacantes numa espécie de 3-2-5. Defensivamente, o time marcava no 4-5-1, com Jota e Salah cobrindo as laterais, mas pelo estilo de jogo dos visitantes, foi uma situação rara durante os 90 minutos.

 

Steve Cooper viu bem o jogo do Liverpool contra o Leeds e escalou um time espelhando a saída de bola vermelha. A linha de cinco atrás, marcava quase de forma individual. Mangala e Freuler cobriam o meio de campo e Danilo e Gibbs-White marcavam individualmente Arnold e Fabinho, respectivamente, atrapalhando a saída de bola do Liverpool. No lado ofensivo, a aposta era em saídas velozes no contra-ataque, quase sempre com Awoniyi.

Primeiro tempo

Em outra partida de ataque contra defesa, o Liverpool encontrou muitas dificuldades pra furar a defesa do Nottingham Forest. A primeira boa chance do time de Anfield foi com Konaté. Aos nove minutos, o zagueiro desviou o cruzamento de Robertson, mas a bola passou ao lado do gol de Navas. Os Reds só chegaram de novo aos 26, em outra cobrança de falta. Arnold cruzou na cabeça de Van Dijk, que obrigou grande defesa de Navas. Aos 29, Gakpo completou escanteio e superou Navas, mas a zaga tirou em cima da linha.

 

Primeiro tempo foi de domínio vermelho, mas sem grandes chances. Foto: Twitter Nottingham Forest FC

 

O Liverpool seguiu ameaçando na bolas paradas e, aos 38 minutos, Jota teve a chance mais clara. Arnold cobrou falta da direita, o atacante português se posicionou bem, mas a cabeçada saiu raspando a trave de Navas. Mesmo chegando a 85% de posse de bola, o Liverpool passou em branco na primeira etapa.

Segundo tempo

Não demorou pra pressão virar gol. Com um minuto, em outra bola parada, Fabinho desviou em direção ao gol e Jota cabeceou firme pra abrir o placar pro Liverpool. O Nottingham precisou sair mais pro ataque e assustou aos três minutos. Gibbs-White bateu forte da entrada da área e Alisson espalmou. O empate saiu aos cinco minutos. A defesa do Liverpool deu espaço, Gibbs-White deu bom passe pra Williams, que contou com desvio em Robertson pra superar Alisson. Lei do ex em Anfield.

Jota foi ao resgate logo na sequência. Robertson bateu falta no lado esquerdo, aos nove minutos, Jota matou no peito e bateu com categoria no canto de Navas pra desempatar. O terceiro do português só não saiu ao 19 porque Navas fez linda defesa na tentativa de cabeça do atacante, depois de um ótimo lançamento de Konaté. O Liverpool não ampliou e o Nottingham empatou o jogo novamente, aos 22. Niakhaté cobrou lateral na área, a zaga dos Reds afastou mal e Gibss-White acertou um belo voleio pra marcar o segundo dos visitantes.

Salah marcou o gol da vitória do Liverpool em Anfield. Foto: Getty Images

 

Sem se abalar com o empate, o Liverpool voltou à frente do placar dois minutos depois. Arnold bateu falta pra dentro da área e Salah finalizou muito bem pra desempatar. A bola ainda tocou na trave antes de balançar a rede. Awoniyi quase marcou um gol de placar aos 27. Outro lateral longo dentro da área e a bola ficou solta pro centroavante do Forest tentar uma bicicleta, que passou por cima da meta de Alisson.

Aos 33 os visitantes assustaram novamente. Em mais um lateral de Niakhaté, a bola sobrou pra Johnson encobrir Alisson. Pra azar do mais do Forest, a bola pegou no travessão. Nuñez teve a chance de matar o jogo a favor do Liverpool aos 43, mas cabeceou mal, pra fora, depois do cruzamento de Arnold. O Nottingham ainda ameaçou em bolas jogadas na área do Liverpool, mas não converteu em finalizações perigosas.

Análise

A vitória foi muito importante, mas escancarou os problemas do Liverpool. O segundo tempo maluco mostrou como o time não consegue controlar o jogo com a vantagem, tem muitas falhas no sistema defensivo e o ataque foi praticamente dependente das bolas paradas. Os três gols do Liverpool saíram dessa forma e um time com tanto talento no ataque, precisa ter mais mecanismos pra chegar ao gol adversário. Tudo passa pelo meio de campo, tanto a falta de proteção à zaga, quanto a falta de ideias no ataque.

Jota foi o destaque do jogo, voltando a marcar dois gols em jogos seguidos. Salah marcou mais um, mesmo com a partida discreta. A zaga teve momentos bem ruins, principalmente nos laterais do Forest. Todas as cobranças perto da área tiraram a paz do torcedor.

Próximos compromissos

O Liverpool enfrenta o West Ham, pela 33ª rodada do Campeonato Inglês, fora de casa, na quarta-feira, 26. O Nottingham continua a luta pra fugir do rebaixamento em casa, contra o Brighton, também no dia 26.

você pode gostar também