O Ceará enfrentou o Guarani na noite deste sábado, 22, pela segunda rodada da Série B do Brasileirão e foi derrotado de forma emblemática. O Bugre venceu sem problemas por 3×0 e segue na liderança da Série B, com seis pontos. O Vovô segue com muito problemas no início da segundona e é o lanterna da competição, sem pontuar. Foi a primeira derrota do Ceará como mandante contra o Guarani desde 1974.
Escalações
Gustavo Morínigo poupou alguns titulares por conta do desgaste, mas não mudou a formação do time. David Ricardo, Erick Pulga e Álvaro assumiram as posições de Luiz Otávio, Janderson e Vitor Gabriel. O 4-2-3-1 mudava pro 4-4-2 na fase defensiva, tendo Erick e Erick Pulga marcando nas pontas da segunda linha. Álvaro e Guilherme Castilho eram os responsáveis por marcar a saída de bola do Guarani.
Espelhando o time do Ceará, Bruno Pivetti entrou com uma formação igual ao do time da casa. Bruninho e Isaque marcavam nas pontas da segunda linha do 4-4-2, com Régis tendo mais liberdade no meio de campo. No ataque, os pontas bugrinos aceleravam e Régis se aproximava de Bruno Mendes, que se movimentou bastante.
Primeiro tempo
O Ceará deu impressão que ia começar o jogo contra o Guarani em alta rotação. Com um minuto, Erick Pulga fez boa jogada pela esquerda e cruzou. A bola passou pela área e chegou em Erick, que bateu colocado, mas pra fora. O Guarani respondeu aos 10 minutos abrindo o placar. Bruno Mendes recebeu às costas de David Ricardo e bateu forte. Richard deu rebote e Isaque apareceu sozinho pra fazer o gol do Bugre.
Aos 12 minutos, Willian Formiga arriscou de longe e passou perto depois da sobra da defesa, mas Tony apenas acompanhou a saída da bola. Bruno Mendes teve outra chance aos 24 e não desperdiçou. O centroavante do Guarani foi mais esperto que David Ricardo e, na cara de Richard, ampliou o placar. Erick Pulga teve uma boa chance aos 40, mas, depois de ganhar na corrida do zagueiro, acabou isolando a bola.
Segundo tempo
O segundo tempo começou com susto pro Ceará. Aos quatro minutos, Bruno Mendes desviou de cabeça o cruzamento que veio da esquerda e Bruninho não conseguiu alcançar a bola, que passou perto da trave esquerda de Richard. A primeira chance do Ceará foi em bola parada. Erick bateu escanteio aos oito e Luvannor subiu sozinho, mas cabeceou pra fora. O Vovô teve outra boa chance aos 25, mas Luvannor se atrapalhou e não conseguiu finalizar depois de Nicolas o encontrar na pequena área.
O Guarani esteve perto de ampliar aos 27 minutos. Em contra-ataque puxado por Régis, João Victor recebeu o passe do meio-campista, driblou David Ricardo e bateu forte pra defesa de Richard. Aos 30 minutos, Janderson fez boa jogada pela esquerda e obrigou ótima defesa de Tony. No rebote, Luvannor finalizou em cima do goleiro do Guarani. Nicolas pegou a sobra e marcou, mas estava impedido.
Tiago Pagnussat foi expulso aos 44 minutos após acertar Derek com o cotovelo e o jogo ficou ainda mais a favor do Guarani, que quase ampliou pouco depois. Isaque passou perto de fazer seu segundo gol na partida aos 47, mas o meia acabou tirando mais do que deveria de Richard e bateu pra fora. O terceiro só saiu aos 50 minutos. Derek recebeu com liberdade, avançou e encheu o pé, sem chances pra Richard.
Análise
Partida do Ceará é pra refletir bastante. O Alvinegro teve problemas desde o início do jogo e fica em uma posição bem desconfortável na Série B. O principal objetivo do ano é conseguir o acesso e, depois de apenas duas rodadas, o Ceará já pode ficar a seis pontos do G4 depois do encerramento da rodada. A partida do Ceará foi coletivamente muito ruim, mas a dupla de zaga defesa foi muito mal. David Ricardo falhou nos dois primeiros gols e Pagnussat foi expulso num lance infantil. No ataque, o time finalizou bastante, mas poucas chances foram realmente claras. O Ceará não fez gol na Série B.
Próximos compromissos
O Ceará tem um confronto nordestino na próxima rodada e enfrenta o ABC-RN, em Natal, no domingo, 30. O Guarani vai receber o Ituano, na sexta-feira, 28.