O Barcelona venceu o Atlético de Madrid, no Camp Nou, por 1 a 0 neste domingo. Com gol de Ferran Torres no fim do primeiro tempo, o time catalão voltou a vencer no Campeonato Espanhol depois de dois empates. O Barça segue líder, agora com 76 pontos, 11 na frente do vice-líder Real Madrid.
No dia de São Jorge, Padroeiro da Catalunha, Diego Simeone manteve o tabu histórico de nunca vencer no Camp Nou como técnico. Em 16 jogos no comando do Atlético de Madrid contra o Barcelona nesse estádio, foram sete empates e nove derrotas.
Primeiro tempo
O jogo começou movimentado. Aos 44 segundos, Griezmann mandou um chute no travessão depois de uma roubada de bola de Lemar em cima de Busquets. Aos 9, Raphinha fez ótima jogada pela ponta direita, se livrando de dois marcadores, mas não conseguiu seguir com a bola. Apesar da primeira chance do Atlético, os dois times não levaram tanto perigo nos primeiros 10 minutos. Como de costume nas últimas partidas, a torcida do Barça cantou o nome de Messi no minuto 10.
O time catalão apresentava dificuldades para atacar, já que o Atlético de Madrid fechava muito os espaços e pressionava bem. Aos 16, Lewandowski abriu a jogada com uma bela jogada individual, mas deixou de chutar e perdeu uma grande oportunidade. O Atleti continuou melhor na partida. Dois minutos depois, Ángel Correa chutou pela esquerda, mas Ter Stegen conseguiu defender com tranquilidade.
O Barça começou a melhorar na partida mas ainda sem levar perigo. Aos 23, Ferrán Torres escapou pela esquerda, mas Oblak afastou o cruzamento que vinha na direção de Raphinha. O Atlético de Madrid tentou responder com Molina, que roubou a bola de Marcos Alonso e disparou pela ponta direita, mas o espanhol fez falta no argentino e levou cartão amarelo.
Aos 32 minutos, Frenkie de Jong ganhou uma disputa com De Paul dentro da área do Atleti e mesmo caído conseguiu chutar em direção ao gol, mas a bola subiu demais. Na sequência, o time colchonero quase abriu o placar com Griezmann, mas Ter Stegen fez grande defesa para assegurar o 0 a 0.
Aos 43, finalmente o ataque do Barcelona funcionou. Ferran Torres abriu o placar depois de um ótimo passe de Raphinha. E o jogo foi para o intervalo com a vantagem para o time da casa, mesmo com o Atleti melhor no primeiro tempo.
Segundo tempo
Logo no primeiro minuto, Lewandowski conseguiu a finalização, mas Oblak conseguiu defender com tranquilidade. Dois minutos depois, foi a vez de Ferran Torres arriscar com perigo para uma boa defesa do goleiro esloveno. O jogo ficou mais morno e apenas aos 55, Raphinha voltou a assustar Oblak, mas a bola saiu pela linha de fundo. Cinco minutos depois, o Barcelona teve a melhor notícia do fim de semana: Pedri voltou a jogar.
Aos 62, o Atlético de Madrid teve uma boa chance com De Paul, mas o argentino mandou para fora. O time colchonero começou a melhorar na partida, mas não conseguia oportunidades claras de gol. Simeone tentou modificar o time para buscar o empate, com Morata, Saúl e Barrios. Aos 69, um chute de canhota de Morata foi travado por Araújo.
Aos 71, Raphinha quase marcou o segundo, mas finalizou em cima de Oblak. Na sequência, Griezmann tentou uma finalização de letra e Ter Stegen fez ótima defesa para salvar o Barça. Já aos 75, Lewandowski desperdiçou a melhor chance do jogo, frente a frente com Oblak, enquanto Raphinha corria livre pela direita.
Aos 86, Carrasco fez boa jogada pela ponta esquerda, mas teve o chute bloqueado por Koundé e Araújo. Mesmo com quatro minutos de acréscimos, o Atlético de Madrid não conseguiu o empate. As duas últimas derrotas do time foram justamente para o Barça.
Melhor da partida
Raphinha foi eleito o MVP da partida. Apesar disso, Antoine Griezmann foi um dos melhores em campo, principalmente no primeiro tempo. O francês mostrou mais uma vez porque é o melhor jogador da LaLiga desde o Catar, jogando em um ritmo diferente dos outros.
Próximos compromissos
O Barcelona enfrenta o Rayo Vallecano na próxima quarta-feira (26), fora de casa. Já o Atlético de Madrid recebe o Mallorca, também na quarta-feira.