Fim de uma era: Messi não seguirá no Barcelona

 

A tarde desta quinta-feira (5) nos reservou um dos momentos mais históricos do futebol nos últimos anos. Em comunicado oficial, o Barcelona publicou em suas redes sociais que o atleta Lionel Messi não continuará na equipe.

Apesar do argentino já estar sem contrato desde o mês de junho, a notícia assustou o mundo do futebol por ter surgido de maneira muito rápida e quando tudo parecia ter se acertado entre o clube e o jogador.

Para entender melhor a saída de Messi, precisamos voltar um pouco no tempo. No final da temporada 19/20, após o desastroso 8 a 2 sofrido para o Bayern, o 10 da Catalunha afirmou que não tinha mais interesse em permanecer no Barcelona. Porém, com um ano de contrato restando e em uma situação atípica vivida no mundo devido ao coronavírus, o clube dificultou a saída de seu maior ídolo e o forçou a jogar até a data do fim de seu contrato.

Insatisfeito e contrariado, Messi partiu para o que tinha tudo para ser sua ‘Última Dança’ pelo Barça. No entanto, os acontecimentos ao decorrer da época europeia, foram cada vez mais distorcendo a ideia de Messi deixar o clube. O argentino viveu mais um ano de ótimo nível individualmente, viu seu clube trocar a direção para uma de seu agrado e recuperou um Barcelona totalmente desacreditado conquistando o título da Copa do Rey e brigando pelo título da LaLiga até o fim.

Todos esses fatores positivos e agradáveis a Messi, fizeram o público do futebol acreditar que, ao fim da temporada, ele renovaria mais uma vez com o Barcelona. E tudo se encaminhava para isso. 

O camisa 10, entretanto, avisou que, antes de tudo, teria como prioridade a Copa América. E, após o título e encerramento da competição, a renovação era esperada por acontecer a qualquer momento, visto que Messi vive um de seus momentos mais harmônicos pelo clube e seleção nos últimos anos. 

No entanto, no início desta quinta, muitos jornais espanhóis consagrados começaram a publicar que a renovação entre Messi e Barcelona havia se estendido demais e que parecia impossível de se concretizar devido a problemas econômicos envolvendo o clube e a LaLiga. E, da forma que foi noticiado, alguns minutos depois, o Barça publicou em suas redes sociais o desligamento do jogador emitindo a seguinte nota: 

“Apesar de terem chegado a um acordo entre o FC Barcelona e Leo Messi, com a clara intenção de assinar um novo contrato no dia de hoje, isso não se poderá ser formalizado devido pelos obstáculos econômicos e estruturais (regra de La Liga espanhola).

Diante desta situação, Lionel Messi não continuará vinculado ao FC Barcelona. As duas partes lamentam profundamente que no fim, não se possa cumprir os desejos tanto do jogador como do clube.

O Barcelona quer agradecer de todo o coração a aportação do jogador e o engrandecimento da instituição e o deseja o melhor em sua vida pessoal e profissional.”

Tais obstáculos econômicos e estruturais foram esclarecidos pelo jornalista Marcelo Bechler em seu Twitter. Segundo ele, o Barcelona não quis fazer parte do acordo de LaLiga com o fundo de investimentos, porque ficaria “preso” por 40 anos, a troco dos €270M recebidos agora. E, além disso, o acordo, caso fosse fechado com a Liga, impediria sonhos futuros do clube de participar/formar a Superliga Europeia

Dessa forma, o Barcelona optou por não entrar em acordo e como consequência, não conseguiria fechar as contas dentro do Fair Play para registrar Messi.

Portanto, no momento de mais calmaria entre as partes (Messi e Barcelona), os motivos econômicos acabaram falando mais alto e sendo mais importantes do que manter o maior craque de sua história. Um fim abrupto e melancólico que pegou todos de surpresa e que deixa a sensação de que o clube foi minando todas as chances que teve de renovação ao longo dos anos, até chegar neste momento crítico que parece não ter mais volta.

Agora novas perguntas inevitavelmente surgirão no mundo do futebol nos próximos dias: Para onde vai Messi? O que vai ser do Barcelona? Qual será o tamanho da perda da LaLiga? Todas ainda sem respostas, mas que com certeza agitarão o mundo das notícias nos próximos dias.

 

Siga nosso Twitter para ficar por dentro de todas as atualizações do caso Messi.

você pode gostar também